Automobilismo Fórmula Um - Agende as atividades para o Grande Prêmio da Alemanha.

Na sexta feira: das 5 as 6h e 30' acontece o 1º treino livre e das 9h as 10h e 30' 2º treino livre. Já no sábado novo horário, das 6 as 7h com o 3º treino livre e a partir das 9h, tomada de tempo classificatória. Domingo, largada as 9h para 67 voltas.

Se recordar é viver, acompanhe a edição do GP da Alemanha de 1982, decorridos  30 anos, oportunidade em que o brasileiro no auge da carreira e campeão do mundo na temporada anterior, afinal era época dos carros asa, Nelson Piquet Souto Maior, então piloto da Brabham com motor BMW turbo de apenas 04 cilindros, trocou sopapos com o piloto chileno que se imortalizou com esse incidente, Eliseo Salazar, como retardatário impediu a ultrapassagem de Piquet na entrada de uma gicane, vídeo logo abaixo, direto do Youtube.

Nelson Piquet ainda conquistaria mais 02 títulos mundias, no ano seguinte, 1983 e  já na Williams com motor Honda turbo com pequeno percentual de material feito em porcelana, em 1987. 

Infelizmente esse traçado com longas retas cortando a Floresta Negra de Hockenheim, cidade da Alemanha localizada no distrito de Rhein - Neckar - Kreis, administrativa de Karlsruhe, estado de Baden - Württemberg, não existe mais, mais uma vez com a interferência do alemão Hermann Tilke, o circuito foi quase todo reformulado em 2002 o que o deixou sem graça em relação ao que era antes com múltiplos pontos de ultrapassagem, ora com somente 4.574km de extensão,           contra os quase 8km do traçado anterior. Apenas a parte do estádio ficou intacta.

O piloto francês Patric Depailler faleceu vítima de acidente em 1980, na Ostkurve, curva de leste, o que obrigou ainda no pista antiga, a partir de 1982, a construção de uma primeira gicane, local desse atropelamento de Salazar na roda traseira esquerda da Brabham de Piquet.


Eliseo Salazar é o único chileno a chegar na F - 1, estreou em 15 março de 1981, classificou-se para disputar 24 Grandes Prêmios dos 37 em que disputou a tomada de tempo. Conseguiu 03 pontos na categoria principal do Autmobilismo Mundial e correu por 04 equipes: March, Ensign, da trapalhada, ATS e RAM. Abandonou a Fórmula Um pelas dificuldades de conseguir aporte financeira entre as empresas de seu país natal, tendo se dedicado a Fórmula 3.000 e também a Fórmula 2 Sulamericana sem sucesso algum. Em 1985, sagrou-se campeão chileno de Rali, subida de montanha.

Fato curioso é que o chileno reputa ao interesse e a colaboração de Piquet como irrefutável para que ele chegasse até a F - 1, por isso, não se defendeu da agressão imposta pelo brasileiro que anos depois, reconheceu que seria uma verdadeira decepção para a marca alemã de motores, BMW, perder no GP daquele país com motor estourado, pois foi o que se configurou nos boxes, segundo informação repassada por um dos engenheiros de motor da equipe Brabham, confirmada pelo Nelson Piquet em entrevistas concedida há anos depois do incidente. 

Enorê Brião Bragança.

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