Automodelismo de Fenda Digital - Equipes formadas para as 1.200 voltas de SCX Digital Porsche Cup - Goiano de Endurance.

Acontece neste sábado nos Jardins, em Aparecida de Goiânia, região metropolitana, a 2ª Etapa do Campeonato Goiano SCX Digital de Endurance, provas de longa duração, desta feita com a corrida envolvendo os Porsches 911 GT3, categoria também denominada de Porsche Cup. O horário da prova está confirmadíssimo para as 11hs da manhã e a sede da equipe que vai sediar o evento é na C Racing ou também conhecida como Chiquinho Racing.

Impressiona o alto nível de organização e a intensa preocupação com a competitividade sempre com reflexos no mais simples ato, o que nos faz lembrar o brilhantismo dos pioneiros nessa modalidade de esporte em Goiás, Autorama Digital da marca SCX, Cristhiano Vaz - Kitty, Fábio Passáglia - Fabím, Ricardo Câmara - Rica e o Francisco Ávila - Chiquinho.

O traçado já está definido e os pilotos não pouparam voltas durante a sessão livre realizada na última semana, ainda mais considerando que os carros serão sorteados momentos antes da prova.

A composição das 06 equipes com seus respectivos pilotos, obedecendo o critério de 04 componentes:

Amarela - Rica, André Peixoto, Chiquinho e Frederico Peixoto;

Vermelha - Fabím, Sérgio Cunha - Sergím , Marco Siqueira e Fabrício;

Branca - Kitty, Nasser - Dr. Nascar, Cristiano que talvez não corra por motivos maiores e Renato Aguiar;

Verde - André Fleury - Dick Vigarista, Solon, Flávio Borges e Wiltão;

Azul - André Passáglia - Dedé, Eduardo Câmara - Dú, Ozílio e Fernando, ainda

Preta - Silvio Neto - Holmer Simpson, Fernando Curado - Q Jím, Armando Júnior e Paulo Baroni - Paulão.

A equipe Azul é formada por verdadeiras promessas, algumas já realidade, sendo a mais jovem das 1.200 Voltas SCX Digital Porsche Cup. Dedé já conquistou a 2ª edição da tradicional 03hs de Goiânia e o Ozílio lidera o Campeonato Goiano de Replicamodelismo de Fenda Digital voltado para as corridas de velocidade e o Dú Câmara, até acontecer a cisão entre os pilotos do Digital com o proprietário da pista da Mister JACK que promove os estaduais analógicos, Maurício Vianna, mesmo sem disputar todas as etapas do 1º torneio classificatório, estava a frente do seu pai, Ricardo Câmara, na classificação dos pilotos por pontos. Outro fator que desperta atenção é o número cada vez maior de pilotos que migram do Automodelismo de Fenda de Réplicas Analógicas.

O experimentadíssimo piloto Armando Júnior, por exemplo, estava afastado há anos, inclusive dos Campeonatos de Speed para poder curtir a princesinha que agora habita seu lar. Retorna em uma prova oficial da categoria Digital, depois de auxiliar na captação de dados nos preparativos visando a participação brasileira, essencialmente goiana, na etapa de abertura do Europeu de Slot.It Grupo C, em junho em Verbano, na Itália. Armando pilotou o Porsche que será utilizado pela equipe para se observar o consumo de pneus relacionado com os ajustes da suspensão magnética que será a opção dos pilotos goianos.

Vale lembrar que na pista digital o controlador tem dispositivo para que o Slot car alterne de fenda, tanto em retas como em curvas, existe um padrão de energia que se consumido integralmente e o carro parar em qualquer parte do traçado o sistema automatiza a desclassificação de imediato. Para evitar a chamada pane seca, os competidores devem recorrer a uma estratégia de boxes, a qual permite durante o pit stop, colocar todo o combustível o somente a metade, elaborando quanto ao seguinte critério, com mais energia que representa maior quantidade de combustível compromete o desempenho da Réplica de Autorama Digital, pois significa excesso de peso e quanto maior o peso pior o rendimento em retas e curvas.

Na última edição das 3hs de SCX Digital de Goiânia somente para Corvettes, o piloto Bruno Pinheiro Semeghinni utilizou somente metade do tanque para re abastecer e restando pouco mais de 07 minutos para o término da prova, tomou o 2º lugar até então ostentado pela equipe formada por Dé Passáglia, André Fleury e Solon. Também na 1ª Etapa do Campeonato Goiano Digital de Velocidade 2011, o piloto Sílvio, Homer Simpson, teve problemas mecânicos e compensou o atraso com a tática de correr boa parte do tempo utilizando somente a metade da capacidade do tanque de energia ou combustível. Ele concluiu ainda em 3º lugar com excelente recuperação. Conclui-se que, tática ou estratégia são de fundamental importância nas corridas da categoria Digital.

Enorê Brião Bragança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário