O que era para ser uma verdadeira demonstração de alto nível em uma das melhores pistas do calendário oficial da Fórmula 1, a soberania de uma equipe confirmando a liderança, virou cena pastelão de curral, onde o Touro Vermelho mais jovem chifrou o mais experiente e que está melhor no pedaço. Agindo ainda pela emoção, o imaturo sinalizou que o mais velho é louco. Depois veio a sessão panos quentes.
Ao invés do retorno da Ferrari as conquistas, comemorando seus 800 Grandes Prêmios de F – 1, o GP da Turquia deu mostras que o alemão Sebastian Vettel sentiu psicologicamente o problema na barra estabilizadora traseira que o tirou da primeira posição de largada e colocou pressão em si mesmo, mais ou menos como o campeão de 2008, o britânico Lewis Hamilton que não vencia desde o GP de Singapura em 2009.
Com a forçosa troca do motor Cosworth de seu Virgin, o brasileiro Lucas di Grassi largou dos boxes, colocando-se quase que ao término da volta da apresentação.
Pequenas alterações no sinal verde, Mark Webber em primeiro seguido de Vettel que superou ao Lewis Hamilton da McLaren, Michael Schumaker da Mercedes , Jensen Buton da McLaren, Massa retomou a 8ª posição do russo Petrov da Renault, Rubens Barichello foi tocado e caiu para 20º lugar e Bruno Senna com seu Hispanica fez 06 ultrapassagens.
Com sobras a dupla de pilotos da RBS comandava a corrida e conseguiram ampliar ligeiramente a diferença para as McLaren na troca de pneus. Já na 18ª volta, os engenheiros de equipe orientam a Hamilton e a Buton a conservarem pneus, o que freiou o ímpeto de LH que pressionava a Sebastian Vettel. As equipes conviviam desde a 24ª volta com a perspectiva de chuva, desmentida por poucos pingos nas lentes a bordo dos carros, com LH se aproximando de SV. Registrando volta mais rápida sob voltas mais rápidas, Jensen Buton impulsionou seu colega de equipe para cima do Vettel que se desvencilhou e na 40ª volta surpreende aos amantes da velocidade, inclusive os componentes de sua equipe, ele forçou barbaramente a amizade com Mark Webber na famigerada curva 12, pela linha interna da curva tentou abrir e seu pneu traseiro direito colidiu com a frente do carro do australiano que assistiu a tudo atordoado com a explosão do pneu e a mudança abrupta de traçado, já que não teve outra alternativa, a não ser passar reto e perder 02 posições para os pilotos da McLaren e de quebra ter de trocar o spoiler dianteiro do carro. Alucinado e sem noção, Sebastian Vettel sinalizou para as câmeras que o Mark Webber era louco, circulando um dos dedos em volta de um dos ouvidos.
Amedrontados com o que acompanharam, a McLaren alerta sobre o chuvisco sem maiores conseqüências e ordena que seus pilotos poupem pneus e combustível. De nada adiantou, o desejo prevaleceu sobre a razão e Buton com equipamento mais conservado ultrapassou a Hamilton na reta que não esmoreceu, dividiu as 02 curvas que antecedem a reta dos boxes e re assumiu sua posição na pequena referida reta, a menor em se tratando de F - 1. Preservaram a orientação dos boxes.
O espanhol Fernando Alonso demonstrou sua condição de bicampeão mundial, herdou novamente 02 colocações por abandono e ao dividir uma curva com o russo da Renault, Petrov, que com seu pneu traseiro esquerdo tocou no direito dianteiro e saiu da curva com o mesmo pneu furado, chegando em 8º lugar e Felipe Massa um posição a frente, ele que conquistou sua primeira vitória exatamente nesse circuito de curvas de alta velocidade e com aderência diferente em cada uma delas.
A McLaren rompeu com a hegemonia da Red Bull com Hamilton voltando a vencer.
RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA TURQUIA
1º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1h28m47s620
2º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 2s645
3º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 24s285
4º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 31s110
5º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 32s266
6º - Robert Kubica (POL) Renault - a 32s284
7º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 36s635
8º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 46s544
9º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 49s029
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 1m05s650
11º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - a 1m05s944
12º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a 1m07s800
13º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a uma volta
14º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a uma volta
15º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a uma volta
16º - Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
17º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a uma volta
18º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a duas voltas
19º - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a três voltas
ABANDONOS
Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth - a cinco voltas
Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - a 11 voltas
Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 18 voltas
Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - a 24 voltas
Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - a 25 voltas
MELHOR VOLTA
Vitaly Petrov (RUS) Renault - 1m29s165, na 57ª
http://www.lancenet.com.br/formula-1/
Nesse link, Felipe Massa afirma que a corrida foi entediante ao invés de maravilhosa como setores da imprensa afiançaram:
http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/18751/
Mesmo acidentado, vítima de diarréia cerebral de seu colega de equipe Sebastian Vettel, Mark Webber ainda assim é o líder na tábua de classificação com 93 pontos, o 2º é Jensen Buton com 04 pontos de vantagem do outro piloto da McLaren, Hamilton que tem 84, enquanto Fernando Alonso da Ferrari tem 79 e está em 5º, vantagem mínima para Vettel que despencou para o 6º lugar com os mesmos 78 pontos de quando chegou a Turquia. Felipe Massa ocupa a mesma posição de pista da 7ª etapa na classificação, 7º com 67 pontos. Rubens Barrichello é o 12° colocado com 07 pontos.
