Automodelismo de Fenda - Treinos da equipe goiana que vai disputar a abertura do Europeu de Endurance Slot.It Grupo C.

Qual seja o ritmo, os pneus dianteiros se preservam mais que os traseiros, ainda que sejam importantes para manter o carro na pista nos trechos de curva em alta velocidade.


O desgaste como na foto pode comprometer o rendimento do motor pelo acumulo de sujeira, filamentos dos pneus, o que acarretaria forçosamente uma parada nos boxes para limpar esses fragmentos dos pneus traseiros.


Indiferente ao material do pneu sua durabilidade não deixa de impressionar.


Em que estado fica o automodelo de fenda com o consumo de pneus. Percebam o detalhe da suspensão magnética, colocada na parte de trás do berço do motor.


Talvez com uma pintura diferente, mas essa é a Réplica de um Porsche 962C que já disputou as 24hs de Le Mans, selecionada pelos participes goianos para disputaram a 1ª Etapa do Europeu de Endurance, prova de longa duração também chamada de resistência, Slot.It Grupo C.

Favor clicar nas imagens para melhor visualização.

O piloto e chefe da equipe GO Brasil Slot, Fábio Passáglia, tem feito anotações interessantíssimas quanto a durabilidade dos pneus Slot.It, durante os treinos para a 1ª participação de uma equipe brasileira e do estado de Goiás, na etapa inaugural do Campeonato Europeu de Replicamodelismo de Fenda - Endurance Slot.It Grupo C, no próximo mês de junho, entre os dias 24 a 26. A relação durabilidade e constância na média de tempo das voltas é um dado fundamental, pois a corrida de Verbano, na Itália, terá a duração de 24hs. A planilha logo acima explicita com muita propriedade esse argumento.

Até o momento, a melhor volta foi marcada pelo próprio Fabím na pista improvisada de plástico SCX, com 04 fendas e traçado semelhante ao utilizado pelos organizadores da corrida do norte da Itália, com a marca de 9segundos e 428 milésimos de segundo, quando pilotou por apenas 34 minutos e 5 segundos, registrando desgaste de 0,2 milimetros no pneu direito e o dobro no esquerdo também traseiro ou o inverso, lembrem-se de que não consegui contatar o Fabím para maiores esclarecimentos sobre o pragmatismo desses testes. Em compensação, na oportunidade que conduziu a Porsche 962 C por 35' e 6s/s, consignando a melhor volta em 9s/s e 592 milésimos de s, não houve consumo mensurável, o que significa afirmar que a tocada foi extremamente econômica mas pouco constante quanto as melhores voltas. Como contraste, a média por tempo de volta quando mandou ver com o recorde da melhor volta com o tempo pouco acima dos 9s/s, foi de 9s/s e 95 centésimos de s. Por sua vez, enquanto teve excesso de zelo com os pneus, sua média foi de 10s/s e 24 centésimos, sequer desbastando os pneus e garantido estabilidade para as próximas baterias, indiferente ao posicionamento da fenda.

A minha analise premeditada correndo o risco de ser, mais uma vez, pretensamente corrigida pelo Arcídio Gonçalves Castro Júnior, sem consultar ao Fabím e também ao tático da equipe, o Cid da Trion, pode indicar o ritmo quanto ao posicionamento das fendas, as mais centrais são mais rápidas e com isso exigem mais de todo o conjunto do Slot cars, óbvio, consomem mais pneus. Já para as pistas de extremidade, a constância é o papel a ser desempenhado, evitando saídas da pista e possibilitando o maior número de voltas possíveis sem arrojo extremo. Afirmo que nesse comentário desconheço o tipo de pneu utilizado nessas primeiras experiências, manta, borracha simples, silicone ou acetato. Conforme o Regulamento, os pneus permitidos são os Slot.It F - 22 de borracha.

Outros pilotos que estão treinando já garantindo presença na equipe, Fernando Antônio Curado - o popular Q Jím e Christiano Vaz - Kitty. Aventa-se a possibilidade do Arcídio acompanhar a trinca goiana. Dr. Nasser, mais conhecido na prática do esporte como Dr. Nascar ainda não confirmou sua participação. Ora o Sílvio Neto - Homer Símpson e seu irmão, Armando Filho, além do Ozílio, eles colaboram com as observações mas não vão a Verbano para corrida de Autorama Analógico que abre o Europeu Slot.It Grupo C, que acontece em pista de plástico, podendo ser da marca Ninco ou Polistil, ambas tem fendas mais profundas que a rasa SCX.

As sessões de treinos tem acontecido as 5as. feiras e sempre que possível reunir a "tchurma".

Enorê Brião Bragança.

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