Automodelismo de Fenda - Pioneiro no Replicamodelismo de Fenda em Goiás, analógico e digital, também na participação da Abertura do Europeu.

Fábio Passáglia, o Fabím, respondeu por imeiú algumas indagações que fiz sobre a participação de um trio de pilotos goianos, além dele, o Fernando Antônio Curado - Q Jím e o Christiano Vaz - Kitty; reforçado por um paulistano, Arcídio Gonçalves Castro Júnior - Cid da Trion, na etapa de abertura do Campeonato Europeu Slot.It Grupo C, em Verbano, ao norte da Itália, há cerca de pouco mais de semana.

Pensei que o encontraria com novo ânimo, mas ele pareceu extremamente decepcionado não com a experiência épica, mas com o resultado que descreveu assim, "logicamente não achava que fossemos chegar lá e simplesmente ganhar, mas acreditava que pudéssemos trazer um resultado melhor, digno de nossas aspirações, mas particularmente acho que enquanto equipe erramos circunstancialmente. Faltou experiência em instalar e testar a iluminação que foi um item que mais nos causou problemas. Por exemplo, percebi que algumas equipes não utilizavam a suspensão magnética e sim a de mola e com rendimento bem satisfatório, o acerto está em outras questões que só fui observar no desenvolvimento da prova mas aí já era tarde. Quanto a andar sem imã em pista de plástico, essa pra mim e a grande diferença do verdadeiro slot car e o esporte que praticamos. Por outro lado, presenciar que o slot car na Europa é tratado com mais profissionalismo, tanto na organização quanto nas relações humanas, com as pessoas, as rivalidades existem mas com muito respeito, há um duelo particular comovente entre espanhóis e italianos", antecipou Fábio Passáglia. Essa disputa a parte entre espanhóis e italianos é reflexo dos países que tem maior influência no mercado das Réplicas de Automodelismo de Fenda em todo mundo, na Itália temos as marcas Slot.It, NSR, Ostorero, Racer, MB Slot e outras com quinhão menor de consumidores, enquanto na Espanha temos a Scalextric que importa para o resto do mundo como SCX, a FLY, Ninco, Avant Slot, Spirit, Sloting Plus, Hobby Slot etc.

Indaguei sobre essa universidade como noviciado e ele se empolgou, "A organização deles é também impecável para promover um Campeonato com provas de Endurance, longa duração, é contagiante. Meu amadurecimento como promotor, organizador, preparador, chefe de equipe, piloto ou tático se deve muito a essa experiência inédita para os Automodelistas de Fenda de Goiás. Retornei cheio de idéias, maquinando situações e planos, embora considere todos de difícil implantação no Brasil, em especial no nosso estado. Estou analisando algumas questões, mas sigo com o propósito de termos a primeira pista de plástico com pelo menos 08 fendas, ou seja, 04 pistas montadas lado a lado", enfatizou o Fabím.

A competitividade sem comprometimento maior despertou a atenção dos brasileiros, "Sensacional o nosso relacionamento com as equipes portuguesas e italianas, os espanhóis não são reservados, me pareceram que são estrelas mesmo. Fomos convidados pelo Maurízío Ferrari da Slot.It a visitar o escritório deles, acompanhamos o sistema digital que será lançado a partir do mês de setembro, mesclando analógico com digital sem nenhuma alteração operacional. Posso até imaginar uma nova pergunta para o teu Blog, se essa visita e consideração especial da Slot.It pode trazer benefícios ao consumidor brasileiro? Penso que tudo depende da política de importação brasileira ora em vigor, mas que ele, Maurízio Ferrari está aberto para ouvir nossa necessidades e reivindicações. De primeira mão, me convidou para uma prova alusiva ao lançamento mundial do sistema digital Oxigen, da marca que ele representa, em outubro, e estou propenso a aceitar o convite, ainda mais que nem ventilamos competir nas outras 02 etapas do Europeu deste ano, uma na Espanha e a outra na Bélgica, conforme já noticiou", sentenciou o Fabím.

A delegação brasileira não foi importunada pelo constrangimento, momento delicado nas relações diplomáticas entre Brasil e Itália, devido a não deportação do Cesare Batistutte, considerado criminoso pela justiça do País da Bota, mas que o governo brasileiro deixou ficar aqui. "Só lembrei disso porque me perguntou", afirmou o chefe da equipe GO Brasil Slot. Durante a etapa do Mundial de Voli de Praia, na capital italiana, Roma, as duplas brasileiras, masculinas e femininas, foram importunadas com manifestantes que arremessaram laranjas na demarcação da quadra.

Retornarão no próximo ano?
- "Já estou dentro, desde já me preparando e traçando novas estratégias. Talvez façamos uma parceria com uma equipe italiana no que tange ao acerto da Réplica de Fenda, além do que, a Slot.It já se colocou a disposição para ajudar também. Quero aproveitar a ocasião para destacar que o piloto Fernando Q - Jím saiu-se muito bem, agradecer a todos por essa experiência e me desculpar, pois tomei a frente de tudo e fiquei mais de 30 horas sem dormir, o que convenhamos, compromete o desempenho de qualquer mortal! Só gostaria Enorê, que mais pessoas também se preocupassem com essa modalidade de esporte, quer queira como hobby ou entretenimento, não importa, mas isto parece um sonho inatingível", confidenciou Fábio Passáglia, quem idealizou e conduziu a primeira experiência de pilotos goianos em uma competição válida pelo Campeonato Europeu.

Enorê Brião Bragança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário