Automodelismo de Fenda - Sem a menor pretensão de impor minhas ideias, mas apresentando sugestões de competições multimarcas e custo benefício mais em conta.

O Arcídio Castro Rosa Júnior - Cid da Trion, deve me achar até patético ao insistir com a ideia de ventilar um Campeonato envolvendo o maior número de marcas possíveis e inimagináveis. Enfático ele sempre afirma "que não há como promover competibilidade com tantas fabricas, modelos diferentes, potência de motor que não se comparam etc". Pelo lado pratico, o pessoal do Clube do Autorama de Goiânia até me incentiva compartilhando artigos de Blogs, até encorajados com a formação do piloto com os carros sem imã ou pesos, mas apontam dificuldades para ter estoque de peças e acessórios disponíveis para as necessidades de cada Réplica de Autorama e também quanto a maneira de se pilotar. O Sílvio Neto - Homer Simpson, tem que é uma ideia digna de ser deletada, pois "ninguém vai se debruçar sobre um Regulamento, tornando possível todos terem condições próximas de vencer. O Fernando Antônio Curado, Q - Jím, gosta desse projeto e tantos outros pilotos também se sentem atraídos por esse pensamento, apenas se preocupam em oportunizar que todos tenham acesso a todo tipo de equipamento. Indiferente, continuo minha saga de pesquisar categorias de baixo custo benefício, além da alternativa de reunirmos todas as marcas em uma competição tanto de velocidade como Endurance, resistência, prova de média ou longa duração; possibilitando a quem já tem modelos de outras marcas de  utilizá-los em corrida valendo pontos, classificação de Campeonato etc., esse o maior estímulo entre os pilotos que tem muitas Réplicas como o Q - Jím, mais de 210.  


Esse vídeo, enviando pelo proprietário da Espaço Fórmula, Fernando José Bueno, misto também de piloto, preparador, estrategista e dos bons, além de dirigente da ORGCAR, serve como ilustração para esse artigo. Um pega da maior responsa do Campeonato Paulista, prova em pista de plástico, entre o José Carlos Aversa com uma Alfa Romeo 33/3, piloto da Espaço Fórmula de Piracicaba - SP, e o Roberto Putz, Slot cars São Paulo, com uma Ferrari 312 PB, sem imã, categoria Slot.It Clássicos equipados com motores dessa marca italiana com 25.000rpm. Eixos, rodas e pneus além da transmissão livres, manutenção muito em conta, sendo o  motor o componente adicional mais caro.


Outra categoria que imagino ser barata e multimarcas: Le Mans Protótipos, como da foto logo abaixo, envolvendo marcas como SCX, Scalextric, Avant Slot, Ninco e Sloting Plus, podendo ainda receber Scaleauto, Spirit, MR Slot car, FLY e a Racer em resina ou com a edição Side Way, feitos com carroceria de plástico injetado produzidos na China, os Protótipos Daytona - Riley e Dallara DP. 

Receita especial? nada! Libera relação coroa e pinhão, rodas, pneus e eixos e estipula-se um motor ou libera para todo e qualquer motor sem preparação, mas com 25.000rpm de potência. Que me lembre rapidamente, Scalextric, SCX, 04 versões entre caixas curtas e longas da Scaleauto, 05 versões da Slot.It, 04 da NSR e 05 da Avant Slot, medidos com a corrente elétrica de 14,8V, como nas pistas de plástico.

Acredito ser uma questão ética, as lojas disponibilizarem eixos de carbono da Avant Slot, rodas NSR aeradas, as CB e as Super Rodas Designer comercializadas pela Slot Corner do Canadá, as quais não transmitem vibrações do motor para o eixo e rodas; demais opções também de transmissão, estoque suficiente pelo menos para uma peça ou acessório sobressalente para cada participante ou equipe. 


Devido a essa obstinação pessoal, leio muito sobre regulamentos e encontrei 02 perfeitos que se enquadram na condição de Multimarcas.

Mais uma vez, os chamados pela abreviação, LMP, fonte: http://board.slotportugal.com/index.php?showtopic=2762&st=0 Certame previsto para 06 etapas, a serem realizadas em Sintra - Portugal, na pista Ovidrinhos Slot Cars.


Concordo que foram poucas equipes participantes, mas são 04 carros de marcas diferentes: Acura LMP 2 - Ninco, um Slot.It que nem se enquadraria nessa categoria por ser um Grupo C, a Toyota 88C; Radical SR - 9 da Scaleauto e uma Peugeot da Avant Slot. As corridas tem duração de 06h. Vejam o resultado dessa prova de abertura:

Campeonato por equipes
1 Ovidrinhos 33 pontos
2 Vamilosi Racing Slotcar Team 28
3 Cascais Slot team 24
4 Score Racing Slot 20


Campeonato Marcas (conta apenas o melhor representante)
1 Radical 33 pontos
2 Toyota 28
3 Acura 24
4 Peugeot 20


Campeonato Fabricantes (conta apenas o melhor representante)
1 Scaleauto 33 pontos
2 Slot.it 28
3 Ninco 24
4 Avant Slot 20


2ª Etapa, 03 equipes participantes e a inclusão de um NSR no certame, o novo Audi R18 TDI, contra um Radical e uma Toyota GT- One da Scaleauto. Resultados:

1 Vamilosi racing Slotcar Team 33pontos
2 Ovidrinhos 28
3 Acidentes & Companhia 24


Campeonato equipes
1 Ovidrinhos 61 pontos
2 Vamilosi Racing Slotcar Team 61
3 Cascais Slot team 24
4 Acidentes & Companhia 24
5 Score Racing Slot 20


Campeonato Marcas (conta apenas o melhor representante)
1 Toyota 61
2 Radical 57 pontos
3 Audi 28
4 Acura 24
4 Peugeot 20


Campeonato Fabricantes (conta apenas o melhor representante)
1 Scaleauto 66 pontos
2 Slot.it 28
3 NSR 28
3 Ninco 24
4 Avant Slot 20


3ª prova, 03 Scaleauto, Slot.It e Ninco.

Classificação:

1º Slote 16 - 1 32pontos
2º Slote 16 - 2 28 
3ºVamilosi Racing Slotcar Team 25
4º Ovidrinhos Slot Car 20
5º Acidentes & Companhia 18

Campeonato Equipes
1º Vamilosi Racing Slotcar Team 86 pontos
2º Ovidrinhos Slot Car 81
3º Acidentes & Companhia 42
4º Slote 16 - 1 32
5º Slote 16 - 2 28
6º Cascais Slot Team 24
7º Score Racing Slot 20

Campeonato Marcas (conta apenas o melhor representante)
1º Toyota 93 pontos
2º Radical 77 
3º Acura 42
4º Audi 28
5º Peugeot 20


Campeonato Fabricantes (conta apenas o melhor representante)
1º Scaleauto 98 pontos
2º Slot.it 53
3º Ninco 42
4º NSR 28
5º Avant Slot 20

Ainda em Portugal já se alinha o que promete ser sucesso com a Racer em plástico injetado, Grupo  5, promoção Slot Arrábida, inclusive acontece hoje a 2ª Etapa, veja só, englobando até Réplicas da Revell, que sem acerto são exclusivamente rápidos em retas, mas sem estabilidade suficiente para pelo menos manter a velocidade.

Carros permitidos e fabricantes:

Motores sem preparação: 
- Fly p1- Black Stripe;
- Scaleauto 08 
- Slot-it - verde;
- NSR Shark 20.000.

Exemplos de modelos:

- Porsche 935 K3; (Fly) (Racer)
- Porsche 935 Moby Dick; (Carrera)
- Ford Capri turbo; (Fly) (Carrera) (Team slot)
- Ford Escort MKII Zakspeed; (Team Slot)
- BMW M1; (Fly)
- BMW 320 i; (Revell)
- BMW 3.0 e 3.5 CSL; (Fly)
- Lancia Stratos turbo; 
- Lancia Beta Montecarlo; (Fly)
- Toyota Celica LB Turbo; (MRRC)
- Ferrari 512 BB; (Carrera)
- Chevrolet Corvette Greenwood; (Revell)
- Opel Commodore (Carrera);
- Opel Manta (Carrera)
- Detomaso Pantera (Carrera);
- Chevrolet Monza

Vejam o equilíbrio no resultado da etapa inaugural:

Class Piloto Carro Marca Motor Voltas Metros
1º Pedro Manuel BMW M 1 Fly Slot-it verde 173 26,0
2º Paulo Cunha Toyota Celica turbo MRRC NSR 170 36,0
3º Álvaro Braga Lancia Beta Montecarlo Turbo Fly Fly P-1 169 11,0
4º Rui Magina Toyota Celica turbo MRRC Slot-it verde 168 27,0
5º Paulo Cayolla Porsche 935 Moby Dick Carrera Scaleauto 165 10,0
6º Ricardo Pitta Porsche 935 Moby Dick Carrera Scaleauto 164 12,0
7º José Pedro Gil Porsche 935 K3 Fly Fly P-1 163 36,0
8º Paulo Chaves Porsche 935 K3 Fly Fly P-1 162 34,0
9º Paulo Ventura BMW M 1 Fly Slot-it verde 162 27,0
10º Rui Ralo Ferrari 512 BB Carrera Carrera 158 37,0
11º Mário Rosas Porsche 911 RSR TurboCarrera Slot-it verde 155 24,0
12º João Tavares Porsche 935 K3 Racer Fly P-1 151 33,0
13º José Rodrigues Ford Capri turbo Fly Fly P-1 147 2,0
14º Rui Sá Gomes Opel Commodore GS/E Carrera Slot-it verde129 37,0
15º Paulo Santos Lancia Beta Montecarlo Turbo Fly Slot-it verde124 9,0

Na verdade temos dispositivos e meios para tentar equiparar o desempenho dos carros, por exemplo, os com rendimento inferior ficam liberados a colocarem o par de rolamentos de eixo, primeira opção acima em rpm para motores etc. Afinal, todo o sacrifício é válido para desenferrujarmos aquelas Réplicas de Autorama que não saem da caixa por falta de corridas. 

Enorê Brião Bragança

Um comentário:

  1. Apoio 10000% sua idéia Enorê. Defendo também um multimarcas. Respeitosamente discordo das opiniões de que não é teoricamente viável a realização de um torneio multimarcas. A propria diversidade de componentes torna a possibilidade de equalização entre os carros muito maior.

    A propósito, fico extremamente feliz com a iniciativa de construção das pistas no mesmo padrão europeu das provas de 24 horas, para que seja possível termos em pouco tempo, equipes brasileiras em plenas condições de disputar as provas de longa duração de igual para igual.

    Um forte abraço,

    Ricardo Bifulco (Zé Ricardo)

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