Automobilismo - Em seu retorno ao DTM, após 20 anos, BMW faz sua 31ª pole. Ainda em sua 2ª corrida de retorno, conquistou sua 50ª vitória na categoria alemã.




Antes de comentarmos sobre a 2ª Etapa do DTM cabe uma explicação propalada na transmissão ao vivo da Band Esportes, o brasileiro Augusto Farfus Júnior, foto, não errou o box na etapa de Hockenheim, também na Alemanha. Ele avisou pelo rádio que se encaminharia para a troca de pneus e a equipe BMW não se preparou, com a falha do rádio, retornou a pista ao invés de ter de esperar por longo tempo para a substituição dos pneus, fator que comprometeu sua corrida.

A 2ª Etapa foi disputada no domingo, em pista de tristes recordações, afinal em 26 de abril de 2008, o ex piloto italiano de Fórmula Um, Michele Alboreto,  faleceu em acidente em Lausitzring, circuito de Lausitz,  ao testar uma Audi R8. Quem não se recorda ainda da batida envolvendo outro piloto italiano, Alex Zanardi, já em 15 de setembro de 2001, bicampeão da antiga Fórmula Cart, Indy com outro apelo comercial, como sequela teve que amputar seus pés e parte das pernas, embora dispute o Mundial de Marcas da FIA - WWTCC com próteses.


A BMW demonstrou que estaria forte e muito bem representada com seu M3, pois o canadense, Bruno Sprengler, fez a melhor marca na tomada de tempo para o posicionamento, superando ao brasileiro Farfus por 338 milésimos de segundo, graças a uma falha do paranaense no inicio de sua derradeira volta rápida. Bruno Sprengler registrou seu nome nos anais da categoria, como o piloto a conquistar a 31ª pole position para a BMW.


Na largada, Sprengler assumiu a ponta enquanto Farfus perdeu a  2ª colocação para o britânico da Mercedes, Gary Paffetty, vencedor da prova de abertura da temporada, consequência em ter largado no lado sujo da pista e um pequeno problema de aderência dos pneus traseiros. A assistência de 140 mil pessoas acompanhou boa parte da prova em pé. 


Nítido que se o carro da montadora de Munique, BMW, está pronto para comemorações após 20 anos ausente do DTM, a equipe tem de treinar intensamente as trocas de pneus, ainda mais que o Regulamento deste ano prevê 02 paradas obrigatórias com esse propósito. Enquanto as equipes da Audi e Mercedes chegaram a trocar os 04 pneus até em menos de 3s, os mecânicos BMW não conseguiram nada aquém dos 4 duros.


Embora imprimisse um ritmo para tentar recuperar o 2º lugar não foi possível para o Brasileiro se aproximar efetivamente de Paffetty. Augusto Farfus Jr. ainda marcou a segunda melhor volta em corrida, insuficiente para retomar sua colocação de largada, ainda recebendo certa pressão do inglês, Jamie Green, após a segunda troca de pneus.


Resultado da 2ª Etapa do DTM - Deutsche Tourenwagen Meisterschaft:

Bruno Spengler, 52 voltas
Gary Paffett, +1,019s
Augusto Farfus, +7,069s
Jamie Green, +7,676s
Mattias Ekstrom, +21,362s
Timo Scheider, +22,607s
Martin Tomczyk, +25,446s
Edoardo Mortara, +32,202s
Filipe Albuquerque, +32,658s
10ºRalf Schumacher, +35,513s

http://www.superspeedway.com.br/tur/dtm.asp

Resultado histórico para a retomada de competição para BMW, Spengler conseguiu a vitoria de número 50 na categoria da fabrica, da mesma forma para nós brasileiros, haja vista que, é a primeira vez que um Brazuca disputa toda a temporada e de quebra, já em sua segunda corrida, complementa o pódio, ocupa o 5º lugar entre os pilotos e diz satisfeito com seu rendimento, mas contido não se fala em título por enquanto:


"Foi um excelente resultado para a equipe, fez um ótimo trabalho durante o fim de semana. Perdi a posição para o (Gary) Paffett por estar na parte suja da pista. Tive pequeno problema com os pneus no início da corrida, mas depois me recuperei e consegui manter um ritmo forte. Depois de tudo que enfrentamos em Hockenheim, terminar em terceiro na semana seguinte é motivo de orgulho para todos os integrantes da equipe RBM. É um resultado inédito para o Brasil. Pela primeira vez, o país tem um representante no pódio do DTM. A BMW mostrou que retorna com tudo à categoria e se mantivermos esse desempenho nas próximas corridas teremos chances de brigar pela vitória, já superamos a Audi até aqui na pontuação", ponderou o piloto paranaense.


Meu DEUS, quando tínhamos o Mundial de Moto Velocidade aqui em Goiânia, como as equipes reclamavam das ondulações na pista, mas em vista de Lausitz é café pequeno. Na reta principal, em frente aos boxes os carros saltitavam sem parar.

Classificação entre os pilotos, com a explicação: Colocação, Piloto, Nacionalidade, Carro e Pontuação

PosPiloto (Nac/Carro)Pts
Gary Paffett (ING/M)43
Jamie Green (ING/M)30
Bruno Spengler (CAN/B)25
Mattias Ekstrom (SUE/A)25
Augusto Farfus (BRA/B)15
Christian Vietoris (ALE/M)12
Mike Rockenfeller (ALE/A)10
Timo Scheider (ALE/A)8
Andy Priaulx (ING/B)8
10ºRalf Schumacher (ALE/M)7
11ºMartin Tomczyk (ALE/B)6
12ºEdoardo Mortara (ITA/A)4
13ºDavid Coulthard (ESC/M)4
14ºFilipe Albuquerque (POR/A)3

 Na competição entre as Marcas esquentou definitivamente:


1 – Mercedes-Benz C-Coupé, 96 pontos;
2 – BMW M3, 54 pontos e 
3 – Audi A5, 52 pontos.

Ainda neste mês acontece a 3ª etapa, na Inglaterra, Brands Hatch, dia 20, com as aberturas dos boxes para os pits de troca de pneus nas voltas 24 e 74.

Enorê Brião Bragança.

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