Automodelismo de Fenda - Clube do Autorama de Goiânia é uma realidade emocionante de se conhecer.


Estive ontem a noite, na belíssima sede do Clube do Autorama, espaço vasto, ambiente reservado, seguro, bem iluminado e climatizado, boa companhia e tudo pronto para a inauguração com a Etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Endurance, provas de longa duração, com as 12h de Goiânia Slot.It - Grupo C, nos próximos dias 20 e 21, com a participação confirmada de 10 equipes, 02 do interior de São Paulo, uma da capital paulistana, uma de Curitiba, Paraná. Espera-se a confirmação da equipe representando a Capital das Alterosas, haja vista que, perdeu-se o contato com os competidores de Belo Horizonte. Entre os goianos muita conversa da Rádio Box, integrantes escondendo ou despistando com quem vão correr juntos, já que em uma prova de Endurance, os inscritos se dividem em equipes, com o mínimo de 04 e máximo de 06 participantes. Até 12 equipes podem disputar uma prova no Clube do Autorama de Goiânia.


São 02 traçados analógicos simétricos, cada com 06 fendas, da marca espanhola Ninco, com extensão de 44 metros, automação da DS, exposição do resultado parcial segundo a segundo pelo sistema Lap Counter em um enorme monitor de led e outro da direção de prova. Há a opção de se inverter os sentidos dos 02 circuitos, basta um clíque em uma chave, ou transformá-los em um digital. 

Exatamente essa a intenção no futuro, transformar esses traçados em Digital Oxigen, que permite até 20 automodelos simultaneamente, emendando uma das retas para aumentar a extensão, com a limitação de motor de 25.000rpm, já para o final do ano, com uma prova de âmbito pelo menos nacional. Em caso de um número pequeno de participantes, pode-se adotar somente um circuito menor ou recorrer a alteração de sentido também. No Autorama Digital, existe a estratégia de abastecimento, observar quanto menos carros se dirigirem para o pit lane, boxes, melhor, quanto mais combustível representado por um nível de energia, mais pesado o automodelo fica e compromete seu rendimento. Em provas curtas, a opção de fazer abastecimento com meio tangue pode trazer resultados positivos com o carro mais veloz. Se o piloto deixar para abastecer próximo do término da energia, o carro apresenta características de pane seca e caso se efetive o risco da falta de combustível, automaticamente fica desclassificado. Existem alternadores de fenda, tanto em retas quanto em curvas, a escolha do traçado mais apropriado para o desempenho do carro é uma sábia decisão que se efetiva no resultado.


Cristiano Vaz - Kitty e Fábio Passáglia, microfone em punho, são os idealizadores desse empreendimento, o Clube do Autorama de Goiânia.

Inicialmente procurei o Fabím para explicar a implantação dessa pista de plástico nos moldes internacionais de competição. Ele sorriu e disse "Loucura, né Enorê? Mas brindamos a todos os praticantes do Replicamodelismo de Fenda com a única pista do estado de Goiás e com uma preocupação, minimizar custos para todo mundo. Agora a administração é de todos os associados", sentenciou o Fabím, também um dos pioneiros no Replicamodelismo de Fenda Digital.

Meio que se esquivando, o Kitty revelou que tudo é um planejamento, uma tentativa para competirem em igualdade de condições com os europeus nas corridas feitas em pistas de plástico, novamente na etapa de Verbano, com uma inversão, ano passado foi a 1ª etapa do Europeu, neste ano será em Igualada, Espanha, enquanto que o norte da Itália ficará com a etapa intermediária da competição européia. Segundo ele, "precisávamos ter um contato mais estreito com esse tipo de pista, ter conhecimento dos controles que eles utilizam, das manhas com suspensão que é uma novidade ainda para nós. Estamos testando a pista há menos de 05 dias, ela ainda tem tensão artificial, tem consumido muitos pneus de qualquer substância, borracha, silicone ou acetato. Todo esse aprendizado nos será útil para melhor representarmos o país em Verbano. Trouxemos equipamentos já superiores aos adotados para a corrida do ano passado, iguais ou equivalentes para este ano. Apesar da curtíssima bagagem internacional, estamos nas mesmas condições de quem disputou apenas corridas de Autorama de SCX, diferença significante, pois os Slot.It tem 21.500 contra os motores RX 42 - B de 18.000 da SCX. Quem pensa que teremos vantagem por termos corrido em Verbano é a mais pura ilusão. Temos consciência que é uma competição desigual, eles tem tudo disponível com facilidade, enquanto aqui dependemos de raramente encontrar no mercado ou comprar do exterior", declarou Cristiano Vaz. A equipe goiana correu na Itália com o reforço do Fernando Antônio Curado, popular Q - Jím, ainda o Arcídio Castro Júnior, Cid da Trion, de São Paulo. Em pese as dificuldades de adaptação aos equipamentos, peças, acessórios, implementos e problemas mecânicos, a equipe ficou em último lugar, 34ª colocação.

Em outro artigo vou declinar sobre como vai funcionar o Clube do Autorama.

Sem a pretensão de ser exato, pois a interferência da Rádio Box ecoava em todos os ambientes ontem, mais ou menos essa deve ser as composições das 06 equipes goianas:

Ionic - Fabím, Kitty e Ricardo Câmara;

Speed Way - Edvaldo Roberto de Souza, o Bala que é campeoníssimo no Sprint, autorama de carrocerias de bolha; Bruno Pinheiro e Solon Lago - Solone;

É nóis - Wilton Ferreira - Wiltão, Paulo Barone e Wilton Júnior - Wiltinho;

Jaguar - Fernando Q - Jím, Silvio Neto - Homer Simpson, Dr. Nasser R. Tannus - Dr. Nascar e possivelmente o Armando César;

Velox - André Fleury - Dick Vigarista, André Passáglia - Dé, Eduardo Câmara;

Red Bull - Durval - J 69, Flávio e Rafael - Tchibumn;

Team de outros estados:

Del Grand - a confirmar pilotos , São Paulo capital;

Espaço Fórmula - também não enviou relação de pilotos, Piracicaba, SP;

Americana - SP, Pablo Pinheiro vai inscrever seus componentes durante o dia que antecede a corrida, conforme faculta o Regulamento, a exemplo da escuderia de Curitiba, PR;

Nem todos os modelos da marca italiana Slot.It estão liberados para disputarem as 12h de Goiânia - Grupo C, somente o chassis original será permitido, os motores lacrados serão sorteados, especificação Boxer 2 sem ventilação e com 21.500rpm de potência. Os pneus serão distribuídos gratuitamente em forma de patrocínio de apoio, uma vez que os fabricantes cederam 100 pares de pneus da marca DFP. As baterias serão de 50 minutos, já que as equipes competidoras têm de passar por cada uma das 12 fendas, se alternando a cada troca de pista. Quando não estiverem incumbidos na condução de seus carros, os pilotos são obrigados a servirem de repositores. 

Ainda ontem, foi realizada uma corrida individual amistosa para testar o sistema de automação e contagem de voltas. André Fleury - Dicky Vigarista foi o grande vencedor com 83 voltas, Sílvio Homer Simpson fez 82 e chegou em segundo, terceiro para Q - Jím com 81, mesmo número de voltas computadas pelo Wiltão, como percorreu distância maior do marcador de voltas, Q - Jím complementou o pódio.

Enorê Brião Bragança.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oh Ricardo, grato por seu comentário.

      Primeiro uma explicação, como mencionei o endereço em matérias anteriores, bastava chamar na procura sobre Clube do Autorama para ver disponibilizado tudo que foi vinculado a respeito, pois seguimos os padrões da Folha de São Paulo.

      O Clube do Autorama fica em Goiânia, capital do estado de Goiás, no seguinte endereço:

      ... está muito bem instalado, na Avenida 4ª Radial, 680, Quadra 84, Lote 19, Setor Pedro Ludovico, sobreloja, na capital Goiana.

      Conforme artigo postado no mesmo dia do teu comentário, 21, com o seguinte link:

      http://bitbytesdoesporte.blogspot.com.br/2012/04/tudo-pronto-vistoria-foi-feita-ontem.html

      Também nesse que menciona a premiação:
      http://bitbytesdoesporte.blogspot.com.br/2012/04/automodelismo-de-fenda-semana-de.html

      Estamos sempre a disposição.

      Forte abraço, fique em paz e ainda mais luz em nossas vidas!!
      Enorê.

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