Futebol - Convocação da Seleção Brasileira

Conheces alguém que seja turrão? Ele é ousado em ter contra-argumentos para mudar suas convicções? Se respondeu, sim e não, vai facilitar a compreensão sobre essa analise da convocação da seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo da África do Sul.

Temos que considerar algumas premissas da Seleção do técnico DUNGA, exceto a olimpíada que ficou com a medalha de bronze – 3ª colocação, ele ganhou tudo à frente do escrete nacional nesses 03 anos. É bem verdade que sem desmerito que 02 competições, a fase classificatória e Cpoa América, restringe a participação de seleções do nosso continente, convenhamos, têm umas seleçõeszinhas que DEUS nos acuda. Um misto lá da rua de casa empataria sem gols, na casa do adversário, ainda com o juiz se equivocando contra nós sem parar, lógico, porque a Dª. Martha tem enfrentado problemas com insônia, então ficaríamos na retranca, além dos efeitos da altitude.

Ele confia em um grupo de jogadores que jamais decidiram uma partida, mesmo sendo tomadores de bola, interceptadores de passes, desarmadores na acepção da palavra, mas se submeteram a disputar a Copa América ou em outro momento, colaboraram de alguma maneira. Josué é um desses exemplos, revelado pelo Pôrto de Caruaru – PE e depois estourou no Goiás com transferência posterior ao São Paulo, ora no futebol alemão. Um alento, já declarou que “não vamos re-editar os erros da última copa, convocando atletas fora de seu condicionamento físico próximo do ideal”, logo, não precisa ter um QI médio para riscarmos o atacante Adriano do Flamengo de qualquer possibilidade de lista. Corre um boato que a presidente rubro negra, a ex nadadora Patrícia Amorim, não deve renovar com o profissional que gazeia muitos treinos, inclusive o contrato termina antes da Copa.

Ainda sobre a óptica do técnico:
Júlio César, o melhor goleiro do mundo na atualidade; e Vítor do Grêmio, imagino, convocados. Será que vai insistir no Doni, ex Botafogo de Ribeirão Prêto e Corinthíans – SP, Caxias -RS, Cruzeiro-MG e reserva no Roma da Itália? Na lista com os outros 07 convocados que será propalada no final da tarde, teremos mais um goleiro, provavelmente Gomes do Tottenham da ilha britânica.

Na lateral direita não há dúvida, Maicon da Inter de Milão – Itália e Daniel Alves do Barcelona – Espanha, quebra um galhão como meia armador e converte falta salvadora.

Zaguerio e capitão Lúcio da Inter de Milão, Juan da Roma – Itália, Thiago Silva da Inter de Milão, ainda mais depois de anular o melhor do mundo, o argentino Messi da equipe catalã eliminada no certame europeu; o regular Luizão do Benfica não seria surpresa. Essas posições, quarto beque e o zagueiro central, me parecem as mais serenas de escolhas.

Lateral esquerda, setor em que pairam as maiores dúvidas. Há quem diga que o Roberto Carlos – Corinthíans – SP teria chance, não pelo o que está rendendo, mas por simples carência. Kléber do Internacional de Porto Alegre tem maior chance entre os que atuam no Brasil, mas temos indícios que o veteraníssimo Gilberto pode estar na lista, ainda mais que joga no meio campo também. André Santos que jogou no Corinthíans-SP antes de se transferir para o Fenerbach da Turquia se desconvocou com os escândalos em hotéis e expulsão no jogo do Recife pelas eliminatórias. Achometro acionado, não sei sequer justificar, mas acredito que 02 que jogam na Espanha tem chances, Maxwell revelado pelo Cruzeiro-MG que foi para a Holanda muito jovem e ora está no Barcelona, o outro foi revelado pelo Fluminense e que está na equipe Madri lenha do Real, Marcelo tem remota possibilidade. Nessa de polivalentes, o Michel Bastos que jogou pelo Atlético Paranaense e está no Lyon da França, faz às vezes de um meia esquerda é o preferido, mesmo sem atuar há tempos como lateral. Não queiram explicações, cobrem do Dunga, aliás, erro que cometeu com nas convocações de Mancinni, ex Atlético Mineiro - MG e que está na Itália, em um time de Milão, onde sempre jogou como 3º homem de meia cancha e foi testado como lateral direito, sua posição de origem.

Meio de campo de contenção, vaga assegurada para o Gilberto Silva que deve deixar o Panathinaikos da Grécia para retornar ao Atlético Mineiro após a copa, como diria Chico Buarque e Vinicius de Morais, “é a crise irmão”. Ramirez, ex Cruzeiro e que conquistou o campeonato dos patrícios com o Benfica de Lisboa, não suscita dúvidas. O Felipe Melo andou pisando a bola na Juventus e a imprensa italiana fala até em dispensa, o ambiente para ele está confuso. Seguindo a visão de lealdade do técnico da seleção, Elano do Galatasaray da Túrquia, já tem passaporte carimbado rumo a terra de Nelson Mandela. Lucas do Liverpool da Grã Bretanha pode surgir. Josué não seria nenhum alarde, assim como Julio Baptista, ala dos chamados jogadores de confiança. Kléberson do Flamengo deve ser mais um dos volantes!!!

O atacante Kaká do Real Madri que está devendo esse ano uma exibição com seu esforço tradicional, isso mesmo, tenho-o somente como esforçado, nada demais, com quem vi jogar essa comparação é até simplista. Robinho - Santos – SP, Luís Fabiano do Sevilla e Nilmar do Villarreal também da Espanha estão garantidos. Não sei o porquê, mas tenho em mente que o Paulo Henrique “Ganso” do Santos – SP vai à copa, mas com propensão de que seu nome esteja inicialmente nos apontamentos dos 30 selecionados, assim como o Neymar da equipe praiana, esse não iria. Com o Robinho ciceroneando o Ganso, ele por si só se sentiria em casa. Entre o Grafite, atuou uma vez pela seleção e está defendendo um clube alemão, e o Diego Tardelli que tanto pode ser centro avante ou ponta de lança, fico com o alvi negro da capital das alterosas, Atlético Mineiro.

Resta esperar que as convicções do Dunga não sejam um confronto para envergonhar a Branca de Neve e os outros 06 anões!

Enorê Brião Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário