Basquete - CBB convoca Seleção Masculina Principal


O técnico argentino Rubén Magnano, 55 anos, contratado pela Confederação Brasileira de Basquetebol para comandar a Seleção Masculina Adulta, divulgou no inicio da tarde dessa 5ª feira o rol de 33 jogadores convocados para o torneio sulamericano, 23 a 31 de julho na Colômbia, e preparatório para o Mundial que será realizado na Túrquia, de 28 de agosto a 12 de setembro. Os 03 atletas que competem na liga profissional dos EUA - NBA, o guarda Leandro Barbosa do Phoenix Suns foi relacionado como armador, o pivô móvel Anderson Varejão do Cleveland Cavaliers e o pivô Nenê Hilário do Denver Nuggets estão confirmados.

As competições tem fases distintas de preparação e a primeira começa com a apresentação de 23 selecionados no próximo dia 24, no Esporte Clube Pinheiros em São Paulo - SP, com vistas ao 44º Campeonato continental. Já no dia 19 de julho o restante do grupo se reúne aos 09 outros selecionados visando o 16º mundial. A esperança é que voltemos a ter uma digna colocação que assegure nossa classificação para as Olimpíadas, uma vez que, o técnico RM já conquistou a medalha de ouro frente à Seleção Argentina, em Atenas, na Grécia, em 2004. O vice campeonato Mundial de 2002, ainda arrebatou 20 outros títulos.

São 11 jogadores que atuam no exterior, 05 deles no país atual campeão mundial e medalha de prata na Olimpiada da China, Espanha; e 13 convocados com base nas atuações da 2ª edição da Liga Nacional de Basquete para a primeira etapa de treinamentos, uma espécie de exame técnico, físico, tático, psicológico, prático e teórico, quem se der bem tem chances de disputar o mundial.

Esses atletas compõem o que ficou denominado como Grupo 01:

André Luiz Brugger (armador/Joinville)
André Luiz Goes (armador/Joinville)
André Stefanelli(armador/Paulistano)
Arthur Belchior (armador/Brasília)
Augusto Lima (pivô/Unicaja-ESP)
Audrei Parisotto (armador/Joinville)
Bruno Fiorotto (pivô/Tenerife Rural-ESP)
Carlos Cobos (armador/Clinicas Rincon Axarquia-ESP)
Duda Machado (armador/Flamengo)
Fabrício de Melo (pivô/Sagemont High School-EUA)
Fúlvio Chiantia (armador/São José)
Hátila Passos (pivô/Marinos-VEN)
Hélio Lima (armador/Flamengo)
João Paulo Batista (pivô/Le Mans-FRA)
Jonathan Tavernari (ala/BYU Utah-EUA)
Lucas Cipolini (pivô/BYU Hawai-EUA)
Marquinhos (ala/Sutor Basket Montegranaro-ITA)
Murilo Becker (pivô/Minas)
Paulo Prestes (pivô/CB Murcia-ESP)
Rafael Ferreira (pivô/São José)
Rafael Hettsheimer (pivô/Xacobeo Blu Sens-ESP)
Olivinha (ala/Pinheiros)
Wellington Santos (armador/Brasília)
Vitor Benite (armador/Franca)


São 03 armadores do Joinville – SC, 02 atletas do Flamengo – RJ, do campeão paulista, o São José e Brasília – DF; 01 do Minas – MG, Franca – SP, Pinheiros e Paulistano - SP. Atuam 05 na Espanha, 01 no desporto estudantil e 02 no Universitário dos EUA, 01 na França, Venezuela e Itália.

Espero que a comissão técnica esteja com tudo planejado para lidar com 24 jogadores, pois não é segredo que somente 10 fazem coletivo por vez.

O denominado Grupo 02 tem jogadores mais experientes e exatamente por esse argumento exige preparação física diferenciada e 04 disputam a série de jogos finais da Liga Nacional, um pelo Flamengo – RJ que busca o bicampeonato, o ala armador Marcelinho Machado, e os outros 03 defendem o Brasília – DF, o armador Valtinho, o guarda armador Alex Garcia e o ala Gulherme Giovannoni. Juntam-se a eles 02 jogadores do Caja Laboral da Espanha e os 03 representantes brasileiros na NBA: Anderson Varejão (pivô/Cleveland Cavaliers-EUA), Nenê (pivô/Denver Nuggets-EUA), Leandrinho Barbosa (armador/Phoenix Suns-EUA) e um cobiçado jogador que atua na Espanha e que deve se transferir para o ano para NBA, o pivô catarinense Tiago Splitter, colega de equipe do armador Marcelinho Huertas, ambos do Caja Laboral – ESP.

Pensando em um trabalho de renovação a médio e longo prazo, o técnico convocou mais 02 atletas como convidados: Jordan Burger (ala/Sevilla Cajasol-ESP) e Raul Togni Neto (armador/Minas).

Ainda durante a próxima semana, no máximo, serão anunciados os locais e métodos de treinamentos.

O Brasil está no Grupo B, ao lado de EUA, Croácia, Eslovênia, Tunísia e Irã.

Enorê Brião Bragança

Um comentário: