Automobilismo Fórmula Um - Vettel o mais rápido, parece que teremos outra repetição desse inicio de ano. Brasileiro Razia estreiou na Lotus.

Inicialmente meu pedido de desculpas por não ter postado o artigo sobre o Grande Prêmio da Malásia, madruguei para acompanhar ao vivo e peguei uma baíta de uma gripe ou resfriado, sei lá se não for ambos. Agora vamos divulgar a programação que ainda resta para a próxima corrida:

Hoje, de Sexta feira para o Sábado, da meia noite a 1h, acontece mais um treino livre.

Sábado, em outra fervorosa madrugada, entre 3h-4h a tomada de tempo para a Classificação de largada.

Domingo, horário oficial brasileiro, às 4hs teremos a largada da 3ª Etapa do Mundial de Fórmula Um com o Grande Prêmio da China, total de 56 voltas.

Mais do mesmo seria uma manchete para a supremacia do campeão do ano passado, o alemão Sebastian Vettel, piloto da RDB Racing, até os treinos dessa madrugada. 02 GP's e mesmo quantitativo de poles positions e vitórias para o representante da Red Bull Racing/Renault, que vai ficar sem companheiro para a próxima temporada, confirmada a saída do australiano Mark Webber, e o nome de Felipe Massa, obteve o 6º melhor tempo hoje, começa a ser cogitado para uma possível transferência, dependendo de um futuro interesse de renovação por parte da equipe atual do brasileiro, Ferrari, ou simplesmente ele ter desempenho melhor do que do ano passado e não querer compartilhar mais a escuderia italiana com o bicampeão, o espanhol Fernando Alonso.

Links interessantes:

Blog do Cláudio Carsughi, inclusive com entrevista feita pelo correspondente Felipe Motta com um brasileiro responsável pelo desenvolvimento feito com os motores Renault, Ricardo Penteado, propulsores soberanos com a Red Bull e surpreendentes com a Lotus/Renault, equipe que deixou de ser da fabrica francesa, tornando-se particular e conquistando pontos importantíssimos nas 02 etapas do mundial disputas até o presente instante.

Felipe Motta, correspondente da Rádio Jovem Pan.

Para minimizar nossas expectativas a Ferrari não disponibilizou as novas "asas" e a Williams não conseguiu a evolução esperado com alguns novos componentes como o assoalho. Nem poderia ser diferente, afinal são 02 corrida em datas consecutivas em um mesmo continente, fator que dificulta as ações das equipes que em sua totalidade tem base na Europa. A verdade é que o segundo piloto, o venezuelano Pastor Maldonado, andou com o carro que concluíu o GP da Malásia e conseguiu tempo melhor, logo a frente, do que o alcançado pelo brasileiro Rubens Barrichello, que ainda experimentou um novo escapamento, mas com a perda de rendimento no final da segunda sessão de treinos livres a equipe ainda não se definiu pela utilização das novidades.

O piloto brasileiro de testes da Lotus, o baiano Luiz Razia que é o primeiro representante da região nordeste na principal categoria do automobilismo mundial, deu apenas 09 voltas em Xangai. A quebra da suspensão dianteira e o consequente dano nos itens aerodinâmicos obrigou o estreante retornar lentamente ao boxes. Nas entrevistas Razia disse de sua emoção tentando conte-la demonstrando certa frustração pela quebra do carro em sua primeira experiência, "Gente, sequer deu tempo para me familiarizar com os freios, completamente diferentes da GP2, ainda assim estou entusiasmado", descontraiu Luiz Razia, piloto do programa Júnior do Team Lotus já na categoria GP2 e deve ter mais oportunidades como essa ao longo da temporada.

Melhores tempos da 2ª sessão:

1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m37s688
2º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - 1m37s854
3º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - 1m37s935
4º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m37s943
5º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m38s105
6º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m38s507
7º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m38s735
8º - Nick Heidfeld (ALE) Renault Lotus - 1m38s805
9º - Vitaly Petrov (RUS) Renault Lotus - 1m38s859
10º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m39s327
11º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m39s538
12º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - 1m39s667
13º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m39s771
14º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m39s779
15º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m39s828
16º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m39s925
17º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - 1m39s953
18º - Heikki Kovalainen (FIN) Team Lotus-Renault - 1m40s476
19º - Jarno Trulli (ITA) Team Lotus-Renault - 1m41s482
20º - Narain Karthikeyan (IND) Hispania-Cosworth - 1m42s902
21º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth - 1m43s850
22º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - 1m44s008
23º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - 1m44s747
24º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - sem tempo

Não precisa esfregar os olhos, realmente os carros da Hispania foram mais rápidos que os da Marussia Virgin, ambos equipados com o Cosworth, o mesmo utilizado pela Williams de Rubens Barrichello.

Não há duvidas que é visível uma tímida melhora da competitividade na F - 1, tanto que foi possível acompanhar algumas ultrapassagens, principalmente na última corrida. A constância e a durabilidade dos pneus são ingredientes a mais para a etapa da China.

Não é um destaque, mas Felipe Massa em 6º lugar e Fernando Alonso em 14º chama atenção, indiferente do espanhol ser prejudicado com problemas na parte hidraúlica de sua Ferrari e ter ficado nos boxes na maior parte do tempo. O que ele deve estar buzinando junto aos dirigentes da equipe é uma grandiosidade, em suma, também mais pressão para cima do FM, jogo de bastidores em que Alonso é imbatível.

Enorê Brião Bragança.

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