Futebol, Copa do Mundo da África so Sul - Como diria a cantora Alcione, a Marrom, "Que Sufoco!!" Brasil 2, Coréia do Norte 1.

Por favor, para entrar no clima do jogo e também do artigo, favor clicar no link:
ttp://letras.terra.com.br/alcione/77199/"

Essa é a primeira Copa do Mundo que acompanho sem os comentários de meu pai, dia 03 de julho complementará 02 anos de sua passagem, então, “Me Sinto Só” como o relato da música. Oh Saudade dupla!! Afinal, como sentir saudade do pai sem se lembrar da mãe, não é mesmo?
Próximo de inteirar 51 anos de idade vi o jogo sozinho frente a Coréia do Norte que retorna depois de 44 anos ausente de uma Copa do Mundo.

Sem ansiedade, euforia ou mesmo otimismo, nem tão pouco amedrontado, o adjetivo preciso é apreensivo com o que vi na vitória de 2 a 1, gols de Maikon e Elano, descontou Ji Yun Nam. A seleção do técnico Dunga repete os mesmos erros de inoperância, falta de criatividade, excesso de toques laterais e com 02 jogadores completamente sem tempo de bola, ritmo de jogo e condicionamento físico, Kaká e Luis Fabiano, além da tradicional falta de cobertura da zaga, fator preponderante para explicar o tento adversário. Faltam alternativas táticas e técnicas para deixar o time mais ofensivo de fato.

Como a seleção venceu, dificilmente o Dunga mudará suas convicções, principalmente, ao perceber que depois de promover as alterações que a grande maioria dos críticos e o público brasileiro almejavam, ou seja, substituir Kaká por Daniel Alves, tira um ponta de lança por um bom um volante mais avançado, Nilmar no lugar do irritadiço Luis Fabiano e a entrada de Ramirez em substituição a Elano e não ao meia Felipe Melo como se pretendia, a Coréia do Norte reagiu marcando seu gol.

Frente à Costa do Marfim que empatou sem gols contra Portugal, no próximo domingo, tem que conversar com Luis Fabiano que pareceu sentir completar 07 jogos sem marcar gol com a seleção, transmitir tranquilidade a ele ou iniciar com ele no banco e com Nilmar como títular.

Se nos depararmos com outro ferrolho, defesa de difícil infiltração, deveria experimentar o meio de campo com Gilberto Silva, Elano e Ramirez, confesso, não sei o ideal para o Kaká, fazê-lo jogar ou preservar.

Tem aquela história que o gol do adversário saiu quando o Brasil se acomodou, que todo time joga muito diante da seleção brasileira, mas asseguro que não será surpresa se os coreanos do norte conseguirem bons resultados diante de Portugal ou Costa do Marfim.

Imagem da Copa, o atacante japonês de nascimento, filho de Coreanos nascidos ao Sul da península, Jong Tae-Se, apelidado como Rooney Asiático, que adotou a cidadania da Coréia do Norte, chorou emocionado e de forma comovente durante a execução do hino de sua pátria adotiva. Essa opção é puramente ideológica e em entrevista a um jornal de língua inglesa fez duríssimas criticas ao capitalismo. Como atua no futebol no pais de seu nascimento, defende o Kawasaki Frontale, convivendo com jogadores brasileiros, falou em português pedindo a camisa a Robinho e trocando a sua com o meio campista Kaká. Se dizia decepcionado, pois queria muito surpreender em sua estréia no Mundial.


Wayne Rooney é um atacante do Arsenal e joga pela seleção inglesa.

Enorê Brião Bragança

Um comentário: