Basquete NBA - Com melhor desempenho da série final, Lakers vence e adia confiante para amanhã a decisão com o Boston Celtics


http://www.nba.com/playerfile/ron_artest/index.html
Enfim, um bom desempenho de Ron Artest defendendo o Los Angeles Lakers

Finalmente uma atuação convincente do Los Angeles Lakers em seu domínio e sob pressão, em pleno Staple Center na Califórnia, essa a conclusão da 6ª partida do playoff final da Liga Profissional Norte americana de Basquete, provocando o 7º e decisivo jogo amanhã, as 22hs, horário de Brasília - DF; ainda na sede amarela por ter registrado a melhor campanha na chamada temporada. A NBA usa a nomenclatura de Pós Temporada para a fase de playoffs. Se o Celtics ganhasse seria o campeão, o que argumenta a pressão, pois em caso de derrota o técnico Phil Jackson, têm 11 titulos – 10 como técnico e um como atleta; perderia uma invencibilidade de 47 encontros pela série de finais e a expectativa dos torcedores era enorme, afinal, das 11 tradicionais decisões frente o Boston Celtics o Lakers foi superado em 09.

Como característica desses jogos finais, o pivô Kevin Garnet da equipe da capital do estado de Massachussets foi quem converteu os primeiros 02 pontos.

Fatores determinantes nessa vitória, defesa rigorosamente determinada e maior distribuição na pontuação, Kobe Bryant fez 26 pontos e pegou 11 rebotes confirmando sua efetividade de sempre, o pivô espanhol Pau Gasol quase atinge um triplo double, 17 e ainda pegou 13 rebotes e fez 09 assistências - passes que redundam em cesta, o ala Ron Artest, em seu melhor desempenho com a camisa dos Los Angeles, assinalou 15 pontos, todo o elenco foi decisivo, principalmente levando em conta que os suplentes pontuaram ou foram eficientes na marcação, já o Boston Celtics não teve esse suporte significativo do elenco vindo do banco. A contusão do pivô Kendric Perkins ainda no 1º quarto esmoreceu os rebotes do Celtics, foram 39 contra 52 dos Lakers e esse fundamento tem se mostrado definitivo em favor de quem vence. Perkins não deve mais jogar amanhã, ainda sem confirmação até o término do encontro, tudo levava a crer entorse no ligamento do joelho direito, o que abalou o ânimo dos verdes. Ray Allen do Boston fez as pazes com os arremessos de 03 pontos, depois de 21 tentativas, 19 na partida de domingo. Ele fecharia com 19 pontos e cestinha de sua equipe.

No primeiro quarto o Lakers precipitou muito no ataque, mas foi eficiente com a defesa bem postada, placar parcial de 28 a 18. Na conclusão da etapa inicial, geralmente os treinadores colocam reservas, o Boston mostrava apatia na transição e também na defesa, os jogadores vindos do banco converteram 13 pontos contra zero dos suplentes do Celtics, 51 a 31. Boa participação do armador George Farmar que fez a jogada da partida com portentosa enterrada, o armador Sasha Vujovic, nascido em Maribor na Eslovênia; e também do ala pivô Lamar Odon. No 3ª quarto quem veio muito bem do banco foi o guarda Shanon Brown com outra enterrada sensacional, com o Staple Centers vibrando intensamente, pois o Lakers chegou a abrir 26 pontos de vantagem. O armador Nat Robison marcou os primeiros 02 pontos dos reservas do time de Boston. Final 89 a 67, maior vantagem na série decisiva nessa edição.

Amanhã o Boston Celtics espera ter um rendimento muito superior ao jogo da 3ª feira, na tentativa de faturar seu 19º título da NBA, enquanto o Los Angeles Lakers querem aplicar a mesma energia em busca do 16º campeonato. Enquanto os Lakers ganharam 10 dos 11 compromissos em casa disputados nessa série, o Celtics faturou somente 06 dos 12 como visitante.

Outro dado favorável ao Lakers, das 21 equipes que abriram vantagem de 3 a 2 no playoff final, 19 conquistaram a condição de campeão. Lakers, em 1988, e Houston Rockets, diante do New York Knics em 1994, complementam essa estatística, ou seja, reverteram a situação desfavorável.

O ala pivô do Lakers, Andrew Bynum, foi poupado a partir do 2º quarto e fez tratamento no joelho direito assistindo o jogo do banco e ao que tudo indica pode ser aproveitado no jogo que define a competição de 2009 -10.

Tríplo Double significa que ele teve destacada atuação em 03 fundamentos, pontos, rebotes e passes com finalizações revertidas em pontos, todos com digitos de 02 casas.

Enorê Brião Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário