Basquete - Jogo coletivo desejado pelo técnico argentino ainda é só uma proposta na Seleção Brasileira Masculina principal.

O técnico argentino que sagrou-se campeão olimpico na Grécia com seus compatriotas, Atenas - 2004, ainda não conseguiu transformar a individualidade do brasileiro em, pelo menos, 25 assistências, passes convertidos em pontuação, e o mínimo de 05 atletas com 10 pontos cada por jogo. Em contrapartida, o ala Marcelinho Machado relegado a condição de simples reserva deu mostras de seu potencial e capacidade no último amistoso antes do Mundial da Turquia, vitória frente a França. Mas o indíce de passes errados e os arremessos da linha de 03 pontos ainda incomodam sobremaneira.

Dos 08 preparatórios, apenas a frente da frágil Venezuela, que não está classificada para o Mundial, foi tangível a proposta de um basquete praticado com maior solidariedade do técnico Rubén Magnano, que tem plena confiança que esse propósito seja alcançado já em Istambul, a partir de sábado, quando o Brasil estreia com o Irã, embora a seleção esteja desfalcada do pivô Nenê, que atualmente defende o Denver Nuggets, equipe do Colorado que disputa a liga profissional norte americana, NBA, por contusão. O Pivô João Paulo é quem vai substitui-lo. Temos que considerar que na grande maioria dos amistosos, os brasileiros não contaram com Nenê, Sandro Varejão, Thiago Splitter e até o armador Marcelinho Huertas, recuperando de contusão.

Dividem o Grupo "B" com o Brasil, Estados Unidos, Cróacia, Tunísia, Eslovênia, além do Irã.

A atual campeã do mundo, Espanha, a campeã africana, Angola, Costa do Marfim, França e Austrália são as seleções classificadas para o Mundial que o Brasil fez jogo treino.

A imprensão de quem gosta do esporte da bola ao cesto e acompanha a distância, a seleção me parece sisuda, sem descontração, parece que não há proximidade com o técnico argentino, Rubén Magnano, clima de muita exigência e pouca criatividade. Mas são perceptíveis evoluções na maneira de jogar, principalmente na defesa.

Enorê Brião Bragança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário