Automodelismo de Fenda Digital - 2ª Etapa do Goiano de Endurance teve Sessão de Treino Livre que assemelhava a uma brincadeira de esconde esconde.


Reparem que o pit lane é montando do lado oposto dos boxes para evitar fraudes, impedindo que pilotos e equipes aleguem que o carro não está obedecendo o controle de entrar para os boxes, executando a manobra com as mãos, o que é ilegal segundo o Regulamento do Campeonato Estadual de Replicamodelismo de Fenda Digital.


A maioria da patota foi, andou e tentou pegar mão do circuito seletivo da Chiquinho Racing que vai sediar a 2ª corrida do Campeonato Goiano SCX Digital de Endurance, as 1.200 Voltas Porsche 911 GT3, também chamada Prova da Porsche Cup. A princípio não havia preocupação com o tempo cronometrado de cada volta, desviando a atenção para percorrer certos trechos da pista com maior segurança, curvas de alta, explorando a possibilidade de maior velocidade, primordialmente nas retas.

Já quase no final do Treino Livre, Fábio Passáglia, o Fabím, sempre ele, cravou a melhor volta em pouco mais de 09 segundos, seguido bem próximo do Sílvio Neto, Homer Simpson, com a marca de 10s/s justos. Entre olhares havia quem sorria outros se preocupavam, enfim, na próxima 6ª feira, como diriam os automodelistas de fenda das antigas, "é que a cobra vai fumar e o bicho vai pegar!", pelo menos foi o que ouvi dizer, me contaram.

Algumas equipes se detiveram em treinar a entrada nos boxes para re abastecimento, o chamado pit stop. No Replicamodelismo de Fenda Digital, os carros correm com indicadores de energia que correspondem ao nível de combustível, na medida que vai passando o tempo e com o número de voltas assinaladas, esse nível caí indicando o consumo. A medida que se aproxima de 02 traços no marcador, o Slot car começa a apresentar falhas na alimentação indicando proximidade de uma pane seca que se ocorrer a equipe é desclassificada de imediato pelo sistema de automação da pista, então a obrigação de se recorrer aos boxes para efetuar o abastecimento ainda com pouquíssimo combustível. O piloto deve utilizar um recurso disponível no controlador de velocidade e acionando-o a réplica alterna de pista como em qualquer outro trecho do circuito, entrando nos boxes, único local em que se pode fazer o re abastecimento, repeti-se o manuseio do controlador de velocidade para a abertura do tanque, posteriormente, já com o carro parado ou desacelarado como queira, o piloto deve ficar acelerando para agilizar o re abastecimento, depois é só sair dos boxes e imprimir um ritmo consistente, mesmo com o que seria o rendimento com o tangue cheio ou pela metade. Outras características do Autorama Digital, alternar de fendas em retas e curvas, bastando que tenha a pista características com um X entre as fendas e faça funcionar o recurso no controle de velocidade, além de permitir que 06 carros corram simultaneamente. Os Automodelos de Fenda tem arranjos especiais com falta de eixo dianteiro, exatamente para acomodar o chip Digital que transfere os comandos de troca de pista e execução do pit stop.

Na verdade, não há ajustes pois os carros tem a mesma preparação conforme Regulamento, o qual prevê ainda, o sorteio entre as 06 equipes dos Porsches disponíveis, portanto, de nada adiantava se apegar em rodar somente com um dos Porsches.

Amanhã teremos novamente uma fonte mui fidedigna para nos informar a respeito. Para a corrida de longa duração no sábado, dependo da carona da mescla de piloto e blogueiro, Sílvio Neto, o Holmer Simpson do Autorama Gyn, óbvio, além da boa vontade e camaradagem de sempre dos organizadores.

Desde já, boa sorte aos competidores, pois tenho certeza do sucesso de mais esse evento esportivo, graças a competência, recepção e preocupação com a competitividade dos seus organizadores.

Enorê Brião Bragança.

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