Automodelismo de Fenda - Todas as versões dos Riley's lançadas até hoje, tanto pela FLYER'S, Racer's e FLY Madness. Ainda, Dallara's da Racer's.

No total são 14 modelos, exceto os 03 Dallara exclusivos da Racer, 05 Riley MK XI e outro com denominação diferenciada da FLY e investidores, além de 08 Riley MK XX da Racer.


Chegou a ser anunciado pela Fly inclusive com o mesmo patrocinador, mas quem lançou primeiro foi a Racer.

Desses Dallara o da esquerda já se encontra a venda e sem previsão para o de cor amarela.

Ainda na Linha dos SW Riley MK XX, 02 modelos anunciados na Feira de Nüremberg, Alemanha, ano passado, que ainda não foram lançados pela Racer.


Esses abaixo já estão a disposição dos consumidores.


SW07


SW06 - único com semelhança ao produto da co irmã, com acentuada diferença na traseira.


SW05


SW04


SW03


SW02.

Foto: www.amazingslot.com

Esse foi o primeiro a chegar no Brasil, já bastante impactante, SW01.


Esse foi o primeiro Riley MK XX lançado pela Racer respondendo pela produção Side Ways sem pintura e com a tradicional parceria com a Slot.It que permite bom desempenho, referência SW01 Kit. Não se sabe ao certo se esse kit para personalização vem também com o distintivo na tampa da réplica do motor com o nome das outras fabricas de automóveis também reproduzidas, Lexus e Pontiac. Pelo menos no Brasil vem com o símbolo da Ford, foto logo acima.

Essa linha marca a primeira experiência da Racer com carrocerias feitas em plástico na China.

A grande diferença para os da marca concorrente, tem faróis e vem equipados com motores de 21.500rpm.

Essa foi a primeira Réplica lançada pelo consórcio da FLY, resultando na FLYER's, o Riley MK XI Pontiac que venceu uma prova no México em 2007.

Os pilotos brasileiros, o paranaense Ricardo Zonta e o mineiro Toninho da Matta, já competiram com protótipos dessa versão, exclusivamente voltados para Daytona nos EUA. O sucesso de seu desempenho foi tão significativo que passou a ser utilizado regularmente na chamada Rolex Grand-AM Series, em todos os circuitos. Ricardo Zonta afirmou em um programa da SporTv, Linha de Chegada, que esses Riley's superam 600 cavalos de força.

Tenho um exemplar dessa edição e só a bucha que prende o eixo traseiro ao chassis não é original, coloquei uma Made In Brasil, com "s" mesmo; da Trion. Na literatura complicada e sem tanto entusiasmo e especificação sobre a FLY e suas produções associadas, não se menciona sobre o motor considerado de caixa longa e que parece ter 20.800rpm e a primeira impressão é de que competem bem com os Riley's MK XX da Racer que tem motor Slot.It da versão V12/3 de 21.500rpm em corrente constante de 12 Volts, como na pista da Mister JACK, a primeira exclusivamente voltada para Replicamodelismo da região Centro oeste. Lembro que andamos com a pista suja o que sobrecarregou os pneus e também o rendimento dos pilotos(?) risos pelo menos de minha parte em ter a pretensão de considerar piloto.

Só não estou completamente satisfeito com esse automodelo de fenda por uma fator, os faróis dianteiros são adesivos e os traseiros dever ser re inventados, haja vista que, o Zé Mário, proprietário da B - 52, afirmou ser possível colocar os motores Slot.It de caixa curta com o recurso do adaptador, 02 peças que em média custam R$11,00(onze reais); feito para atender essas necessidades. Em Goiânia, um artesão, Sr. Benedito corta sutilmente a carroceria, contorno dos faróis, colocando a parte adesivada como fundo do farol e cobre as lâmpadas com partes de garrafas pets recicladas, fica legal. Espero complementar minha coleção para efetivar essa substituição em todos automodelos, caso realmente seja adotada para fazermos corridas em penumbra. Não adianta cobrar o endereço ou telefone do artesão que ele aguarda a chegada de uma peça para poder divulgar esse serviço.


Esse é o última edição recém lançada com pouquíssimos exemplares no Brasil. Reparem que já não recebem o nome de Riley, mas os faróis continuam de adesivos. Sensível melhora na plasticidade com essa nova cabine reformulada que amplia o campo visual do piloto na realidade.

Também produzido como Riley MK XI FLY Madness, fora anunciado anteriormente como um Dallara, série que ainda não foi lançada.


Automodelo que recebeu maior número de críticas dos Blogs da Europa, apontando falhas grotescas em sua pintura, principalmente no cobre sol no pára-brisa dianteiro.

Esse foi o primeiro lançamento resultante de outra associação que redundou ao nome FLY Madness, o Riley MK XI Brumos Porsche.


Esse é um campeão de Daytona - 2007 com a presença do piloto colombiano, Juan Pablo Montoya

Gostaria de fazer uma observação, se todo mundo se antecipar e comprar os automodelos que possivelmente serão sugeridos e adotados para os Campeonatos Goianos e Centro oeste, poderemos comprometer o funcionamento da pista que não sobrevive exclusivamente do aluguel de controle e automodelos de fenda por hora, muito menos na promoção de corridas.

Farei um artigo a parte para demonstrar o que anda ocorrendo com o mercado internacional do Slot cars, o que argumenta a dificuldade do Maurício Vianna, proprietário da Mister JACK, em comprar novidades para sua loja. Quem vai para o exterior e traz consigo todo material importado, pagando os emolumentos e demais taxas ainda no aeroporto, não tem data para viajar, pois também na Europa as novidades estão escassas, imaginem no mercado nacional. Tenho acompanhado essa batalha tentando auxiliar na procura de opções que são cada vez mais complicadas, mirabolantes.

Já li imeiús que dizem que deve-se criar uma circunstância de se comprar pelo menos as rodas, estabelecer um consumo mínimo e inscrição mais cara para quem não adquiriu o automodelo de fenda na Mister Jack, pois é, mas quem comprou? Vai ter que trocar de rodas? Será apenado por prestigiar os produtos comercializados na pista?

Temos que pensar também na manutenção desse empreendimento que atende as aspirações do Replicamodelistas do estado que estavam isolados no que tange aos circuitos competitivos de madeira analógicos. Vamos nos colocar no lugar dos proprietários que acabaram de sair de um enorme prejuízo com a pista de speed que o teto da antiga sede desabou sobre ela.

Boa parte das fotos sem o devido crédito foram reproduzidas do seguinte endereço:


Enorê Brião Bragança.

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