Automodelismo de Fenda - Paulistas e paranaenses fazem o pódio na abertura do Brasileiro de Endurance em pista de plástico, Slot.It Grupo C. Competição aconteceu dentro dos parâmetros de competitividade, altíssimo nível.

Há anos não experimentava tamanha satisfação, cobrindo a inauguração do Clube do Autorama com a 1ª Etapa do Brasileiro de Endurance em pista de plástico, com Réplicas da especificação Slot.It - Grupo C, assistindo a metade das 12h de Goiânia que contou com um atraso de hora, mas dentro do cronograma dos organizadores que se tornam craques ainda mais em cada nova experiência, contando com o apoio logístico da ORGCAR, entidade que engloba proprietários de pistas em São Paulo e que fomentam regulamentos, regras e parte disciplinar dos Campeonatos daquele estado, ora iniciando no âmbito nacional, visando a competitividade. Tal iniciativa tem cunho tão elevado que se associaram em uma empresa que fabrica pneus de borracha, por enquanto, para o Automodelismo de Fenda de Réplicas, a DFP, utilizados na corrida e segundos os participes de excelente qualidade.

Inicialmente gostaria de fazer um reparo, após a conclusão da corrida teste, garantiram que me enviariam o resultado, exatamente para poupar tempo,  quando iniciei as anotações dos vencedores, conforme esse artigo. Pois bem, não foi possível e noticiei que o André Fleury - Dick Vigarista teria ganho, sendo que na realidade foi o mais jovem piloto goiano, André Passáglia - Dé,  a competir nas 12h e que há muito deixou de ser uma promessa para se  tornar uma realidade, aliás, como Eduardo Câmara, Ozílio Filho dentre outros.

Reencontrar o Mauro Machado, ex proprietário da Monza Autorama, voltada para os carros Sprint também conhecidos como Bolha, que afiançou ter sido o primeiro a comercializar Slot cars de Replicamodelismo de Fenda, na capital das Esmeraldas, Goiânia; então com a espanhola Ninco, a mesma das 02 pistas dispostas simetricamente e cada uma com 06 fendas e 44 metros de extensão no Clube do Autorama.

Sempre muito bom rever a  simpatia e educação do patriarca da esportiva família Vaz, Márcio Vaz - Marcinho, campeoníssimo no Kart e também no Jet Sky, inclusive com títulos regionais e brasileiros, e do Cristiano Vaz - Kitty, um dos idealizadores e empreendedores do Clube do Autorama, ao lado do Fabím. Inevitável relembrar o acidente do Marcinho quando ainda corria de Kart, um mecânico de uma outra equipe se apavorou ao entrar na pista e na tentativa de saltar o monoposto atingiu seu condutor, desmaiando o Marcinho que continuou acionando o acelerador, depois de parar abruptamente, inconsciente, ficou com os braços estirados por sobre o motor. Passado suplantando com muita dor e ansiedade não só pelos familiares, afinal todos eles são queridíssimos por quem milita no esporte! Mas não é que o danado é personal training mesmo com diabetes e recentemente participou de uma maratona no Chile, entre mais de 1.500 participantes e chegou pouco acima da posição centenária com a narrativa entusiastíca do papai Vaz? Parabéns aos componentes dessa família adorável e fui apresentado pelo vô coruja e nem poderia ser diferente, a filha do Marcinho. O lado ruim que muitos devem estar chamando-o de sogro pela beleza tímida da filha.

Conhecer pessoalmente ao Sérgio Del Grande, Pablo Pinheiro, Fernando José Bueno, o mito das personalizações, José Carlos Aversa, essas bandeiras das Réplicas de Autorama, além dos conterrâneos do Paraná, Guilherme que está por inaugurar uma pista de madeira na capital, Curitiba, o Paulo, Benhur, Patrão e André, equipe suficiente para destacar o estado nesse esporte, sem projeções exageradas; foi outra manifestação de privilegio e me senti mais perto da Terra dos Pinheiras.

Agradeço ao chefe de reportagem Hélio Costa e ao produtor Maurício Costa de Freitas, ambos da Televisão Brasil Central Canal 13 - Cultura, por terem pautado a matéria vinculada no sábado, feriado nacional, a qual oportunizou 05 pessoas que não são do meio a conhecerem o Clube do Autorama e torcerem pelos goianos ainda que sutilmente. Outro que não posso me esquecer é o Luciano Martins, editor do Jornal Daqui que registrou o evento, esteve presente levando seu rebento que ficou de voltar para ingressar nessa modalidade, fazendo que conhecidos da velha guarda aparecessem para repararmos a falta de convívio mais estreito. Enfim, agradecer  a todos que receberam minhas sugestões de pauta e transformaram em notícia, enriquecendo e valorando a única pista de competição com parâmetros internacionais em Goiás, como o gestor do Blog mais atual da América do Sul, o companheiro argentino Hugo Ricardo Vega do http://www.autoshowslot.blogspot.com.br/. Acho que o Erlisva Carlos tem parcela na matéria feita pela Tv. Anhanguera, principalmente mostrando a competição a noite, com as luminárias da pista e dos faróis das Réplicas dos Protótipos que disputaram as 24h de Le Mans, França, originalmente uma das mais tradicionais competições do automobilismo mundial, atalho.  

A matéria da TBC é essa logo abaixo, feita nos treinos livres na manhã de sábado, dia 21, momentos que antecederam a tomada de tempo oficial. Imagens de Diogo Santos e reportagem da jornalista Aline Willick.   
      
   

Apenas 08 competidores não registraram para a posteridade suas participações na foto oficial, 25 pilotos dos 33 inscritos do evento. Na sequência foi realizada a tomada de tempos, pois o sorteo da pista para tal procedimento, assim como para pneus e motores havia sido feito na véspera. Antes da largada aconteceu um rápido culto protestante em agradecimento a DEUS.

Opções de carros e equipes:



Jaguar XJR6, equipe Jaguar, como todas as demais goianas, da capital, Goiânia.


Porsche da DG Autorama, São Paulo capital. Marcou a primeira colocação no posicionamento de largada, com o piloto Cassiano Del Grande, 11segundos e 413 centésimos de segundo, vai para os anais do Clube do Autorama.


Outra réplica de Autorama que indicou a predominância pela escolha dos Porsches 962, escuderia Velox. Apenas 02 bólidos não eram da tradicional marca alemã, Porsche.


Porsche da equipe Red Bull, composta pelos Drivers, Rafael Tofani Braga - Tchibumn, Flávio e Durval - J 69.

 

Única Toyota 88C, equipe Autorama Curitiba. 


Porsche da Espaço Fórmula de Piracicaba - SP. Se orgulham em ser a mais caipira dos Team participantes. Se aproximaram da mesa em que estava, pediram licença, se acomodaram e fizeram toda a estratégia de corrida a minha frente. Não sai pois não mencionaram essa necessidade. Fernando José Bueno, se encarregou de conduzir o automodelo de fenda nas pistas em que poucos treinaram, usando de sua experiência. Tudo com muita simplicidade. 


Americana Autorama - SP, escolha diferente, Mazda 787B.


Porsche da equipe W2S de Wilton Ferreira - Wiltão, Wilton Júnior e Solon Lago - Solone.


Mais um Porsche, Ionic com que o Fabím conquistou a segunda colocação no grid, com a diferença de 0,304 centésimos de segundo para o tempo da pole da DG Autorama.

O 2º competidor a registrar seu nome nos anais da história do Clube do Autorama foi o paranaense Guilherme Negrello ao completar a 1ª volta na liderança da corrida, aliás, as 02 primeiras baterias consideradas as mais difíceis, pois o campeão Brasileiro em pista de madeira, ano passado, em Americana, com SCX 4H de 25.000rpm, manteve-se me 3º lugar em pistas da extremidade, onde o raio das curvas é maior ou ínfimo, o que faz perder muita velocidade, confirmando as previsões, chamaram a atenção por terem chegado mais cedo em relação as outras equipes e treinado com afinco.

1ª Bateria teve o Cassiano DG - SP capital, com 268 voltas na pista 04; seguido por Francisco Teodoro Arruda - Fran, Piracicaba - SP, com 267 na 11; e Fabím da Ionic fez valer sua competência e regularidade na 06, com 256 e em 4º lugar; Wilton Jr. da W2S na 5ª colocação, pista 09 e 255 voltas; Nicolas Nardo, Americana - SP, 6ª na 05, 248; envolto com problemas na fixação dos fios no guia,  Fernarndo Antônio Curado - Q - Jím, ainda ficou na 7ª, 12 e com 247 voltas, após estar em 2º e ir para 7º; Rafael - Tchibumn sem muito tempo para se dedicar a treinos, marcou na 03, 235 e foi 8º, a frente somente do André Passáglia - Dé, Velox, com problemas de aderência na réplica, viu seu aerofólio despregar da carroceria, optou pela permissibilidade do Regulamento, sendo substituído pelo André Fleury - Dick Vigarista, no minuto aberto para a alternativa de troca de condutor durante  as baterias. Estavam em 5º caíram para 7º.

2ª Bateria, destaque para a atuação do Ricardo Câmara - Rica, mantendo o equilíbrio da equipe Ionic, ascendendo da 4ª posição para a 2ª geral, durante bom tempo rodando na casa dos 11s alto, marcando 11s e 523 como seu melhor tempo para a ocasião. Começa a aparecer a tática da DG, Sérgio substituiu ao Pedro, quando viu diminuir a vantagem para o Rica, possibilitando permanecer na liderança com 02 voltas a seu favor. As janelas da alternativa para trocar pilotos acontecia aos 27' e 30s de cada bateria, as quais tinham a duração de 55'. Impressionante também o desempenho do José Carlos Aversa, Espaço Fórmula, não perdeu tanto o contato com os líderes, embora despencasse do 2º para o 4º lugar em  fenda de baixíssima velocidade. O Dr. Nasser R. Tannus - Dr. Nascar da equipe Jaguar, deparou com o mesmo problema da bateria antecessora, comprometendo seu rendimento e da equipe, alternando colocação com a Red Bull na condução do Durval - J 69, respectivamente: da 7ª para a 8ª e da 8ª para a 7ª classificação. Resguardaram suas posições, Solon Lago da W2S na 5ª e Dé na 9ª.

3ª Bateria, DG continuou com o Sérgio e se isolou com 787 voltas, mas não foi surpresa a Curitiba Autorama, vez de Sandro Aleneski - Patrão, que mandou ver do 3º para o 2º lugar, 07 voltas a menos e 13 a frente do Cristiano Vaz - Kitty, sentiu fisicamente, na musculatura dos braços e costas, o ritmo da prova embora não comprometesse. Com isso a Ionic foi do 2º para o 3º lugar. Sílvio Neto - Homer Simpsnon com a Jaguar esboça reação retomando a 7ª colocação, empurrando a Red Bull para 8º, ora com o Rafael - Tchibumn. As demais equipes mantiveram-se.

4ª, Cassiano DG dispara a frente totalizando 1042 voltas, Fabím consegue inverter a classificação com o Patrão, 03 voltas em favor da Ionic diante Curitiba. Marco Aurélio Casale - Lombriga manteve a tradição da Espaço Fórmula, 4º lugar, 07 voltas atrás. Wiltinho leva a W2S de 6º para 5º, trocando com Americana pilotando Gustavo Moda. Méritos para: Q - Jím da Jaguar em 7º, Rafael - Tchibumn em  8º e 9ª colocação para Dé que não alteraram classificação mas melhoraram significativamente a quantidade de voltas de suas escuderias, esboçando que poderiam buscar a diferença pelo menos até o 4º lugar.

5ª, Esquentou de vez a disputa pela ponta! O contato do Porsche 962 da DG se soltava do chassis e com isso, de onde a Réplica saía, eram obrigados a recolocar o automodelo do local apropriado para fazer box, reta de parada em frente a mesa da Comissão de Prova, exigindo a partir da 3ª vez consecutiva, no trecho com mais curvas que forçavam redução brusca de velocidade, reparos. Desta feita, nem a substituição do Pedro por Sérgio surtiu efeito como das vezes anteriores, impossibilitando uma queda brusca para a 3ª colocação, sendo superado pelo Rica da Ionic que perseguiu bravamente o André Franchi da Curitiba, 1291 voltas, contra 1290 da Ionic e 1281 da DG. Aversa manteve o padrão na 4ª colocação com 1266 voltas, enquanto Solone, mesmo com box,  resisitiu bravamente com a W2S em 5º, Armando Souza em seu retorno as competições de Autorama na Jaguar, deu mostras de seu virtuosismo ao totalizar 1206, superando Pablo Pinheiro de Americana que estava em 6º e foi para 7º lugar, 1199. Dé confirmou  a recuperação da Velox, indo da 9ª posição para a 7ª, 1158. Durval - J 69 manteve a Red Bull no 8º posto, com 1148 voltas.

Última bateria que acompanhei devido a compromissos profissionais,  6ª e com maior alteração na classificação. Paulo Garcez reassumiu a ponta para Curitiba, 1561 voltas e com nova inversão entre Ionic e DG, Cassiano substituiu ao Sérgio e conduziu a DG em uma vantagem momentânea de 06 voltas para a de melhor desempenho entre as equipes goianas, Ionic que tinha o Kitty como piloto. Advinhem quem permaneceu em 4º? Exatamente, com rendimento mineirinho, quietinho, Espaço Fórmula com o Cassale - Lombriga, sem o menor indício de trocar os pneus traseiros,  1532 voltas. Sílvio - Homer Simpson conduziu a Jaguar da 6ª colocação para a 5ª, chamando a atenção dos presentes, empurrando a W2S para o 6º lugar. Americana persistiu em uma tímida retomada em 7º com 1424 voltas. Eduardo Câmara - Dú foi avassalador e diminuiu a vantagem para Americana que estava com Nicolas, 58 voltas. Flávio da Red Bull ficou com a 9ª colocação, 1353.

Era aguardada com muita ansiedade o período em que a pista teria somente a iluminação das miniaturas de postes e dos carros. Sabiamente, o Fabím e a ORGCAR cancelaram a névoa que tem como base glicerina, ou seja, poderia alterar a aderência na pista. A pedido do André - Dick Vigarista, até consultei uma empresa que faz a névoa com gêlo seco, mas o custo exterminou qualquer possibilidade, R$ 500,00(quinhentos reais) por 03 minutos. Muito se esperava desse período, mas os pilotos andaram tão rápido quanto com a iluminação de teto do Clube, a dificuldade foram as panes nos modelos.

No final DG e Espaço Fórmula fizeram um espetáculo a parte, teste para cardíacos, Cassiano e Fran disputavam a condição de grande vencedor a cada entrada de curva, cada aceleração de saída de trechos com redução, prevalecendo a vantagem da equipe da capital, pois Piracicaba viu-se obrigada a fazer troca de pneus traseiros, já desgastados e fazendo o automodelo saltitar nas retas e colocando a traseira dura e arremessando para os lados, 3055 contra 3051, diferença mínima para um prova de resistência. Complementando o pódio Curitiba Autorama que não repetiu seu desempenho no claro, 16 voltas atrás da equipe 2ª colocada e em 4º Ionic de Goiânia. 5º para os paulistas de Americana, 6º Jaguar em plena recuperação do número exagerado de reparos, assim como a Velox que chegou em 7º, Red Bull em 8º e a W2S em 9º


Resultado final exibido pelo monitor do Clube do Autorama.




Los Grand Campeones da primeira prova oficial sediada pelo Clube do Autorama, Equipe Del Grande de São Paulo capital, abertura do Brasileiro de Endurance em pista de plástico, Slot.It - Grupo C, 12h de Goiânia. Formação da esquerda para a direita, Pedro, Sérgio e Cassiano Del Grande. Lideram o Brasileiro de Endurance com 10 pontos e a ORGCAR gostaria de realizar a 2ª e Etapa aqui novamente, com o sentido contrário da pista, pois em julho, goianos e paulistas vão competir na Europa.  


Vice campeões, Espaço Fórmula de Piracicaba - SP, ladeados pelo Kitty e Ricardo Câmara nas extremidades, Aversa, Fran, Fernando José Bueno, Casale - Lombriga. 08 pontos no Brasileiro.


3º lugar, Curitiba Autorama, André, Guilherme, Ben-hur, Paulo e Patrão, capitaneados pelo Dr. Nascar. Difícil mensurar com exatidão, mas a vantagem de correr com a Réplica com carroceria mais leve até aqui da marca italiana,   ainda sem imã e peso, Toyota 88C com 18g, pode ter prejudicado no período de penumbra, iluminação só da pista e Slot cars. Até a visão fica mais tensa. Parabéns pelos 07 pontos. As conversações são para Curitiba sediar uma 3ª etapa em setembro, abrindo uma exceção por ser pista de madeira.


Diante das circunstâncias nos momentos finais da corrida, ocasionando muitas avarias, o melhor resultado entre as equipes goianas, Ionic na 4ª colocação, Rica, Fabím e Kitty, ao lado do Pablo Pinheiro de Americana - SP. Ótimos 06 pontos, uma conquista e tanto.


Gustavo e Luciano Moda, Nicolas, o acompanhante e mascote da turma na sessão derrubação e pai do Nicolas, Hélio Nardo, e fazendo a cerimônia de entrega, Sérgio Del Grande. 05 pontos.


Se somar as horas de Autorama dessa turma dá muitas existências, Dr. Nascar, Q - Jím, Armando Souza, Sílvio - Homer Simpson e o Fernando Bueno que entregou as medalhas para os componentes da acidentada Equipe Jaguar, 6ª colocada. 04 pontos.


Dú, André - Dick Vigarista e Dé, mostraram que são brasileiros, desistir nunca, recebendo as medalhas do 7º lugar. Garantiram 03 pontos.

Em 8º ficou a Red Bull, do Durval J 69, Rafael - Tchibumn e Flávio, ficando na 9ª colocação final a W2S, Wiltão, Wiltão Jr. e Solon - Solone.

Parabéns a todos que participaram, assistiram e prestigiaram, segundo o Fernando Bueno a competitividade é exatamente essa, decisão praticamente só na última volta.

Agradeço até aos mais exagerados que queriam me ver e até cobraram para que fosse diretor de prova das 12h, mas lendo rapidamente apontei redação com muita dicotomia, contrapondo-se, e achei melhor deixar para uma outra oportunidade em que acertemos financeiramente para tal, inclusive para redigir o Regulamento Técnico, Desportivo e Disciplinar.

Em troca de imeiús, o pessoal de São Paulo ventilou que chamasse a atenção da necessidade de uma outra prova como essa, inicio de julho, pois os goianos vão competir a 2ª Etapa do Europeu de Slot.It Grupo C, em Verbano na Itália, e os paulistas se não forem para Portugal, disputar as 24h da cidade de Trofa, Porto, de 13 a 15 de julho próximo, devem engrossar as fileiras também na Itália. Boa oportunidade de se fazer uma outra corrida de longa duração, invertendo o sentido da pista, novamente sem imã e pesos, com suspensão traseira opcional.

Obrigado aos amigos de São Paulo que me favoreceram via Facebook, com a maioria das fotos.

Enorê Brião Bragança.

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