Futebol – Teorias protestantes contra o espiritismo, voltamos as cruzadas ou pobreza de espírito?

Sou uma pessoa que passa despercebido quando o quesito é amar, pois tenho a minha postura que considero romântica, a atitude de carinho, estar sempre atento, a disposição, ao invés de constantes afagos, mandar flores, mimos ou demonstrar falando. Toda manhã envio previsões de horóscopo aos meus Filhos e Sobrinha só para registrar que me lembrei deles, que estou ao alcance, mesmo sabendo que eles nem lêem, não tem o mesmo significado, mas continuo fazendo. Como raramente bebo, vinho e no máximo sem que me altere, permito-me ser mais vigilante com meus pensamentos e ações. Para os amigos mais próximos “é porque o Enorê é espírita”, mas de imediato dou minha versão, “Costumo dizer que espírita é CHICO XAVIER, DIVALDO PEREIRA FRANCO, MARINHO aqui de Goiânia, o amigo Professor Dr LUIZ CARLOS CASTRO COELHO e tantos outros. Na realidade, apenas ESTOU espírita!!”. Simples, sei o caminho correto e me esforço para trilhá-lo, interagindo minha ideologia com minha fé em ações.

Muitos kardecistas, identificados como espíritas de mesa, são preconceituosos com frequentadores de outro espiritismo cristão, chamado de incorporação, umbanda, mas quem nunca se comoveu ou se sentiu confortado com um passe e orientações de uma preta velha, como Vovo Maria Conga de Angola? Fui apresentado a essa entidade na sexta feira que antecedeu ao desencarne de meu pai, em julho completa 02 anos de sua passagem. Foi o suficiente para entender o que mais pedia a DEUS, que no momento não estivesse presente ou não fosse comigo. Estava e o último olhar foi para mim, graças a DEUS, embora chore muito ao recordar.

Minha admiração crescia ainda mais em cada raro contato. Sem comentar com a grande amiga Kelly, a médium que incorpora a vovo, me impressionava o balanço de seu tronco para frente e para trás como executando uma tarefa durante a incorporação. Na penúltima vez em que estivemos juntos, indaguei por que ela fazia a médium a ter essas projeções com o tronco. Respondeu que ficara anos e anos na roca de tear fazendo tecidos de algodão. Muito atrevido, falei que agora ela não precisava mais daquela sequela e ela me olhou com o carinho de sempre e nunca mais o fez. Infelizmente, nossos contatos são ainda mais esporádicos, pois o centro comandado pelo Sr. Jorge, incorpora o caboclo Pena Branca que também transfere muita paz de espírito, está sem se reunir há mais de 04 meses. Além da carona, as orientações suprem o que muitas vezes a espiritualidade tenta me intuir e não estou preparado por falta de sintonia ou deseducação. Sem meu pai boa conversa faz muita falta.

Acredito ser necessário essa longa introdução para abordar a visita que o Santos Futebol Clube fez ao Centro Espírita Mensageiros da Luz,oportunidade em que Robinho se recusou a descer do ônibus e convenceu ao Neymar com a ignorância peculiar para quem não conhece o espíritismo. Paulo Henrique que chegou a se deslocar em seu próprio carro foi influenciado pela turma do ônibus a não entrar. Tanto é verdade que, após conversar com seus familiares, Neymar assumiu seu equívoco e em entrevista para Tv. Bandeirantes, usou a expressão “rituais” demonstrando a desinformação que o impediu de entrar. Indiferente a distribuição de ovos de páscoa, Paulo Henrique, popular GANSO, e Neymar se mostraram arrependidos e prometeram visitar a instituição.

Amar a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a tí mesmo. Fora da caridade não há salvação. Só o espiritismo apregoa esses ensinamentos?

Afastado há mais de 07 anos, ainda me sinto membro de um grupo que se reúne aos sábados para visitar pessoas que solicitam um culto no lar - prece inicial, abertura do Evangelho Segundo o Espiritismo, comentamos a leitura, podemos ter outra leitura edificante qualquer, aconselhamento com base na doutrina, as vezes até sobreposição de mãos, o chamado passe, e prece de encerramento. Muitas entidades e instituições também são visitadas. Preferencialmente, as pessoas tem curso sistematizado sobre a doutrina para executar essas tarefas.

Uma das dificuldades que os criadores do Núcleo de Assistência Fraterna tem é de lidar com o encantamento ou deslumbramento, as pessoas acharem que estão servindo ao próximo o que é um leigo engano. Ninguém aprende mais com essas visitas do que nós mesmos. Não estamos fazendo caridade, os assistidos é que nos fazem eternos aprendizes do amor na escola da vida.

O espiritismo é uma crença por ser mais que uma religião e tem em sua composição: a doutrina, filosofia, ciência dos fenômenos, e a da religiosidade, para mim, humildemente, a menos importante. Meu DEUS, já posso até materializar o comentário que o Aldevir Cíntra, fundador do NAF, vai postar, “EXTREMISTA” dentre outros atributos creditados a mim. Acontece que o espiritismo nos propicia um autoconhecimento muito grande, apontando em que devemos aprimorar nossos pensamentos e comportamento, transformando a parte religiosa a mais inócua, só aplicação das demais partes, nada mais é que uma conseqüência. É bom que se reflita que muitos psiquiatras, psicanalistas e psicólogos, acreditam e argumentam sobre o surgimento de uma psicologia própria, a do espiritismo.

Situei sobre o Evangelho Espírita, pois erroneamente muitos chamam aos protestantes de evangélicos, sendo que cada religião tem o seu evangelho.

Será que cometeria o erro de dizer que o Robinho foi pobre de espírito? Diante das circunstâncias, estaria julgando-o? O protestante pisou a bola?

Nesse blog tem um comentário do jornalista Birner a respeito, http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2010/04/02/robinho-faz-pessimo-uso-da-religiao/ inclusive com vídeo da visita que contou com o presidente do Santos, o Técnico Dorival Júnior e os seguintes jogadores, Arouca, Pará, Zé Eduardo, Wesley, Zezinho, Breitner, Maikon Leite, Gil, e Edu Dracena. No mesmo Blog, tem um link de uma entrevista com Robinho que persiste em suas pobres e fracassadas convicções da inquisição, rádio UOL.

Aproveite a oportunidade da re-encarnação e dedique-se ao seu desenvolvimento moral e intelectual.

Queira DEUS que ele seja convocado para a Seleção e vá a Copa sem fracassar desta feita. Ao contrário, vai dizer que foi por não ter entrado em uma instituição espírita que atende crianças carentes com paralisia cerebral, tipo fizeram um "ritual".

Leonardo Boff, esse antigo frei que criou a Teoria da Libertação, doutor em Teologia e Filosofia pela universidade de Munique, Alemanha sempre alerta:


“A experiência pessoal com Deus se manifesta em nós quando a minha vida é capaz de mudar a vida do próximo”. Esse grande pensador diz que “o europeu acredita em DEUS, nós brasileiros sentimos!!!” Robinho esteve há muito tempo na Europa.

Como lenitivo, posso afirmar que um espírita, em hipótese nenhuma se negaria a prestar essa mesma visita em uma instituição protestante, se elas existirem e se convidado for, qualquer um irá sentindo-se gratificado pelas lições que irá receber, vivenciando as palavras do CRISTO.

Quis DEUS em sua imensa sabedoria e bondade e nosso amado e mestre JESUS, desvendar a ignorância que cerca a pratica espírita nessa intolerância de vaidades. 


É páscoa, época de renascer.

Enorê Brião Bragança.


Um comentário:

  1. Meu irmão querido,

    Primeiro gostaria de cumprimentá-lo pela iniciativa de criar mais um meio de divulgação sadio onde poderemos encontrar e atualizar nossas notícias. Gostei muito, principalmente porque vc usa sua capacidade, coisa aliás, que não tenho. É a primeira vez que entro num blog.

    Ser espírita e estar espírita.

    Vejamos o que diz Kardec, no Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap XVII, 4:

    "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más". Isto nós fazemos todos os dias. Basta analisarmos que éramos ontem, e o que somos hoje. Nós progredimos sim. Portanto, meu irmão querido, somos espíritas sim. Por que não???

    Com relação à Umbanda. Confesso humildemente que eu discriminava também esta extraordinária instituição.

    Bastou que eu lesse os livros de Ramatis para eu mudar, graças a Deus, completamente minha opinião. Hoje sou um defensor de seus seguidores. São humildes, são bons, são trabalhadores e também se utilizam do Evangelho de Jesus, como caminho, verdade e vida.

    Uma das tarefas missionárias da Umbanda, especialmente no plano espiritual, é resgatar nossos irmãos muitas vezes ainda animalizados em tocas lodosas, trazendo-os à realidade do Espírito para que nossa Doutrina os esclareça, tratando-os.

    Como esquecer de nossa querida Vovó Maria Conga? Num dos livros do Ramatis, ela dá uma verdadeira aula de amor, fraternidade e conhecimento espiritual, respondendo variadas perguntas.

    Quanto ao NAF, ah nosso NAF, quanto amor eu tenho por este trabalho. Já há bastante tempo, criamos uma sala de recepção para os novos trabalhadores que desejam iniciar um trabalho fraterno.

    Interessante que eu começo a recebê-los com o seguinte comentário:

    - Crianças, que Deus seja louvado, por nos dar oportunidade de trabalhar em Seu nome para nosso próprio proveito. Não podemos receber nem um muito obrigado de gratidão, pois o trabalho não é nosso e nós apenas somos intérpretes ruins dos mensageiros de Jesus. Nossos assistidos não precisam de nós. Parece um contra senso, mas não é. Eles têm ao seu lado nada mais, nada menos do que Deus, Jesus, o Anjo de Guarda, todos os Espíritos familiares, amigos e protetores que os precederam na grande viagem. No plano material, eles têm sua família, amigos, vizinhos, o governo, etc. NÓS É QUE PRECISAMOS DELES PARA APRENDERMOS A SERVIR JESUS COM UM POUCO DE AMOR E HUMILDADE.

    Esta é a mensagem que passo a todos os iniciantes. Por que sem dúvida, e você disse bem, nós é que somos os beneficiados. Enorê querido, o trabalho é uma bênção que nós não temos noção do seu valor. Acredite.

    Bem, não sou extremista, apesar de radical dentro de nossos postulados. Por exemplo: A Doutrina Espírita se fundamenta em três pedras basilares: Ciência, Filosofia e Religião. Sem uma delas qualquer, não será o Espiritismo. Pois, disse Kardec, sem a ciência o Espiritismo não subsistirá, sem a filosofia, que indaga e esclarece, viveriamos na escuridão e sem a Religião que sublima, jamais nos aperfeiçoariamos, pois viveríamos sem amor.

    Voltemos aos jogadores do Santos. Mantenho minha opinião simples e humilde a respeito da conduta deles. Estão perdoados pois em nada nos ofendeu, pelo contrário. estão agora sem chão e constrangidos.

    Lembremos novamente de Kardec. Livro dos Espíritos - 886 = Qual o verdadeiro sentido da palavra Caridade, como Jesus a entendia?

    -Benevolência para com todos.
    -Indulgência para com as faltas alheias
    -Perdão das ofensas.
    -Além do devotamento e da abnegação.

    O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito.

    Não sejamos nós a atirar a primeira pedra.

    Sou feliz, estou moderno, afinal é a primeira vez que participo de um Blog. Pode???
    Um abraço NAF

    Aldevir Cintra.

    ResponderExcluir