Automobilismo F - 1: Vai uma saladinha de chuchu?

Mais sem graça que namoro sem beijo e macarronada sem queijo. Esse o resumo da 5ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1, o Grande Prêmio de Barcelona na Espanha, vitória incontestável do australiano Mark Webber - Red Bull e que liderou de ponta a ponta sem ser incomodado em nenhuma das 66 voltas, mesmo sua equipe não demonstrando eficiência quanto à durabilidade dos freios e na troca de pneus do monoposto de Sebastian Vettel, fator que tirou o 2º lugar do piloto alemão, que se beneficiou, há poucas voltas do final, do acidente ocasionado pelo estouro do pneu dianteiro esquerdo da McLaren de Lewis Hamilton, completando o pódium.

Para extrema empolgação da torcida espanhola, Fernando Alonso da Ferrari não ultrapassou ninguém, mas conseguiu cruzar a linha de chegada na segunda posição em uma irritante demonstração de sorte de campeão. Herdou as posições de Vettel que fez duas paradas para troca de pneus e com o acidente de seu ex companheiro de McLaren, Lewis Hamilton.

Alguns raros pégas nas posições intermediárias e também enquanto duraram as tentativas do líder do campeonato, o Britânico Jenson Button da McLaren em devolver a ultrapassagem, saída dos boxes depois da troca de pneus, ao heptacampeão Michael Schumacher da Mercedes, então respectivamente 4ª e 5ª colocação, o que acabou não se concretizando para não se expor a riscos maiores, afinal valem pontos para o campeonato. Essa disputa permitiu uma aproximação do brasileiro Felipe Massa, mas na 25ª volta deixou de ser emocionante, ou seja, ao contornar a última curva do “S”, Massa percorreu o traçado normal corrigindo ligeira saída de traseira como todos fazem e se deparou com a traseira do carro do indiano Karun Chandhok, companheiro de equipe do Bruno Senna na Team Hispania. O esbarrão danificou uma aleta do spoiler, asa dianteira, o que não comprometeu o rendimento da Ferrari de Felipe Massa que ganhou duas posições na largada, superando ao polonês da Renault, Robert Kubica, e Nico Rosberg, alemão da Mercedes. Com poucas voltas o Bruno saiu em uma curva de alta velocidade, reflexo da falta de equilíbrio e pressão aerodinâmica.

Destaque mesmo foi Rubens Barrichello que largou na 17ª posição e já na primeira curva estava em 13º lugar e seguiu com sua Williams até concluir em 9º lugar, garantindo 02 pontos.

O que dá para afirmar é o seguinte, o conhecimento de Brown a frente da equipe Mercedes é um grande diferencial. Com a rápida troca de pneus de Schumacher, inferior a 4 segundos, permitiu abrir ligeira folga em relação a Felipe Massa ainda nos boxes e depois facilitou para que o piloto alemão superasse o líder do campeonato, Button.

O outro brasileiro da categoria, Lucas di Grassi da Virgin cruzou em 19º lugar.

A classificação da Prova:
1°. Mark Webber;
2°. Fernando Alonso;
3°. Sebastian Vettel;
4°. Michael Schumacher;
5°. Jenson Button;
6°. Felipe Massa;
7°. Adrian Sutil – piloto alemão da Force India-Mercedes;
8°. Robert Kubica;
9°. Rubens Barrichello e
10°. Jaime Alguersuari espanhol da equipe Toro Rosso com motor Ferrari.

Classificação do Campeonato
Jenson Button tem 70 pontos e lidera ameaçado por Fernando Alonso que tem 03 pontos a menos. A equipe Red Bull tem seus pilotos na 3ª e 4ª colocação, Sebastian Vettel tem 07 de vantagem para os 53 pontos de Mark Webber, já Nico Rosberg permanece com a diferença mínima para Lewis Hamilton, 50 a 49. Felipe Massa é io 7º colocado com 49 pontos. Rubens Barrichello é o 12º com 07 pontos.
Próximo GP será em Mônaco nesse domingo. Recomendo para quem tem insônia.
Enorê Brião Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário