Automodelismo de Fenda - Espero que goianos e brasilienses tenham a real noção do Racing Day de amanhã, no Clube do Autorama.


Amanhã, sábado, o Clube do Autorama recebe um dos compromissos amistosos mais importantes dessa modalidade de esporte para a região Centro oeste, na minha humilde opinião mais até que sua inauguração. 

O Racing Day não se resume em um dia de treinos e corridas entre os pilotos de Goiás e do Distrito Federal, vai muito além de um propósito simplista. Além de estreitar relações, trata-se da possibilidade de se unirem em busca de melhores preços, de fazer valer a legislação do consumidor para a quase maioria absoluta dos produtos importados que abastecem o Autorama de Réplicas e, principalmente, discutir uma política de calendário, Regras, Regulamentos Técnico e Disciplinar, além de categorias para a Região, podendo inclusive englobar parte do estado de Minas Gerais e dependendo do sucesso, muitos outros.

A categoria selecionada advém do Grupo C da marca Slot.It, com os protótipos podendo se valer dos novos chassis Evo 06, que segundo informações dos Replicamodelistas de Fenda da Europa, melhoram em quase 30 milésimos o tempo por volta, o que no final de uma prova, velocidade ou resistência, impõe considerável vantagem. O Regulamento é o mesmo adotado para a 2ª Etapa do Campeonato Europeu realizado neste mês em Verbano, norte da Itália,  desta feita sem a participação dos goianos por força maior.

Os dirigentes e associados do Clube do Autorama já asseguraram chassis dessa especificação, embora com reduzido número de exemplares, visando atender aos Candangos da Mão Cheia, gente que acelera muito, basta imaginar a mão sobre o controle.

O Sérgio Putini, um dos líderes entre os pilotos do Distrito Federal, que tem uma pista de madeira em sua casa e que sedia o Campeonato Brasiliense, em contato com o organizador deste evento, o Sílvio Homer Simpson Neto, campeão do Torneio amistoso preparatório para o goiano e da prova teste da última 4ª feira; alertou que não poderia ainda enumerar os participantes vindos de lá, mas que a mobilização atingira considerável contingente de pilotos.

Somente com a chegada da delegação visitante será possível delinear sobre o horário de toda programação com velocidade e resistência com duração mínima só para ampliar o sentido da confraternização e como não poderia deixar de ser pelo exposto, sem a menor pretensão de aglutinar competitividade. A propositura inicial é das 14h as 15h e 30' corrida de velocidade, das 16 as 18h Endurance denominada de Goiânia Brasília.

Quando uma modalidade olímpica goiana incrementava intercâmbio com o Distrito Federal, costumava dizer que o trocar da fardamenta no vestiário era diferente, portanto é o que se espera para amanhã.

Quando pilotos daqui vão correr lá, são esperados com churrasco e com toda a cordialidade de bons anfitriões, o que dobra nossas incumbências.

Quando digo da necessidade de se unirem quanto as peças importadas, sinalizo com muitos imeiús que recebo de desportistas ou simplesmente consumidores que adquirem rodas empenadas de diversas marcas e tem de arcar sozinhos pelo prejuízo, pois vão reclamar para quem importou sem sucesso.

Pareço eufórico? Por favor me perdoem, mas quando acompanhei a etapa de encerramento do Campeonato Distrital, na pista que já não existe mais, atalho, em companhia dos goianos: Homer, Fernando Antônio Curado - Q Jím mas que o pessoalzinho de São Paulo apelidou de Joel Santana ex técnico campeão em muitos times de futebol; e o André Fleury - Dick Vigarista, trocamos ideias, oportunizando em fazermos uma copa ou campeonato Planalto Central com protótipos das seguintes marcas: FLY, SCX, Slot.It, Scalextric, Sloter, Avant Slot, Carrera, NSR, Racer, Le Mans Miniature, Spirit, MRRC, Ninco e Scaleauto, com motores de 25.000rpm, equiparando o rendimento com um Regulamento que favorecesse as marcas de pior desempenho, por exemplo, liberando rolamentos de eixos, eixos de carbono, transmissão - coroa e pinhão, rodas e pneus. Essa seria uma das inúmeras possibilidades de certames a serem realizados, quer seja de velocidade ou de longa duração.

O Clube do Autorama fica na 4ª Radial, Nº 680, sobreloja, Setor Pedro Ludovico, subindo a direita.

Como retribuição, os brasilienses vão propor uma data para receberem uma delegação em Brasilia, ou já a abertura de uma competição oficial.

Enorê Brião Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário