Automodelismo de Fenda - Slotlândia, feira de Milão se consagra como a 2ª exposição mais importante para o mundo Slot car. Novidades de cair o queixo.

Para não perder tempo, vamos a 02 novos lançamentos da Slot.It, ambos voltados primordialmente para o mercado da América do Norte, pois Canadá e EUA promoveram campeonatos de Protótipos e os chamados Muscle cars,  competição chamada de Trans Am ou ainda Can-Am.

A primeira foto é um dos carros fabricados pelo neo zelandês de Auckland, Leslie "Bruce McLaren", que disputou 104 GP's na Fórmula Um, somando 04 vitórias, 27 pódios, 196,5 pontos e 03 voltas mais rápidas. Em sua infância, Bruce McLaren foi vítima de uma doença degenerativa na articulação do quadril, ocorre uma necrose avascular na cabeça do fêmur, chamada de Síndrome de Legg-Calv-Perthes, o que deixou paralisado por muito tempo e ainda tendo como sequela uma de suas pernas ficar 05cm mais curta que a outra, o que não inibiu de correr com o Austin do pai.

Ao contrário do que imaginamos, nos idos de 1958, comprou assento na equipe Cooper para disputar os Grande Prêmios de Marrocos e Alemanha de Fórmula Um,  viram como é antiga essa pratica?

Seu desempenho com um 5º lugar em Nurburgring, assegurou a condição de 2º piloto oficial da equipe e na temporada seguinte tornou-se o mais jovem piloto da categoria a vencer, então com 22 anos de idade, ao arrebatar o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Em 1961 galgou a condição de primeiro piloto da Cooper com a saída de Jack Brabham.

Em 1963, com seu companheiro Teddy Mayer fundaram a Bruce McLaren Motor Racing Limitada, com vistas as competições na Tasmânia e de cara já conquistaram o campeonato com o carro fabricado para esse propósito. Em 1965, com a saída da Cooper da F-1, Bruce não deixou escapar a oportunidade de construir seu próprio monoposto para a principal categoria do automobilismo mundial. O  McLaren M2B rendeu somente 03 pontos e muitas quebras no ano de estreia. Em 1967 danificou o único chassis no Grande Prêmio da Bélgica, forçando a correr pela equipe Eagle as 03 etapas seguintes.

Em 1968 venceu com o carro de sua própria escuderia,  novamente no GP da Bélgica, conquistando outras 2as. posições e os negócios iam muito bem, obrigado, fator preponderante para o desenvolvimento de todo seu equipamento não só para a F-1.

Até que para as pretensões, 1969 foi bastante regular como equipe e especialmente lucrativo como construtor. Bruce MCLaren faleceu em uma acidente durante a realização de testes.          


Esse é o McLaren M8D que disputou a Can Am, quando vários pilotos da Fórmula Um faziam uma "perna" nas corridas entre Estados Unidos e Canadá.


Ao lado mais uma personalização de uma Sauber Mercedes Grupo C.


Também da época que muito se valorizou a corrida de protótipos Can-Am, esse modelo nos remete a condição da retirada das pistas da Porsche, então seus carros recebiam pequeníssimas alterações estruturais para se adaptar as pistas dos EUA e Canadá, inclusive com vários casos de troca de motor para outras marcas. Com uma tomada de ar de motor, entre a cabine e o aerofólio traseiro, esse é o Porsche 962 IMSA - International Motors Sports Association, fundada em 1971 por John Bishop, como alternativa para utilizar os carros estrangeiros. Essa abreviatura que representa com propriedade a força desses países da América do Norte na indústria automotiva se internacionalizou em 1975.

Esse vídeo de 1985, em inglês e com duração de 3'21", mostra o descontentamento do Emerson Fittipaldi, raríssimo esse sentimento por parte do bicampeão na Fórmula Um, vencedor por duas vezes em Indianápolis e que liderava uma corrida de IMSA com um March 83 G, Grande Prêmio de Miami, quando foi convencido, mesmo que questionasse a ordem do pace car para ultrapassá-lo, acatou e foi desclassificado.



Para suplantar com galhardia a Ninco que lançou os Audi R 18 Ultra e o e-ttron quattro com a mesma carroceria e chassis, com personalização diferente, a marca italiana promete para o ano um Audi e-ttron quattro com chassis diferenciado e ainda uma novidade que está dando o que falar no meio, embora não seja confirmada sua implantação. Seria uma tração 4 por 4, ou seja, polias dianteiras terão tração com as traseiras, a exemplo de um chassis HRS já lançado.

Preparem-se, pois a Scaleauto esta judiando dos nossos olhos e vontades.


Essa primazia é um Honda HSV - 10 GT que disputa o campeonato da especificação Grande Turismo no Japão. Observe o desempenho nesse vídeo, feito durante os testes de pista.


Apesar do ar extremamente sóbrio, esse é BMW Z4 GT3, vencedor das 24h de Dubai, em janeiro de 2011, inclusive com o brasileiro Augusto Farfus - Ninho fazendo parte da trinca de pilotos que subiram no degrau mais alto do pódio. Já vem equipado com o chassis RT3.

Esse último sou fã desde o lançamento da concorrente italiana, MB Slot, Pagani Zonda versão GR Brno 2010.


A Racer deu especial atenção a sua linha Sideway. O primeiro carro é um Doran Dallara DP,  estilizado com as cores da bandeira da África do Sul de 2010.


 As réplicas de Autorama do Grupo 5 também foram destaque e juntando-se a Lancia e ao Beta Montecarlo, cada um com 02 carrocerias diferentes, totalizaram até o natal em 04 Slot cars.


Essa é a Porsche 935 Moby Dick já devidamente testada na pista.


BMW M1 está nos retoques finais para os experimentos de pista.

A PRS lançou seu novo berço transparente, logo abaixo, com fixação na parte traseira e da frente.


A MSC exibiu 02 versões do Porsche 959, pintados a mão e com chassis M SC Montecarlo.


Fiquei intrigado com essas Réplicas de Autorama na escala 1/24 da PRS, Abarth 595 de tão estranhos são bonitinhos.


Apesar do pequeno atraso devido a um problema no molde de seu carro de estreia, a Black Arrows expôs seu Aston Martin DBR 9 com chassis inovador e um possante motor.

Enorê Brião Bragança.

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