Como meu espião foi descoberto na sessão de treino livre da 3ª feira, fiquei sem saber como foi o desempenho dos 18 pilotos distribuídos nas 06 equipes que vão competir amanhã, na pista digital especialmente montada nos Jardins Viena a partir das 19hs e 30'. Ainda assim, o automodelista de fenda e entusiasta Fábio Passáglia, criador e organizador das 3hs de Goiânia, ainda tem a incumbência de preparar os carros e sortear os chips digitais, chassis e motores SCX RX42B de 19.000RPM/s; vai me buscar para acompanhar o treino apronto de hoje, quando espero fotografar as equipes, automodelos e seus respectivos pilotos, além de recepcionar uma equipe da Televisão Brasil Central que vai fazer matéria para o sábado, haja vista que, a produção do Telejornalismo convidou participantes da competição para o programa comandado pelo competente jornalista Kléber Ferreira, amanhã, em estúdio.
Em uma prova digital SCX, 06 automodelos de fenda competem simultaneamente, trocam de fenda onde haja os alternadores que podem ficar posicionados em retas ou curvas, a automação se responsabiliza de cronometrar volta a volta indicado o resultado parcial e final, os pilotos além de selecionarem qual o melhor trajeto a ser feito, alternando ou não de fenda, tem que pensar na estratégia de corrida, pois com os pit stops os carros acumulam energia que pode ser gasta de maneira diretamente proporcional a sua quantidade, quanto maior energia maior o intervalo de tempo para fazer novo re abastecimento, em compensação, em se tratando de rendimento em velocidade é inversamente proporcional, corresponde a um tangue de combustível na realidade, quanto mais pesado pior a desenvoltura. O tempo de duração para o pit stop não é tão grande e as projeções para essa 3ª edição das 3hs de Goiânia SCX Digital e que a cada 60 voltas os pilotos sejam obrigados a re abastecerem. O consumo de tempo em quebra de velocidade para o acesso ao box é minimo. Tem que se levar em conta o seguinte, das 06 equipes, pelo menos a metade deve largar com tanque pela metade, garantindo desempenho rápido, mas pode acontecer um engarrafamento nos boxes, tendo em vista que, somente uma fenda leva a entrada e saída do box, quem não for o primeiro vai depender da agilidade e da estratégia do outro competidor que pode alterar sua disposição colocando mais energia que o 2º a entrar. Conforme o regulamento, quem tiver pane seca, o automodelo parar na pista por falta de combustível ou energia, será apenado descontando um certo número de voltas no total conquistado. Consumado o mesmo erro, nova punição. Os 03 pilotos de cada equipe vão se revezar a cada 1/3 de hora, ou seja, 20 minutos. Concluindo as informações do moderníssimo traçado montado nos Jardins dos Alpes, ele tem 33 metros de extensão, mescla trechos de altíssima velocidade com de média.
As equipes devem testar novas relações de coroa e pinhão, além do tamanho e diferentes marcas de rodas e pneus. Quanto a coroa e pinhão, a chamada relação, tem que obedecer critérios de condução, uma vez que, existem pilotos que são rápidos sem se importar com o freio, o que pode ser compensando com a regulagem de freio no controle que dosa a passagem de energia elétrica para os Slot cars, sempre a mão do piloto que pode aumentar ou diminuir esse recurso, lembrando que quanto mais se permite a passagem de energia elétrica para o carro, mais veloz ele vai ser. Na opção de uma relação com maior número de dentes na coroa e pinhão, o carro pode ter reduzida sua velocidade bem próximo da curva. Mas se preferirem por um acerto de aproveitamento em retas, a relação deve ser pinhão entre 05 e 07 dentes e uma coroa entre 26 a 29 dentes. Acomoda-se conforme o traçado. Naturalmente, o conjunto roda e pneu dianteiro deve ser com diâmetro menor que o traseiro, possibilitado maior velocidade nas retas e estabilidade nas curvas. Apesar das carrocerias serem de réplicas do mesmo carro, Corvette, o par de roda pneu que servir para um pode não ser adequado a outro piloto, depende da característica de condução. Por exemplo, quem não tem recurso no controle e gosta de relação com menor número de dentes, geralmente tem um carro que lança um pouco a traseira nas curvas, o que desgasta pneu e sendo uma prova de Endurance, longa duração, esse item tem de ser levado em conta. Um pneu de silicone pode satisfazer a todos as equipes. Baixar um pouquinho o perfil dos pneus pode levar a melhor desempenho em retas, forçando segurar o ritmo onde se exige estabilidade.
Vou me empenhar tanto quanto aos pilotos, observarei tudo e fazer muitas anotações para informar aos seguidores do Blog e visitantes.
Assim que postei esse artigo o amigo Arcídio Gonçalves Castro Júnior, popular Cid da Trion - Divisão Slot cars, chamou minha atenção sobre a necessidade de corrigir o número de dentes para o pinhão original SCX que vai entre 09 e 11 unidades. Já a coroa em linha, perpendicular ao pinhão e ao eixo do motor, tem de 24, 26 e 27 dentes. Mesmo que esses itens também estejão liberados, vale a ressalva.
Nossos agradecimentos por termos uma assessoria de tamanha monta e respeito, desse entusiasta e profissional valoroso, responsável pela Assistência Técnica de todas as marcas com representação no Brasil.
Enorê Brião Bragança
Nossos agradecimentos por termos uma assessoria de tamanha monta e respeito, desse entusiasta e profissional valoroso, responsável pela Assistência Técnica de todas as marcas com representação no Brasil.
Enorê Brião Bragança
Parabens pelo belo trabalho !! O Slot nacional precisa de iniciativas como o Bit Bytes do Esporte !!!!!
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