Automodelismo de Fenda - As cabeças pensantes do Replicamodelismo de Fenda em Goiás.

Para que todos entendam a profundidade do assunto é preciso contar um fato duplamente intrigante. Há cerca de mês e meio, fui convidado pelo Engenheiro FRANCISCO AÍRES, o doutor CHIQUINHO, umas das lideranças dos Jardins, na verdade em Goiás, no que se refere ao SCX Digital. A missiva era um convite para assistir e participar dos treinos da 2ª etapa do Campeonato Goiano dessa especialidade no que atendi ao chamamento levando também, devidamente autorizado, o MAURÍCIO VIANNA, proprietário da Mister JACK, primeira pista de Replicamodelismo da região Centro oeste e seguramente a mais moderna do país, até como forma de estreitarmos nossas relações.

Mesmo sem o anfitrião em casa, o acolhimento de sempre, o Fabrício nos recebeu e nos levou ao andar superior onde uma enorme pista digital com traçado muito bem elaborado e de alta velocidade estava montada. Conversavamos com o SOLON que explicava o cancelamento dos treinos e também da etapa, já que, a maioria absoluta dos praticantes do SCX Digital estava impossibilitada de treinar e muito menos correr naquela semana. Logo chega o doutor CHIQUINHO explicando e se desculpando que estava disputando uma partida de futebol do condomínio onde reside. Brinquei com ele dizendo que ele tinha cara de delegado, não soltava a bola, ele sorriu entendendo a descontração e disse que não tinha tempo de ficar com a bola, pois sua função era empurra-la para o fundo do gol. Demos boas gargalhadas. Aqui termina a parte engraçada.

O MAURÍCIO convidou a todos já colhendo informações sobre quais as categorias almejavam disputar. Repentinamente, me veio uma questão na mente, o por quê do treino antes da corrida? Com a peculiaridade de um nobre, o doutor CHIQUINHO ponderou:
" - Como a pista é toda minha e está em minha casa, não acho justo e muito menos ético me fazer valer dessa vantagem, então defino o circuito e convido a todos para virem treinar, assim todos terão as mesmas oportunidades de acertarem suas réplicas. A competitividade fica igual para todo mundo que queira correr!"

Sei que tem muita gente que ficou espantada com tamanha e acrisolada conduta moral. Para melhor compreensão, final do primeiro fato.

Já me referindo ao outro caso, tenho tentado auxiliar ao Maurício a comprar réplicas para locação e venda na Mister JACK, não que ele não seja capaz, uffa, humanamente impossível, nada inédito, nenhuma novidade ou lançamento. Ele é criterioso e pensa como um empresário que domina a atividade a que se dedica, sempre com a atenção voltada para a clientela. Debatendo sobre categorias, comentei que achei caríssima uma inscrição em uma prova de NSR Renault Clio em São Paulo. Como não poderia deixar de ser diferente, consultei ao ARCÍDIO e ele respondeu removendo minha disposição inicial de que não daria certo, pois a premiação saí da arrecadação do apurado com a inscrição, além do que, a loja tem prejuízos com a paralisação, exatamente o que o MAURICIÃO havia antecipado, mas nada pensando exclusivamente no lucro.

Temos pontos divergentes, por exemplo, acho que automodelo para locação obrigatoriamente são fabricados pela Slot.It por terem carrocerias comercializadas aqui no Brasil e demais peças e acessórios. Um Scalextric custa mais em conta bem como os SCX, mas os danos na carroceria são irrecuperáveis.

Conversamos muito sobre a aspiração de uns 09 ou 10 pilotos que querem disputar uma Força Livre, tentamos literatura sobre motores, debatemos e por aí tentamos encontrar uma solução. Conversamos sobre uma categoria que pode ter tonitruante sucesso, a Revell Monogram VW Fun Cup Cars, são 06 fusquinhas com pinturas diferentes, um motor com um torque extraordinário para o tamanho e o peso dos carros, 5.400rpm; mas chegava a ser sem graça nas curvas. Pegamos 02 desses automodelos do FERNANDO ANTÔNIO CURADO, popular QÜEJINHO, trocamos as rodas traseiras originais pelas nacionais fabricadas pela Trion, a altura é boa e permite ajustar o imã mais rente a acordoalha, mas não trocamos os dianteiros e a largura dos pneus traseiros não é a ideal, mas tudo foi feito cientificamente e sem favorecer ao QÜEIJINHO, tudo em prol de uma categoria que se avizinha despertando o interesse até das candidatas ao Festival do Baton. Estamos na labuta na tentativa de encontrar rodas e pneus ligeiramente com diâmetro mais altos que os da Trion e também mais largos, o pior é que não sabemos se as rodas são as maiores que são fabricadas por essa marca industria nacional. Na frente vamos testar assim que possível uma roda baixa, em relação a original seria pouco maior, preferencialmente mais larga para auxiliar na estabilidade, pois a reta impressiona o rendimento desse carro que tem essa categoria oficialmente na Alemanha, conforme noticiamos aqui recentemente.

Entre meus apontamentos, uma das categorias com o maior número de votos é a Fórmula Um e o MAURICIÃO estuda a possibilidade de agradar também aos adeptos da Força Livre nessa mesma categoria. É que pode-se adotar um motor que caberia em todos os SCX, Scalextric e Ninco, com ou sem adaptador de berço, onde acomoda-se o motor, como o Scalextric de 30.000 rpm, Trion de 26.000 ou o Falcon 07 da JK com 48.000, só que nem sabemos ainda se caberia esse último. Critérios como nunca se viu nas provas realizadas anteriormente por proprietários de lojas, exemplo poderá ser a não adoção de imãs na Força Livre, exatamente para exigir do piloto não só nas retas, coroborando para a formação de novos condutores. Tudo está em fase de formulação, depende de uma conversa preliminar com os competidores de cada categoria.

As outras categorias pela ordem de votação: DTM, FIA Gran Turismo 1 junto com 3, Protótipos, WTCC, Porsche Cup, GT Japonesa, reunião entre as réplicas da FLYER'S, FLY Madness e os Side Way da Racer com Riley's e Dallaras, Copa Seat Leon tem 06 votos e por último Kart, 03 votos. Registrei votos que estipulavam marca do fabricante, como 16 Slot.It, 12 NSR, 05 Avant Slot e 04 MB Slot. Todos pedem corridas também na penumbra com o uso obrigatório de faróis. Só para registrar, das manifestações por e-mail, não havíamos abordado os Fuscas que surgiram recentemente e o MAURICIÃO está se empenhando em conseguir todos os exemplares dessas categorias votadas. A categoria Renault Megane Trophy que englobaria SCX, Ninco e Scalextric em menos de 03 dias teve ampliada sua popularidade depois que lojas online da Grã Bretanha e EUA disponibilizaram a sua pronta entrega, de 03 votos passou para 12. Estranho que enviam para meu correio eletrônico sem saber quais já foram votadas, bom sinal. Tem pedidos de provas que envolvam todas os fabricantes.

Em suma já deu para espelhar o que tento comunicar. Nos digitais o doutor CHIQUINHO, FABÍM PASSÁGLIA, KITTY, RICARDO CÂMARA e outros mais comandam de uma forma bem sociável, montando carros deles e os chips digitais para emprestarem para que outros corram, além da receptividade em suas casas, a intenção de não favorecer a ninguém, nem eles próprios. Muito legal, todos estão de parabéns.

No analógico até o MAURICIÃO tem que se conter para que em curto espaço de tempo não tenhamos que enfrentar o mal cheiro e a gordura na roupa dos gloobes, uma olefina que dá muito mais aderência na pista, principalmente nas curvas, malefício importado dos chamados Speed's, carrocerias de bolhas.

Não tenho o menor receio em argumentar que o melhor tem sido feito para consagrar o Replicamodelismo de Fenda como esporte em Goiás e na região Centro oeste, tudo meticulosamente. Precisamos concentrar esforços para que tudo alcance as projeções calculadas. É muito importante que essa mentalidade de competição perdure, triunfe enfim.

Amanhã teremos uma corrida amistosa, inscrição a R$10,00(dez reais) com motores originais SCX e Scalextric para testarmos o sistema de automação das corridas, qualquer automodelo. Quem tiver favor trazer Avant Slot e NSR. Apareçam, afinal faz parte desse processo metódico do MAURICIÃO em dizer que "os donos da pista são os praticantes". Primeira largada as 20hs. Vale lembrar de que nem mesmo a pista está liberada, o bar e o restaurante ainda não estão funcionando regularmente, mas amanhã teremos alguma disponibilidades em cerveja, água mineral e refrigerantes, pequenos lanches.


Enorê Brião Bragança.

Um comentário:

  1. Caro amigo,adorei o post ! Posso dar um humilde palpite ? organizei uma pequena prova, etapa única em um clube aqui de Sampa. Corremos com Fly original. Apenas os pneus foram troados e os imãs foram testados, todos com igual carga ! o resultado surpreendeu a todos ! Uma delícia ! O carro andava homogêneo, suave, tanto em retas como em curvas ! Motor original ! Nenhum carro se despedaçou, todos se divertiram muito e a insicrição foi em torno de módicos vinte mangos ! Utilizamos a Porsche 917k e a 917LH !
    Foi muito interessante. Deixo a título de registro e sugestão aos amigos !
    abs

    ResponderExcluir