Automobilismo FIA GT1 - Brasileiro Ricardo Zonta corre em Spa Francorchamps na Bélgica, ao lado de Frank Kechele

www.ms2comunicacao.com.br

Ricardo Zonta volta as disputas do Campeonato Mundial FIA GT1 desta temporada, categoria que conquistou o título em 1998. Nesta oportunidade seu companheiro de equipe não mais será o compatriota Rafael Daniel com quem competiu em 02 etapas deste certame, a inaugural , Yas Marina em Abu Dhabi e a última em Paul Ricard HTTT na França, quando conseguiram respectivamente, 5º lugar e 10º, ocupando a 16ª colocação geral com 11 pontos.

O piloto contratado para dividir a condução da Lamborghini Murciélago RS V da equipe Reuter é a promessa alemã, Frank Kechele, 23 anos de idade "que iniciou com as fórmulas, abandonou os monopostos e se especializou em carros de turismo, carro com linha de produção comercial e com pequenas modificações em seus itens de segurança para correr, esses que se vê nas ruas adaptado para competir", comentou o paranaense Ricardo Zonta.

A programação da 5ª etapa em Spa Francorchamps é intensa para o final de semana. Além da principal categoria de carros Gran Turismo do mundo, 04 outras estarão se movimentando, como a GT2 européia que participa das 24hs de Spa, Fórmula 3 inglesa e o Super Trofeo Lamborghini.

Devido a quantidade de provas, a FIA GT1 será diferente, com os treinos livres amanhã, sexta feira, com tomada de tempos e a primeira prova, a de caráter classificatório que define o posicionamento de largada para a corrida, marcada para sábado, as 07hs e 05', horário oficial de Brasília - DF. O site oficial www.gt1world.com transmite todas as sessões ao vivo e gratuitamente. Hoje já foram realizados treinos livres, das 5hs e 30' às 6hs e 50'. A pré classificação está marcada para as 11hs e 30' até 12hs e 50'. Amanhã, sexta feira, das 4 e 45 até 5 e 45 a classificação, depois, das 10 até 11 hs a corrida classificatória que define o posicionamento de largada. Já no sábado, o warm up entre 3hs e 30' até 4hs. Das 7hs e 05' em diante, hora de duração normalmente, a corrida.

A última vez que correu na Bélgica foi em 2005, a bordo de uma Toyota F-1, porém, Ricardo Zonta tem em sua memória o forte acidente sofrido nos treinos livres em 1999, quando capotou sua BAR a mais de 200km/s na temida Eea Rouge. Comenta que "perdi a traseira do carro na 2ª perna e virei passageiro", relembra o piloto no ano de sua estréia na F-1. Acrescenta que "com o contato com a caixa de brita, o carro virou e só parou na proteção da curva em frente. Por sorte não sofri nenhum arranhão e tudo não passou de um grande susto. Spa, indiferente, é uma das melhores e mais seguras pistas do mundo e me sinto ultra feliz em retornar", afirmou o piloto da RZ Corinthíans Motorsport na Copa Caixa Brasileiro de Stockcars.

Outro brasileiro que participa do FIA GT1 é Enrique Bernoldi, piloto da equipe Maseratti MC 12, faz dupla com o parceiro português Miguel Ramos, tem 16 pontos e estão em 16º lugar, aliás, os mais rápidos nos treinos de hoje pela madrugada. Com 77 pontos, outra dupla da Maseratti, o alemão Michael Barteis e o italiano Andrea Bertolini lideram. O checo Romain Grosjean e o alemão Thomas Mstsch com Ford GT e 15 pontos a menos estão em 2º. O alemão Marc Hennerici pilota um Corvette Z06 e tem 40 pontos, enquanto o britânico Peter Dumbreck da Nissan GT - R tem 37 pontos, estão respectivamente na 3ª e 4ª colocação.


Enorê Brião Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário