Olímpiada na África? não! Copa do Mundo sim!!!

Grato DEUS por tudo que concedes, seja imediatamente bom ou que vá entender somente em um futuro próximo ou na eternidade. Peço que não perca a dignidade de cumprir aquilo que me determinei a fazer nessa encarnação. Obrigado por ter em meu vocabulário desconforto ao invés de dificuldade, sabes melhor que eu das minhas necessidades.

Desde criança tive uma educação democrática que me permitiu ainda na infância a ser levado por minha mãe à missa celebrada em latim, queria sair correndo dali, pois não entendia e achava aquele DEUS nada eloquente e tão diferente ao que se oferecia em meu quadro mental quando lia a bíblia ou o Evangelho Segundo o Espiritismo. Jamais esquecerei as primeiras linhas do texto bíblico, “O Espírito de DEUS pairava sobre todo o Universo”. O quanto já presenciei de sua graça acompanhando os pormenores de sua divina criação. Agradeço por termos conhecido a família do senhor Lantmann Neto que com seu exemplo me conduziu para o espiritismo, assim como Dª LOLA em minha cidade natal, Ponta Grossa no Paraná, principalmente, com os exemplos, a aceitação e incentivo de meus pais.

Mas por que será que teu amor é imensamente maior que o meu? Compreensão?

Amo meus familiares e já tive amor que achava que seria para compartilhar ad perpetuam, mas somente puniu e dividiu, ainda me sentia sozinho como o enredo do filme Sexo Mentiras e Vídeo Tape. Tive companheira de relacionamento que depois pagou para me prender, me envergonho mas tenho como lenitivo que não menti em nenhum momento nesse processo. Namorei mulheres que me faziam sentir frágil diante delas e da vida, outras me faziam extremamente forte. Mas quero que saibas que o amo não só por devoção, mas por ideologia e me perdoe, mas me deparo com algo que não sei exprimir realmente o que racinalizar ou sentir.

Há algumas olimpíadas atrás o Comitê Olímpico Internacional impediu que a África do Sul fosse sede. Em um restaurante nos EUA, brasileiros gravaram os membros do COI alegando das incertezas possíveis e da comoção social de uma África do Sul sem Nelson Mandela, até desrespeitando a revolução que promovera. Nesse mesmo jantar, conforme foi publicado no jornal carioca Tribuna da Imprensa a época, editorial do jornalista Hélio Fernandes, a patrocinadora principal pressionou para impedir que as olimpíadas de 2000 fossem em Atenas na Grécia, o que seria natural para o pais que criou os jogos olímpicos. Mas a sede mundial da patrocinadora fez prevalecer sua determinação e vontade. Contrariando a lógica, Atlanta, capital do estado da Geórgia, nos EUA, foi a escohida. Será DEUS que teria direito a entender? pois agora a África do Sul sedia a Copa do Mundo de Futebol, evento sem a dimensão de uma olimpíada, sem Mandela no poder e afastado das solenidades, pois sua querida bisneta faleceu ao retornar da exibição de abertura, uma comemoração as conquistas desse povo revolucionário. Mas aquela empresa está patrocinando, pior que os sul africanos aceitaram. Re vi inumeras vezes o filme Um Grito de Liberdade para tentar entender e nada, será que a grandeza está em se juntar a um ex oponente?

As vezes penso que algumas pessoas tem a ética para passar no cabelo, debaixo dos braços ou comer com batata frita, limão e cat chup. Talvez eu quem esteja errado sem saber discernir ética de mercado de reserva internacional.

Obrigado meu DEUS por não sermos assim. Por isso que em ti me fortaleço e não posso agir como se nada tivesse acontecido, vendar meus olhos e sentidos para a realidade e sem manifestar minha estranheza, afinal não sou sem vergonha.

Enorê Brião Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário