Automodelismo de Fenda - Artigo ilustra categoria que pode competir no próximo Campeonato Goiano de Replicamodelismo de Fenda, a NSR Fiat 500.

http://www.topslotsntrains.com/topslotsntrains/final.asp?ref=NSR-1042-FIAT-ABARTH-SCORPION-500-RED-&id=7115&manufacturer='NSR'

Vislumbrando o NSR Fiat Abarth 500 e qual seria o seu desempenho nem me aprofundei em uma reflexão sobre a beleza da réplica. Esse contato que pareceria trivial tornou-se sensacional em se tratando de emoções, pois me fez lembrar da Faculdade de Psicologia da antiga UCGO, ainda bem que na época não fui filho da PUC, até 1985 aproximadamente. É que na Psicologia estudamos um seguimento denominado de Gestalt que passo a tentar explicar sem consultar os alfarábios ou minhas anotações amareladas pelo passar do tempo. Quando olhamos um Automodelo de Fenda em uma vitrine ou mesmo por foto, temos as primeiras percepções restritas a visão, então vimos o replicamodelo, são as primeiras impressões, as sensações globais e unificadas a respeito do que os nossos olhos proporcionaram ao captar ligeiramente as cores, formas etc. Diante dessas sensações em um passo seguinte, processadas pelo cérebro, aí teremos um contexto pormenorizado conforme a vivência sensorial de cada um de nós, gustação, audição, visão, olfato e tato, não necessariamente nessa ordem; quando passamos a interpretar as imagens do Slot car conforme nossa bagagem moral e intelectual, enxergando todas suas nuances como curvas, acabamento, detalhes etc.

Ainda na tentativa de ser mais preciso, relato uma frase popular que ficou na memória, citada no livro Gestalt do Objeto do professor João Gomes Filho:
" - O que se vê não é o que se percebe"

Para a jovem guarda, até uns 25 anos de idade, o que retratei sem tanta propiedade ou senso acadêmico, tem um livro que referenda essa temática e que foi considerado por muitos como uma literatura momentânea de título O Corpo Fala, da Editora Vozes, apontado como a bíblia da linguagem silenciosa da comunicação não verbal e de autoria de Pierre Weil e Roland Tompakow. Jovens se empenharam nessa leitura para decifrar as expressões corporais das moças, vítimas do ficar ou tão protagonistas quanto.

Na realidade esses Fiat's com preparação da Abarth como todos os carros de competição da Fabrica Internacional de Automóveis de Torino, desfilam elegância e são compactos. As réplicas da também italiana NSR vem equipadas com um potente motor Shark de 20.000rpm e segundo o amigo José Roberto G. Rizzardi, o famoso TIAMONI1 do Mercado Livre, Engenheiro Mecânico, automodelista das antiguíssimas e um dos colaboradores desse Blog, "dependem de fino acerto de transmissão, coroa e pinhão, seleção de rodas e pneus, melhor posicionamento do imã, além de excessivo zelo na retomada de aceleração. Só não sair da pista não cumpre os desafios de comandar essa replicamodelo de fenda em uma corrida".

Talvez se tivessem uma diversificação de cores em sua pintura teriam realçada sua plásticidade. No primeiro contato já fiquei empolgado e ao mostrar para o sócio proprietário da Mister JACK Autorama, Bar, Restaurante e Pequenos Espetáculos e Exposições Culturais, o Maurício Vianna, concordou que poderia ser uma atrativa prova para para a categoria feminina, dado as dificuldades de aquisição dos Revell Monogram Uniroyal VW Fun Cup Cars.

Não quero alcaguetar, já sem trema, ninguém, mas essa é uma das justificativas mais populares para adquirir um carro de autorama meio que revelando para a esposa, noiva ou namorada, tentando introduzi-la nessa modalidade de esporte. Alá êin? sem anedotas com o introduzir.

Já redigi sobre psicologia e agora o segundo motivo desse artigo, nesse endereço tem uma competição com essas carangas, com 26 pilotos e presumo ter sido espetacular pela descrição dos participantes desse Fórum italiano em que pesquiso muito. Tá certo, tem a questão do bairrismo, anotado!

Bitbytes do Esporte também é cultura. Qual a designação para quem não sente cheiro?

Quem respondeu, se alguém, anósmico, que sofre de anosfresia, acertou, meus parabéns, tens direito a pedir a melhor panqueca do Brasil, indiscutivelmente da Mister JACK, com direito a beijo do Mauricião no final do expediente, lógico, desde que pague o preço estipulado regularmente, pela deliciosa massa recheadíssima, caso contrário vão arrumar confusão com a Dª Amanda, a sócia proprietária.

O Mauricião solicitou que postasse essa matéria no Blog da Autorama Mister JACK, só que para variar, não acertei a senha. Tentei a exaustão e de outra forma, elaborei nova redação e aí está.

Lembrando que nosso Blog tem outros diletos colaboradores da estirpe de Arcídio Gonçalves Castro Júnior, o popular Cid da Trion, e o amigo Fernando Antônio Curado, o QÜEIJINHO, que sempre empresta réplicas para observarmos possibilidades de preparação ou para artigos, simplesmente.

Enorê Brião Bragança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário