Automobilismo Fórmula Um - Felipe Massa cumpriu a ordem da equipe transmitida pelo rádio. Fernando Alonso venceu e por ele mesmo: R I D Í C U L O!

A eminente melhora da Ferrari ampliou a expectativa para a 13ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1, levando-se em consideração de que a escuderia italiana não conquistava resultado tão significativo quanto ao posicionamento de largada, desde a etapa inaugural no Bahrein, principalmente com Felipe Massa que teve uma semana incomum com a morte de um tio e com a data de hoje complementando ano do acidente de 2009 durante o Grande Prêmio da Hungria que o afastou do restante da temporada, tendo em vista que, passou por cirurgia de reconstrução da cavidade ocular esquerda pelo golpe na cabeça e rosto, mesmo de capacete, que ficou inutilizável, foi atingido por uma mola com impacto de alta velocidade que caiu da Brawn GP do brasileiro Rubens Barrichello.

Mas a largada do Grande Prêmio da Alemanha em Hockenheim foi sensacional para o piloto brasileiro que viu o alemão Sebastian Vettel da RBS/Renault pressionar seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, pela lateral da pista. Massa teve melhor ação que o australiano piloto da outra RBR/Renault, Mark Webber, ultrapassou Vettel e Alonso e seguiu firme na ponta, fato inédito nessa temporada, Felipe Massa liderar uma corrida.

Todos os competidores largaram com pneus supermácios e não demorou muito para acontecerem as trocas. O bicampeão, Fernando Alonso, completamente sem noção do que é enfrentar Felipe Massa em igualdade de condições e sem trapaças, tentou pressionar o brasileiro que desta vez não agiu como na China, Alonso o suplantou já a caminho dos boxes ha poucos metros da faixa limitadora de velocidade, muito menos como em Silverstone na Inglaterra, quando Alonso jogou o carro para cima de FM estourando um pneu. Vendo que teria de ultrapassá-lo de fato, reclamou pelo rádio com a equipe, dizendo ser ridículo ter que tentar superar ao brasileiro na pista, após tentar em vão numa curva de alta e Felipe seguiu com seu ritmo sem dar chances as calhordices habituais de um Dick Vigarista da vida real.

Algo ficara no ar, pois Felipe Massa abriu 3 segundos e 219 milésimos de segundo para o espanhol, ainda assim recebeu uma orientação estranha pelo rádio, informando a vantagem e orientando para que mantivesse a concentração para vencer. Os pilotos da Ferrari se revezavam em marcar as melhores voltas junto com Vettel que estava em 3º e sem chances de encostar efetivamente nos ponteiros, não os ameaçou.

Equivocadamente, o mundo se recordou de um certo Grande Prêmio da Áustria, em Zeltweg 2002, quando outro brasileiro, Rubens Barrichello, foi obrigado a deixar o alemão Michael Schumacher passar bem próximo da linha de chegada, ganhando a corrida com a interferência da equipe Ferrari que manipulou o resultado. Esquecem-se que no ano que antecedeu a essa orientação do box, a Ferrari fez muito pior em uma troca de pneus. Barrichello entrou com uma vantagem de aproximadamente 8 s/s para Schumacher e cerca de 2 em desvantagem para quem estava a sua frente. Pois bem, a Ferrari levou mais tempo para trocar pneus, salvo me engano, também re abatecer, com o Rubinho em relação ao Schumi que acabou ganhando a posição nessas circunstâncias, mas quase ninguém se recorda.

Volta 49, uma nova comunicação via rádio consolidou o que todos temiam, desta feita tão constrangedora que foi feita pausadamente, dizia ao Felipe que o Alonso estava mais rápido e que esperavam confirmação se tivesse entendido. Curiosamente, depois que Massa visivelmente deixou o nada ético Alonso roubar sua posição, no inicio de uma reta, chama atenção sobremaneira o final de outro contato da equipe carregado de emoção, agradecendo e finalizando com a frase "I am SORRY!", traduzindo literalmente é lamento, entendido pelos tradutores oficiais também como desculpe-me. Em todos esses momentos Felipe permaneceu calado.

Desculpe-me aqueles que esperavam uma descrição melhor e mais apurada da prova como costumo ou tento fazer, mas a revolta e indignação são grandes.

Essa situação coloca a baila se Rubinho, Massa e por que não acrescentar outro brasileiro que cumpriu ordens e está execrado do automobilismo, Nelsinho Piquet, cumpriram seus papéis? Não é o que esperamos de todos os 03, mas em compensação, não cumprindo essas determinações a falta de ética poderia ser ainda muito maior, as equipes poderiam colocar carros inferiores, sabotar acertos e por aí vai.

Meu pai meu deu um livro em minha infância que inclusive influenciou ao meu Primo, Fábio Brião Olguins, a se tornar um matemático. O nome da obra é "O Homem que Calculava", oposto que os dirigentes da escuderia do cavalinho rompante fizeram. O motivo? Simples, Fernando Alonso tem menos motores a sua disposição em contraste com Felipe Massa para até o término das provas, nesse sentido a situação do espanhol é tão ou qual desesperadora quanto a do Vettel, aí a indagação, será que é suficiente? Não era cedo para uma demonstração imbecil que Fórmula 1 é só negócio?

O australiano Niki Lauda respondeu exclamando sobre o que acompanhou, "Vergonha!". Os comentaristas que transmitem pelas emissoras de rádio internacionais levantaram a acusação de imediato, argumentando que isso não é esporte, muito menos atitude apropriada para uma competição que se diz de altíssimo nível.

Ainda durante a transmissão, vincula-se um demonstrativo que o carro de Massa não estava com aceleração pertinente para aquele local do traçado, pois era uma saída de uma curva de baixa velocidade e entrada de uma reta.

Pensei até em pedir para quem gosta de Automodelismo de Fenda que não compre mais exemplares da fábrica italiana, aí vem toda a questão comercial, empregos de responsáveis por famílias etc. Acredito que essa decisão deve ser pessoal.

Pior foi a atitude da Federação Internacional de Automobilismo - FIA que multou a Ferrari em U$D100.000.00(cem mil dólares) e encaminhará um processo para o Conselho Mundial. A punição tem de ser severa!!!

Grave foi a declaração do chefe(?) da Ferrari, Stefano Domenicali, ao deixar transparecer que isso é natural e não uma pouca vergonha. Alegou ainda que o Vettel se aproximava perigosamente de Massa e Alonso, só não respondeu o porquê do alemão não ultrapassar ao brasileiro que cruzou em 2º lugar.

Na minha opinião, Felipe Massa erra ao assumir que a decisão foi dele. Se levarmos em conta os riscos no Conselho Mundial essa atitude pode tomar dimensões incalculáveis.

Enquanto se discutia a repercussão, com transmissão pela internet e pela SporTv, as categorias que Felipe Massa trouxe para o Brasil continuavam com a árdua tarefa de fazer escola no automobilismo nacional com custo diferenciado, primordialmente para os jovens valores revelados pelo kart. Deve ser ainda mais constrangedor para a Ferrari tê-lo como parceiro. Será que ninguém respeitou a sagacidade do piloto brasileiro em oferecer a vitória a seu falecido tio.

Neste link, entrevista com Felipe Massa:

Classificação da prova:

1. Alonso  Ferrari  67 voltas em 1:28:38,866  
2. Massa  Ferrari  + 4,196s  
3. Vettel  Red Bull-Renault  + 5,121s  
4. Hamilton  McLaren-Mercedes  + 26,896s  
5. Button  McLaren-Mercedes  + 29,482s  
6. Webber  Red Bull-Renault  + 43,606s  
7. Kubica  Renault  - 1 volta  
8. Rosberg  Mercedes  - 1 volta  
9. Schumacher  Mercedes  - 1 volta 
10. Petrov  Renault  - 1 volta 
11. Kobayashi  Sauber-Ferrari  - 1 volta 
12. Barrichello  Williams-Cosworth  - 1 volta 
13. Hulkenberg  Williams-Cosworth  - 1 volta 
14. De la Rosa  Sauber-Ferrari  - 1 volta 
15. Alguersuari  Toro Rosso-Ferrari  - 1 volta 
16. Liuzzi  Force India-Mercedes  - 2 voltas 
17. Sutil  Force India-Mercedes  - 2 voltas 
18. Glock  Virgin-Cosworth  - 3 voltas
19. BrunnoSenna  HRT-Cosworth  - 4 voltas   
Abandonaram:
20. Heikki Kovalainen (Lotus-Cosworth)
21. Lucas di Grassi (Virgin-Cosworth)
22. Sakon Yamamoto (Hispania-Cosworth)
23. Jarno Trulli (Lotus-Cosworth)
24. Sebatien Buemi (STR-Ferrari)
Classificação do Campeonato:
1Reino Unido Lewis HamiltonMcLaren 157
2Reino Unido Jenson ButtonMcLaren 143
3Austrália Mark WebberRed Bull 136
4Alemanha Sebastian VettelRed Bull 136
5Espanha Fernando AlonsoFerrari 123
6Alemanha Nico RosbergMercedes 94
7Polônia Robert KubicaRenault 89
8Brasil Felipe MassaFerrari 85
9Alemanha Michael SchumacherMercedes 38
10Alemanha Adrian SutilForce India 35
11Brasil Rubens BarrichelloWilliams 29
12Japão Kamui KobayashiSauber 15
13Itália Vitantonio LiuzziForce India 12
14Rússia Vitaly PetrovRenault 7
15Suíça Sébastien BuemiToro Rosso 7
16Espanha Jaime Alguersuari Toro Rosso 3
17Alemanha Nico Hülkenberg Williams/Cosworth 2
http://www.corridadeformula1.com/classificacao-f1-2010/
Enorê Brião Bragança

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