Automobilismo Fórmula Um - Spa-Francorchamps, cenário predileto da maioria dos pilotos da F - 1.

O brasileiro Rubens Barichello, piloto da Williams Cosworth, completa a marca de 300 participações em Grandes Prêmios da Fórmula Um neste domingo na Bélgica, em Spa- Francorchamps.

Uma das pistas mais adoradas de todos os pilotos, Spa-Francorchamps é o palco do GP da Bélgica de Fórmula 1, 13ª etapa da temporada 2010. Dona de belos cenários e localizado na região das Ardenas, uma região de muitas colinas e construções com influência holandesa, a pista é caracterizada por ser bastante seletiva e pela tradicional instabilidade do tempo.

Idealizada em 1921, o circuito usa estradas públicas que ligam as cidades de Francorchamps, Malmedy e Stavelot, com uma forma triangular e comprimento de 13 km; três anos após sua inauguração, sediou o primeiro GP belga. Com seu traçado original, Spa compôs o calendário da primeira temporada da F-1, em 1950, e passou por uma remodelação na década de 70, passando aos atuais 7.004 metros em 1983 e conservando muitas das características do traçado original.

Com 20 curvas, Spa-Francorchamps é caracterizado como uma pista de média para alta velocidade, onde os pilotos percorrem cerca de 71% da volta com o pé cravado no acelerador. O traçado possui, também, o maior trecho em declive do calendário, são 2,5 km de pura descida no miolo do circuito, além das curvas mais famosas do calendário, como a Bus Stop, a Blanchimont, a La Source e a temida Eau Rouge, entre outras.


Enorê Brião Bragança.

Um comentário:

  1. Belo post amigo !! Essa é a mais bela pista do calendário atual da F1 !! Linda, tem Historia, Tradição !! Corre o risco de sumir no calendário de 2012 graças a sede de dinheiro desmedida de Sir Bernie !!! Vamos torcer para que alguém ilumine a cabeça desse "ser", para o bem da F1, de Spa e dos milhares de Fas que amam a verdadeira F1 !!!

    ResponderExcluir