Automobilismo Fórmula Um - Ferrari bem melhor, ainda assim RBS/Renault com Vettel tem a primeira colocação no posicionamento de largada.

A tomada de tempo oficial da 13ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula Um, Grande Prêmio da Alemanha, em Hockenheim, não tinha um sol brilhante de 22º C, mas não chegou a ficar nublado. Se a possibilidade de chuva no final era uma dúvida, todos tinham uma certeza com a melhora da Ferrari, a escuderia italiana estava pronta para disputar os melhores lugares para a largada de amanhã as 9hs, horário de Brasília - DF, indiferente se com a RBS/Renault ou com as McLaren/Mercedes. Acho que até a direção da RBS, Red Bull, gostou da ascensão da Ferrari, evitando assim um confronto ainda maior entre seus pilotos com relacionamento abalado.

O bicampeão, o espanhol Fernando Alonso da Ferrari não deixou barato, cravou 1minuto 16 segundos e 430 milésimos e foi logo assegurando a pole seguido de perto pelo brasileiro Felipe Massa, logo atrás: os ingleses Jenson Button e Lewis Hamilton da McLaren/Mercedes, o polonês da Renault, Robert Kubica; Nico Hulkenberg, alemão da Williams/Cosworth, Sebastian Buemi, suiço da Toro Rosso/Ferrari; Michael Schumacher, alemão da Mercedes; Vitaly Ptrov, russo da Renault; Adrian Sutil, alemão da Force India/Mercedes e Nico Rosberg, alemão da Mercedes; mas a qualificação que classifica 14 para o chamado Q2, portanto, elimina 07 pilotos, foi prejudicada pelo acidente com o italiano Vitantonio Liuzzi da Force India/Mercedes, ao contornar a curva que antecede a curva dos boxes, escorregou na zebra, projetando as rodas traseiras para o alto, bateu com o assoalho e projetou seu fórmula no muro de proteção da reta dos boxes, ainda restando 14' e 30s/s para o encerramento dos 20', sem maiores consequências ao piloto que saiu do posto médico andando normalmente. Por sorte uma das rodas não atingiu ao carro do brasileiro Lucas Tucci di Grassi, uma Virgin/Cosworth que já apresentava problemas no câmbio para engatar marchas, o que levou o brasileiro a não registrar voltas, recolhendo o carro. No final, Lucas ficou a frente de seu companheiro de equipe que foi obrigado a trocar o câmbio de seu carro e sofreu punição de perda de posições, não tinha tantas a perder, o alemão Timo Glock. Até então, somente 12 pilotos haviam cronometrado seus tempos.

Depois da paralisação, Lewis Hamilton se assanhou pela pole, Sebastian Vettel, alemão da RBR/Renault era o 2º e Rubens Barrichello apareceu na 9ª colocação. Na metade dos 20' de duração de cada classificatória, Vettel era o primeiro, na sequência Hamilton, Button, Alonso e Massa que reagiram cravando as melhores voltas respectivamente, já com Mark Alan Webber da RBS/Renault como a 4ª melhor colocação. Webber supera a melhor volta de Massa e ambos são deixados para trás por Aonso.

2ª sessão, mesmo 20' de duração e eliminando mais 07 pilotos:

Webber começa na frente, batido pelo tempo de Alonso, em poucos instantes era Massa que volta a perder a liderança da melhor volta para Alonso que garantiu que ainda será campeão nessa temporada.

Para os pilotos da RBS seria um tira teima, pois Vettel fez 05 primeiras posições da largada, 04 Webber, enquanto Lewis Hamilton só no Canadá. Mas a melhor surpresa estava guardada restando 15 segundos para o término da superclassificação com os 10 melhores tempos. Vettel fica com a posição de honra da largada, exatos 02 milésimos de segundo mais rápido que o representante das Astúrias, Fernando Alonso.

Destaques para a melhora da Ferrari e por consequente Felipe Massa que ficou a frente de Mark Webber e dedicou essa conquista acreditando na possibilidade de vitória ao seu tio que faleceu vítima de cancêr no inicio dessa semana, Fernando Marins. Rubens Barrichello colocou sua Williams/Cosworth entre as McLarens, resultado sensacional e grande indicativo de evolução no desenvolvimento do carro com um dado interessante, como preservou melhor seu motor, não precisou trocar, em compensação, seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg com a troca, ficou com um motor mais possante.

O posicionamento de largada:

GRID DE LARGADA DO GRANDE PRÊMIO DA ALEMANHA
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m13s791
2º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m13s793
3º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m14s290
4º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m14s347
5º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - 1m14s427
6º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m14s566
7º - Robert Kubica (POL) Renault - 1m15s079
8º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m15s109
9º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m15s179
10º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - 1m15s339
11º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m15s026
12º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m15s084
13º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - 1m15s307
14º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - 1m15s550
15º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m15s558
16º - Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m15s974
17º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - 1m17s583
18º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - 1m18s300
19º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - Foi o 14º, mas apenado pela substituição do câmbio.
20º - Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - 1m18s592
21º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - 1m18s952
22º - Sakon Yamamoto (JAP) Hispania-Cosworth - 1m19s844
23º - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - sem tempo
24º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - punido (troca de câmbio)

Classificação do Campeonato:

http://esporte.uol.com.br/f1/2010/classificacao/pilotos/

Enorê Brião Bragança

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