Basquete - BIRA entra para o Hall da Fama do Basquete Internacional


Com 1m e 99cm/s ele tinha um perfil incomum para os brasileiros e desde os 17 anos de idade já assegurou presença na Seleção Brasileira de Basquete Masculina principal. Jogou pelo Spéria, Clube Floresta (SP) e foi conduzido ao Corinthíans (SP), auxiliando na concretização de hegemonia que o clube paulista impôs no esporte da bola ao cesto nacional com uma sucessão de títulos regionais, nacionais e internacionais, ao lado de Rosa Branca, Wlamir Marques – o Diabo Loiro e tantos outros. Na Itália teve sua única experiência internacional, no Sprungen, retornou ao país defendendo o Trianon de Jacareí (SP). Depois 02 clubes da capital Sírio (SP) e Palmeiras (SP) e abandonou a condição de atleta de alto nível defendendo o Tênis Clube São José dos Campos(SP) onde não deixou de conquistar os títulos paulista e brasileiro.

Embora o Brasil arrebatasse o Bi Mundial de 1963, no Brasil, ele só jogou nessa campanha. Medalhista de prata no Mundial de 1970, na antiga Iugoslávia, e dois bronzes, Uruguai em 1967, e nas Filipinas em 1978. Em se tratando de Olimpíadas foi medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Tóquio-1964, medalha de prata no Pan-Americano de São Paulo (1963) e bronze na Cidade do México (1975) e em San Juan (1979); e cinco títulos Sul-Americanos. Pelos clubes que passou, ele foi pentacampeão nacional, 1965, 66, 69, 77, 80 e venceu 11 vezes o Paulista,

Senhoras e senhores, após ingressar no hall da fama da Federação Internacional de Basquete – FIBA, o pivô Ubiratan Pereira Maciel acaba de ser admitido no Hall da Fama que leva o nome do canadense decano de um colégio secundarista e que inventou o basquete, utilizando uma sala de aula e dois cestos da colheita de pêssegos, prof. Naismith. Nesse Memorial em Springfield, no estado americano de Massachusetts, junta-se a outros 03 brasileiros, 02 atletas - Amaury Passos e Hortência Marcari, em vida; e Togo Renan Soares, o Kanela, entre os treinadores.

Essa foi a quinta indicação do Velho Bira que foi aprovado ao lado de nomes que atuaram na NBA, como Karl Malone – Utha Jazz e que ainda brilhou no Los Angeles Lakers, Scottie Pippen escudeiro de Michael Jordan nos áureos tempos de Chicago Bull’s e da também homenageada Seleção do Dream Team, campeã olímpica invicta, em 1992, em Barcelona.

Bira ministrava aulas de basquete empregado pelo governo do Distrito Federal e morreu em 2002, quando ainda integrava a Seleção de Masters.

Na lista propalada nesta segunda feira, 05/04/2010, homenageou-se o proprietário dos Lakers desde 1979, Jerry Buss, eleito por sua contribuição ao basquete, além do treinador escolhido, Bob Hurley. A seleção olímpica que defendeu os Estados Unidos nos Jogos de Roma em 1960 entrou no Hall como equipe. Além de Malone, Pipen e o brasileiro Ubiratan, Dennis Johnson e Gus Johnson foram os outros atletas a serem contemplados nessa lista.

Graças a DEUS tive o privilegio de vê-lo jogar pelo Conrinthíans, Trianon, Palmeiras e Tênis Clube de São José dos Campos. Ainda acompanhei algumas apresentações em amistosos entre as seleções Masters de Goiás e do Distrito Federal.

Sou muito cobrado sobre meu envolvimento com o basquete, meu segundo esporte de predileção. Poderia ter melhor artigo para esse 04 primeiros meses do ano?

Enorê Brião Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário