Automodelismo de Fenda - Slot.It disponibiliza para o próximo dia 17 mais um campeoníssimo do Grupo "C", o Porsche 962 C pilotado pela família Andretti e que conseguiu o 6º lugar na 56ª edição das 24h de Le Mans, em 1988

O Porsche 962C foi o sucessor do também legendário 956, como meio de ingressar no IMSA - International Motor Sport Association, fundada em 1971 por John Bishop como meio de promover competições oficiais com os carros esporte importados para os EUA. Em 1975 a categoria ganhou contornos internacionais com o ingresso de uma equipe oficial de fabrica, outra alemã, BMW. Anteriormente, o calendário da IMSA contava com as 24h do circuito Internacional Speedway Daytona e as 12h de outra pista da Flórida, Sebring International Raceway. O piloto brasileiro pioneiro nessa categoria foi Marcelo Audrá, em 1973, com um Camaro, mas abandonou a prova.

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/981723_558144944227077_1411803228_o.jpg

Em 1988 em Le Mans, a família Andretti correu unida, pai e filho, respectivamente Mario e Michael, e o sobrinho de Mario, John Andretti, filho de seu irmão gêmeo, Aldo; exatamente como essa réplica que vamos revelar abaixo. O italiano naturalizado norteamericano, Mario Andretti, foi campeão Mundial de Fórmula Um pela Lotus em 1978 com 06 virtórias, temporada em que morreu seu colega de equipe, o sueco Ronnie Peterson, em Monza, durante o Grande Prêmio da Itália.

http://www.slot.it/immagini/Models/34.jpg

Voltando as 24h de Le Mans, a disputa intensa resumia-se entre os Jaguar XJR-9LM e os Porsches 962 C. Melhor para a Jaguar que faturou uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial, no Circuit de Le Sarthe, marcando 394 voltas com a trinca formada por um holandês, Johannes Lammers, mais conhecido como Jan Lammers; o escocês John Colum Crichton-Stuart, o 7º Marquês de Bute que é popular no esporte motor como Johnny Dumfries; e o britânico Andy Wallace. Com o mesmo número de voltas dos vencedores, cruzou a linha de chegada  em 2º lugar um Porsche 962C, com 02 alemães na condução, Hans - Joachim Stuck e Klaus Ludwig, além de um representante do Reino Unido, Derek Reginald Bell, famoso Derick Bell de 05 vitórias em Le Mans, geralmente com o belga Jacky Icky, 1975, 81 e 2,  1986 e 7, com Porsches 936, 956 e 962, além de faturar o Bicampeonato Mundial de Esporte Protótipos, 1985 e 6. Essa foto acima é da 1ª reprodução desse carro feita pela italiana Slot.It e raramente é encontrada para comercialização.  Predomina a cor vermelha em contraste do Porsche dos Andretti,  já que a amarela ocupa maior parte da plásticidade da carroceria. 

A equipe alemã AG, pilotos da família Andretti, chegou na 6ª colocação com 375 voltas. 

Quem deseja visualizar mais fotos dessa Réplica de Autorama, basta clicar neste link.

Enorê Brião Bragança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário