Automodelismo de Fenda - Lineo Pestana Fernandes correspondeu, como sempre, ao pintar as carrocerias da equipe brasileira que disputa neste final de semana em Germignaga, Verbano, Itália, a 2ª Etapa do Europeu de Endurance Slot.It Grupo C.


Seguindo ao pragmatismo habitual, excelente produtor visual de carrocerias de Réplicas para Autorama e um fotógrafo lambe lambe, Lineo Pestana Fernandes  argumentou que foram feitas de um aparelho celular sem tantos recursos, é o autor dessa opção para a equipe Brasileira na 2ª Etapa do Europeu de Endurance Slot.It Grupo C desta temporada, um Porsche 962 IMSA, difere dos demais por ter uma entrada de ar logo acima da cabine. Esse modelo é um lançamento autorizado especialmente para essa prova, com a falta de tempo para treinos e acertos de preparação e também pegar mão dos traçados, pode se tornar uma incógnita seu aproveitamento, ainda mais levando em conta que se trata da carroceria mais leve já lançada pela Slot.It, 16 gramas.


Essas fotos são da outra opção de automodelo, Lancia LC 02/85, cada um e com personalização sem tanto acréscimo de tintas, deve pesar pouco mais de 16,4g, 2ª carroceria da marca da terra da bota com a preocupação com desempenho, daí a massa pequena. Fisicamente o correto é massa, haja vista que, peso envolveria a multiplicação da massa pela ação da gravidade. Essa Lancia foi a predileta para a última etapa deste mesmo certame, no ano passado, na Bélgica. A Toyota 88C foi a inovadora quanto a massa da carroceria, 18g. 

A equipe OrgCar Brasil tem 05 estreantes neste Europeu, 02 excelentes preparadores que quebram o paradigma de quem sabe preparar não tem desempenho competitivo como piloto, Fernando José Bueno, popular Xulé, proprietário da Espaço Fórmula em Piracicaba - SP e o Sérgio Del Grande, leia-se DG, sigla da loja com pista na capital paulistana. A experiência de ambos incumbe-os a traçarem uma estratégia conforme o desenrolar da competição que tem duração de 24h, tendo como grande desafio conter o impeto de 02 de seus principais pilotos e ainda os mais jovens, Cassiano Del Grande e Francisco Teodoro Arruda, o Fran, extremamente rápidos e desligados com a preocupação em poupar pneus e equipamento, como aconteceu com a primeira experiência internacional  dos paulistas da equipe, 24h de Trofa - Portugal, oportunidade que gastaram excessivo conjunto de pneus, o que gerou uma penalização eliminando a possibilidade de uma melhor colocação; qualidade inequívoca do paranaense Guilherme Negrello, rápido e com tocada limpa, sem exageros. Outro fator positivo é a participação do goiano Fábio Passáglia, Fabím, que disputou essa prova em 2012 e sua bagagem deve propiciar alguma vantagem ao grupo que representa a OrgCar, entidade que supervisiona e regulamenta os Campeonatos de Replicamodelismo de Fenda no Brasil, pena não estar em ritmo competitivo, vez que, o Campeonato Goiano sofreu uma paralisação devido a falta de pilotos para viabilizarem as provas regulares.

A se lamentar é que a equipe brasileira não poderá utilizar os pneus nacionais, nascidos da associação dos fundadores da OrgCar, Fernando José Bueno, Sérgio Del Grande e Pablo Pinheiro da Americana Autorama, da cidade de mesmo nome, interior de São Paulo, chamados de DFP, abreviatura de Del Grande, Fernando e Pinheiro. Uma da principais características destes pneus, qual seja seu componente, durabilidade.

A última etapa do paulista foi disputada há 02 semanas em Piracicaba e um programa local interessante registrou o evento. A participação no Europeu também foi destaque.


No Europeu são vários circuitos com o mesmo traçado, alguns com sentido contrário ou simplesmente um posicionamento invertido, em que as equipes são obrigadas a pilotarem e deve ser um dos segredos para se andar bem nesse tipo de certame continental.

Enorê Brião Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário