Automodelismo de Fenda - Riley MK XI lançado pelo consórcio FLYER'S volta ao catálogo no site da FLY e já disponibilizado em alguns sites dos EUA.

Atenção entusiastas pelos Riley MK, especialmente os produzidos pela FLY com o nome de FLYER'S e ora FLY Madness, pois consta no site da indústria espanhola, foto logo acima, o retorno da réplica dessa série que disputa a Rolex Series nos EUA também conhecida como Daytona Prototypes. A referência do automodelo é 97002 e seu nome completo é Riley MK XI - 24hs Daytona 2007, pilotado por Auberlen, Alhadeff, Sigal e o mais famoso deles que ora disputa o Mundial FIA GT1 com uma Nissan GT - R, Karl Wendlinger, austríaco, 41 anos de idade, ocupando a 35ª colocação com 02 pontos. Essa réplica era considerada como fora de estoque.

Confesso, estamos tão carentes de novidades que me empolquei com essa notícia, ainda mais que sou colecionador dessa série e os recém lançados Doran da FLY Madness, também da linha Side Way da Racer com os Riley MK XX, ainda os Dallara's.

No último sábado inclusive, estivemos na Mister JACK Autorama, Bar, Restaurante e Pequenos Espetáculos e Exposições Culturais, oportunidade em que tentamos acertar meu FLYER'S Riley MK XI - Cidade do México Grand Am 2007, pilotado por Jon Fogarty e Alex Gurney, posteriormente esse carro foi pilotado pelo mineiro CRISTIANO Monteiro DA MATTA, favor ler o currículo do campeão da Indy Light em 1998 e campeão na Fórmula Indy em 2002, então intitulada de Fórmula Cart a época, fator preponderante para ser contratado pela equipe Toyota de Fórmula Um, aqui; em seu retorno ao automobilismo após o acidente, atropelou um cervo em altíssima velocidade na sessão aberta do Road América em Elkhart Lake, em 03/08/2006; e ficou muito tempo parado.

Outra réplica que tentei acertar foi o FLY Madness Ford Doran JE4 numeral 77 - Utah 2006 da mesma série. Em ambos verificou-se que os pneus giram em falso sobre as rodas traseiras, conforme vaticinou o dileto amigo Arcídio Gonçalves Castro Júnior, o CID da Trion, por imeiú e sem o menor contato visual que fosse com o automodelo de fenda. Aliás o mesmo ocorre com um Ninco Mosler e também uma Lamborghini da mesma marca.

Restam 02 saídas, a primeira é certificar se somente colando os pneus traseiros é suficiente, ou a necessidade da substituição do eixo traseiro, medir para certificar se cabem, pelo menos na traseira, as roda Trion DT ou na pior da hipóteses as Trion NS. As DT tem as seguintes dimensões: 17,20mm/s de altura por 11mm/s de largura, já os pneus, borracha ou silicone não importa a composição da mesma especificação, têm 20 por 11,50mm/s. Por sua vez, as rodas NS têm 16,20 por 8,20mm/s e os pneus 19 por 11,50mm/s. A vantagem da troca involuntária das rodas é que se pode substituir pelas anodizadas, ou seja, ao invés de coloridas com pintura elas passam pelo processo de anodização, formação de uma película de óxido aderente em sua superfície metálica, quando o metal é polarizado positivamente num eletrólito apropriado. Outra alteração é a substituição do motor FLY de aproximadamente 22.000rpm, os da Racer são os de 21.500rpm da Slot.It, pelos Trion de 27.000rpm a 12V/s, tentativa do próprio Arcídio que acha que não dá, pois o motor original é considerado um caixa longa em contraste de sua empresa que é tamanho caixa curta. Outra possibilidade para essa categoria englobando FLY e Racer seria a adoção de motores com 25.000rpm, pois existem os NSR de caixa longa, permitindo assim a reunião em uma mesma competição, o Campeonato Goiano Daytona Prototypes.

Nossos agradecimentos ao danado do CID que é contra, afirmando que são conceitos diferentes para competição.

Tenho que fazer um adendo quanto ao idioma pátrio. Anodizar é com "Z", então seguindo a ortografia atual, anodisadas deveria ser com "S", mas segundo minhas pesquisas e da professora com curso superior em letras, Odete Bolzan, a quem recorro para dirimir dúvidas, achamos ainda Anodizar e Anodizados(as), obviamente com "Z". Vale muito a explicação.

Enorê Brião Bragança.

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