A eminente melhora da Ferrari ampliou a expectativa para a 13ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1, levando-se em consideração de que a escuderia italiana não conquistava resultado tão significativo quanto ao posicionamento de largada, desde a etapa inaugural no Bahrein, principalmente com Felipe Massa que teve uma semana incomum com a morte de um tio e com a data de hoje complementando ano do acidente de 2009 durante o Grande Prêmio da Hungria que o afastou do restante da temporada, tendo em vista que, passou por cirurgia de reconstrução da cavidade ocular esquerda pelo golpe na cabeça e rosto, mesmo de capacete, que ficou inutilizável, foi atingido por uma mola com impacto de alta velocidade que caiu da Brawn GP do brasileiro Rubens Barrichello.
Mas a largada do Grande Prêmio da Alemanha em Hockenheim foi sensacional para o piloto brasileiro que viu o alemão Sebastian Vettel da RBS/Renault pressionar seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, pela lateral da pista. Massa teve melhor ação que o australiano piloto da outra RBR/Renault, Mark Webber, ultrapassou Vettel e Alonso e seguiu firme na ponta, fato inédito nessa temporada, Felipe Massa liderar uma corrida.
Todos os competidores largaram com pneus supermácios e não demorou muito para acontecerem as trocas. O bicampeão, Fernando Alonso, completamente sem noção do que é enfrentar Felipe Massa em igualdade de condições e sem trapaças, tentou pressionar o brasileiro que desta vez não agiu como na China, Alonso o suplantou já a caminho dos boxes ha poucos metros da faixa limitadora de velocidade, muito menos como em Silverstone na Inglaterra, quando Alonso jogou o carro para cima de FM estourando um pneu. Vendo que teria de ultrapassá-lo de fato, reclamou pelo rádio com a equipe, dizendo ser ridículo ter que tentar superar ao brasileiro na pista, após tentar em vão numa curva de alta e Felipe seguiu com seu ritmo sem dar chances as calhordices habituais de um Dick Vigarista da vida real.
Mas a largada do Grande Prêmio da Alemanha em Hockenheim foi sensacional para o piloto brasileiro que viu o alemão Sebastian Vettel da RBS/Renault pressionar seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, pela lateral da pista. Massa teve melhor ação que o australiano piloto da outra RBR/Renault, Mark Webber, ultrapassou Vettel e Alonso e seguiu firme na ponta, fato inédito nessa temporada, Felipe Massa liderar uma corrida.
Todos os competidores largaram com pneus supermácios e não demorou muito para acontecerem as trocas. O bicampeão, Fernando Alonso, completamente sem noção do que é enfrentar Felipe Massa em igualdade de condições e sem trapaças, tentou pressionar o brasileiro que desta vez não agiu como na China, Alonso o suplantou já a caminho dos boxes ha poucos metros da faixa limitadora de velocidade, muito menos como em Silverstone na Inglaterra, quando Alonso jogou o carro para cima de FM estourando um pneu. Vendo que teria de ultrapassá-lo de fato, reclamou pelo rádio com a equipe, dizendo ser ridículo ter que tentar superar ao brasileiro na pista, após tentar em vão numa curva de alta e Felipe seguiu com seu ritmo sem dar chances as calhordices habituais de um Dick Vigarista da vida real.
Algo ficara no ar, pois Felipe Massa abriu 3 segundos e 219 milésimos de segundo para o espanhol, ainda assim recebeu uma orientação estranha pelo rádio, informando a vantagem e orientando para que mantivesse a concentração para vencer. Os pilotos da Ferrari se revezavam em marcar as melhores voltas junto com Vettel que estava em 3º e sem chances de encostar efetivamente nos ponteiros, não os ameaçou.
Equivocadamente, o mundo se recordou de um certo Grande Prêmio da Áustria, em Zeltweg 2002, quando outro brasileiro, Rubens Barrichello, foi obrigado a deixar o alemão Michael Schumacher passar bem próximo da linha de chegada, ganhando a corrida com a interferência da equipe Ferrari que manipulou o resultado. Esquecem-se que no ano que antecedeu a essa orientação do box, a Ferrari fez muito pior em uma troca de pneus. Barrichello entrou com uma vantagem de aproximadamente 8 s/s para Schumacher e cerca de 2 em desvantagem para quem estava a sua frente. Pois bem, a Ferrari levou mais tempo para trocar pneus, salvo me engano, também re abatecer, com o Rubinho em relação ao Schumi que acabou ganhando a posição nessas circunstâncias, mas quase ninguém se recorda.
Volta 49, uma nova comunicação via rádio consolidou o que todos temiam, desta feita tão constrangedora que foi feita pausadamente, dizia ao Felipe que o Alonso estava mais rápido e que esperavam confirmação se tivesse entendido. Curiosamente, depois que Massa visivelmente deixou o nada ético Alonso roubar sua posição, no inicio de uma reta, chama atenção sobremaneira o final de outro contato da equipe carregado de emoção, agradecendo e finalizando com a frase "I am SORRY!", traduzindo literalmente é lamento, entendido pelos tradutores oficiais também como desculpe-me. Em todos esses momentos Felipe permaneceu calado.
Desculpe-me aqueles que esperavam uma descrição melhor e mais apurada da prova como costumo ou tento fazer, mas a revolta e indignação são grandes.
Essa situação coloca a baila se Rubinho, Massa e por que não acrescentar outro brasileiro que cumpriu ordens e está execrado do automobilismo, Nelsinho Piquet, cumpriram seus papéis? Não é o que esperamos de todos os 03, mas em compensação, não cumprindo essas determinações a falta de ética poderia ser ainda muito maior, as equipes poderiam colocar carros inferiores, sabotar acertos e por aí vai.
Meu pai meu deu um livro em minha infância que inclusive influenciou ao meu Primo, Fábio Brião Olguins, a se tornar um matemático. O nome da obra é "O Homem que Calculava", oposto que os dirigentes da escuderia do cavalinho rompante fizeram. O motivo? Simples, Fernando Alonso tem menos motores a sua disposição em contraste com Felipe Massa para até o término das provas, nesse sentido a situação do espanhol é tão ou qual desesperadora quanto a do Vettel, aí a indagação, será que é suficiente? Não era cedo para uma demonstração imbecil que Fórmula 1 é só negócio?
O australiano Niki Lauda respondeu exclamando sobre o que acompanhou, "Vergonha!". Os comentaristas que transmitem pelas emissoras de rádio internacionais levantaram a acusação de imediato, argumentando que isso não é esporte, muito menos atitude apropriada para uma competição que se diz de altíssimo nível.
Ainda durante a transmissão, vincula-se um demonstrativo que o carro de Massa não estava com aceleração pertinente para aquele local do traçado, pois era uma saída de uma curva de baixa velocidade e entrada de uma reta.
Pensei até em pedir para quem gosta de Automodelismo de Fenda que não compre mais exemplares da fábrica italiana, aí vem toda a questão comercial, empregos de responsáveis por famílias etc. Acredito que essa decisão deve ser pessoal.
Pior foi a atitude da Federação Internacional de Automobilismo - FIA que multou a Ferrari em U$D100.000.00(cem mil dólares) e encaminhará um processo para o Conselho Mundial. A punição tem de ser severa!!!
Grave foi a declaração do chefe(?) da Ferrari, Stefano Domenicali, ao deixar transparecer que isso é natural e não uma pouca vergonha. Alegou ainda que o Vettel se aproximava perigosamente de Massa e Alonso, só não respondeu o porquê do alemão não ultrapassar ao brasileiro que cruzou em 2º lugar.
Na minha opinião, Felipe Massa erra ao assumir que a decisão foi dele. Se levarmos em conta os riscos no Conselho Mundial essa atitude pode tomar dimensões incalculáveis.
Enquanto se discutia a repercussão, com transmissão pela internet e pela SporTv, as categorias que Felipe Massa trouxe para o Brasil continuavam com a árdua tarefa de fazer escola no automobilismo nacional com custo diferenciado, primordialmente para os jovens valores revelados pelo kart. Deve ser ainda mais constrangedor para a Ferrari tê-lo como parceiro. Será que ninguém respeitou a sagacidade do piloto brasileiro em oferecer a vitória a seu falecido tio.
Neste link, entrevista com Felipe Massa:
Pior foi a atitude da Federação Internacional de Automobilismo - FIA que multou a Ferrari em U$D100.000.00(cem mil dólares) e encaminhará um processo para o Conselho Mundial. A punição tem de ser severa!!!
Grave foi a declaração do chefe(?) da Ferrari, Stefano Domenicali, ao deixar transparecer que isso é natural e não uma pouca vergonha. Alegou ainda que o Vettel se aproximava perigosamente de Massa e Alonso, só não respondeu o porquê do alemão não ultrapassar ao brasileiro que cruzou em 2º lugar.
Na minha opinião, Felipe Massa erra ao assumir que a decisão foi dele. Se levarmos em conta os riscos no Conselho Mundial essa atitude pode tomar dimensões incalculáveis.
Enquanto se discutia a repercussão, com transmissão pela internet e pela SporTv, as categorias que Felipe Massa trouxe para o Brasil continuavam com a árdua tarefa de fazer escola no automobilismo nacional com custo diferenciado, primordialmente para os jovens valores revelados pelo kart. Deve ser ainda mais constrangedor para a Ferrari tê-lo como parceiro. Será que ninguém respeitou a sagacidade do piloto brasileiro em oferecer a vitória a seu falecido tio.
Neste link, entrevista com Felipe Massa:
1. Alonso Ferrari 67 voltas em 1:28:38,866
2. Massa Ferrari + 4,196s
3. Vettel Red Bull-Renault + 5,121s
4. Hamilton McLaren-Mercedes + 26,896s
5. Button McLaren-Mercedes + 29,482s
6. Webber Red Bull-Renault + 43,606s
7. Kubica Renault - 1 volta
8. Rosberg Mercedes - 1 volta
9. Schumacher Mercedes - 1 volta
10. Petrov Renault - 1 volta
11. Kobayashi Sauber-Ferrari - 1 volta
12. Barrichello Williams-Cosworth - 1 volta
13. Hulkenberg Williams-Cosworth - 1 volta
14. De la Rosa Sauber-Ferrari - 1 volta
15. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari - 1 volta
16. Liuzzi Force India-Mercedes - 2 voltas
17. Sutil Force India-Mercedes - 2 voltas
18. Glock Virgin-Cosworth - 3 voltas
19. BrunnoSenna HRT-Cosworth - 4 voltas Abandonaram:
20. Heikki Kovalainen (Lotus-Cosworth)21. Lucas di Grassi (Virgin-Cosworth)22. Sakon Yamamoto (Hispania-Cosworth)23. Jarno Trulli (Lotus-Cosworth)24. Sebatien Buemi (STR-Ferrari)Classificação do Campeonato:1
Lewis HamiltonMcLaren 1572
Jenson ButtonMcLaren 1433
Mark WebberRed Bull 1364
Sebastian VettelRed Bull 1365
Fernando AlonsoFerrari 1236
Nico RosbergMercedes 947
Robert KubicaRenault 898
Felipe MassaFerrari 859
Michael SchumacherMercedes 3810
Adrian SutilForce India 3511
Rubens BarrichelloWilliams 2912
Kamui KobayashiSauber 1513
Vitantonio LiuzziForce India 1214
Vitaly PetrovRenault 715
Sébastien BuemiToro Rosso 716
Jaime Alguersuari Toro Rosso 317
Nico Hülkenberg Williams/Cosworth 2
http://www.corridadeformula1.com/classificacao-f1-2010/Enorê Brião Bragança







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