A próxima corrida é no Canadá, em Montreal em 02 semanas.
Enorê Brião Bragança
Ao invés do retorno da Ferrari as conquistas, comemorando seus 800 Grandes Prêmios de F – 1, o GP da Turquia deu mostras que o alemão Sebastian Vettel sentiu psicologicamente o problema na barra estabilizadora traseira que o tirou da primeira posição de largada e colocou pressão em si mesmo, mais ou menos como o campeão de 2008, o britânico Lewis Hamilton que não vencia desde o GP de Singapura em 2009.
Com a forçosa troca do motor Cosworth de seu Virgin, o brasileiro Lucas di Grassi largou dos boxes, colocando-se quase que ao término da volta da apresentação.
Pequenas alterações no sinal verde, Mark Webber em primeiro seguido de Vettel que superou ao Lewis Hamilton da McLaren, Michael Schumaker da Mercedes , Jensen Buton da McLaren, Massa retomou a 8ª posição do russo Petrov da Renault, Rubens Barichello foi tocado e caiu para 20º lugar e Bruno Senna com seu Hispanica fez 06 ultrapassagens.
Com sobras a dupla de pilotos da RBS comandava a corrida e conseguiram ampliar ligeiramente a diferença para as McLaren na troca de pneus. Já na 18ª volta, os engenheiros de equipe orientam a Hamilton e a Buton a conservarem pneus, o que freiou o ímpeto de LH que pressionava a Sebastian Vettel. As equipes conviviam desde a 24ª volta com a perspectiva de chuva, desmentida por poucos pingos nas lentes a bordo dos carros, com LH se aproximando de SV. Registrando volta mais rápida sob voltas mais rápidas, Jensen Buton impulsionou seu colega de equipe para cima do Vettel que se desvencilhou e na 40ª volta surpreende aos amantes da velocidade, inclusive os componentes de sua equipe, ele forçou barbaramente a amizade com Mark Webber na famigerada curva 12, pela linha interna da curva tentou abrir e seu pneu traseiro direito colidiu com a frente do carro do australiano que assistiu a tudo atordoado com a explosão do pneu e a mudança abrupta de traçado, já que não teve outra alternativa, a não ser passar reto e perder 02 posições para os pilotos da McLaren e de quebra ter de trocar o spoiler dianteiro do carro. Alucinado e sem noção, Sebastian Vettel sinalizou para as câmeras que o Mark Webber era louco, circulando um dos dedos em volta de um dos ouvidos.
Amedrontados com o que acompanharam, a McLaren alerta sobre o chuvisco sem maiores conseqüências e ordena que seus pilotos poupem pneus e combustível. De nada adiantou, o desejo prevaleceu sobre a razão e Buton com equipamento mais conservado ultrapassou a Hamilton na reta que não esmoreceu, dividiu as 02 curvas que antecedem a reta dos boxes e re assumiu sua posição na pequena referida reta, a menor em se tratando de F - 1. Preservaram a orientação dos boxes.
O espanhol Fernando Alonso demonstrou sua condição de bicampeão mundial, herdou novamente 02 colocações por abandono e ao dividir uma curva com o russo da Renault, Petrov, que com seu pneu traseiro esquerdo tocou no direito dianteiro e saiu da curva com o mesmo pneu furado, chegando em 8º lugar e Felipe Massa um posição a frente, ele que conquistou sua primeira vitória exatamente nesse circuito de curvas de alta velocidade e com aderência diferente em cada uma delas.
A McLaren rompeu com a hegemonia da Red Bull com Hamilton voltando a vencer.
RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA TURQUIA
1º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1h28m47s620
2º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 2s645
3º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 24s285
4º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 31s110
5º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 32s266
6º - Robert Kubica (POL) Renault - a 32s284
7º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 36s635
8º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 46s544
9º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 49s029
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 1m05s650
11º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - a 1m05s944
12º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a 1m07s800
13º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a uma volta
14º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a uma volta
15º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a uma volta
16º - Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
17º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a uma volta
18º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a duas voltas
19º - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a três voltas
ABANDONOS
Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth - a cinco voltas
Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - a 11 voltas
Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 18 voltas
Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - a 24 voltas
Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - a 25 voltas
MELHOR VOLTA
Vitaly Petrov (RUS) Renault - 1m29s165, na 57ª
http://www.lancenet.com.br/formula-1/
Nesse link, Felipe Massa afirma que a corrida foi entediante ao invés de maravilhosa como setores da imprensa afiançaram:
http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/18751/
Mesmo acidentado, vítima de diarréia cerebral de seu colega de equipe Sebastian Vettel, Mark Webber ainda assim é o líder na tábua de classificação com 93 pontos, o 2º é Jensen Buton com 04 pontos de vantagem do outro piloto da McLaren, Hamilton que tem 84, enquanto Fernando Alonso da Ferrari tem 79 e está em 5º, vantagem mínima para Vettel que despencou para o 6º lugar com os mesmos 78 pontos de quando chegou a Turquia. Felipe Massa ocupa a mesma posição de pista da 7ª etapa na classificação, 7º com 67 pontos. Rubens Barrichello é o 12° colocado com 07 pontos.
A próxima corrida é no Canadá, em Montreal em 02 semanas.
Enorê Brião Bragança