Automodelismo de Fenda - Diferentes motores para o Replicamodelismo.

Venho recebendo constantes reivindicações para tratar de um assunto que chama a atenção dos praticantes do Replicamodelismo de Fenda, ou seja, o rendimento do motor, o desempenho real.

Aliado a essa pretensão dos seguidores, visitantes e leitores desse Blog, minha curiosidade científica foi desafiada quando um automodelo de minha humilde propriedade, um Scalextric - Lister Storm LMP 900 adquirido junto ao FERNANDO BUENO da Espaço Fórmula e com o ARCÍDIO GONÇALVES CASTRO JÚNIOR, o CID da Trion, substituindo as buchas plásticas pelas de metal e também o imã. Na Mister JACK esse automodelo que comprei por sua beleza e o pronto atendimento do FERNANDO, disputou palmo a palmo com um Slot.It equipado com motor de 25.000rpm, com nítida vantagem em meu favor nas curvas de média e alta velocidade.

Tentando colaborar de alguma maneira para tão sinistro tema, cito aqui 05 artigos em Blogs diferentes e em que sou seguidor e recorremos a mais informações se essas não forem suficientes:

Consulto muito, diariamente, esse Blog, Slot Cars News que tem 02 posts interessantes:
http://slotcarnews.blogspot.com/2007/02/slot-car-news-motor-list.html


Nesse outro, apenas o que é propalado pelas marcas quanto ao rendimento em rpm, dados antigos:
http://viewer.zoho.com/docs/pJdLcc

Esse artigo é de um Blog Holandês e não constam todos os motores, como os V12/03 da Slot.It, Falcon da JK dentre outros.

Esse é um fórum mundial sobre SCX e tem registros alarmantes:
http://www.scxworldwide.com/ipb/index.php?showtopic=28

Mais um guia pratico obrigatório, o Fórum da Slot Cars Illustrated:
http://www.slotcarillustrated.com/portal/forums/showthread.php?t=39572

Colaborou com o propósito de atender a solicitação de mais de 53 imeiús endereçados a esse Blog, o Engenheiro Mecânico JOSÉ ROBERTO G. RIZZARDI, formado pela Universidade de São Paulo - Politécnica, tendo trabalhado no Centro de Pesquisas de 02 montadoras, alemã e a outra norte americana, ora desempenha suas funções profissionais na área de automação industrial. Fez cursos na Faculdade de Engenharia Industrial - FEI, onde foi aluno e assistente do Professor FRANCO BRUNO, ex diretor do Departamento de Engenharia e Desenvolvimento da Ferrari. JOSÉ ROBERTO G. RIZZARDI é o popular TIAMONI1, identificação do Mercado Livre onde é vendedor de automodelos, peças e acessórios para Slot cars.

Acredito ser indispensável um tradutor para melhor entendimento dessas matérias em sua grande maioria em inglês. Quem utiliza o web navegador Google Chrome tem mais facilidades.


Enorê Brião Bragança.

Um comentário:

  1. Muito bom o post. Parabéns pelo Blog. Estou aprendendo bastante!

    replicamodelismo.blogspot.com

    ResponderExcluir