A eminente melhora da Ferrari ampliou a expectativa para a 13ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1, levando-se em consideração de que a escuderia italiana não conquistava resultado tão significativo quanto ao posicionamento de largada, desde a etapa inaugural no Bahrein, principalmente com Felipe Massa que teve uma semana incomum com a morte de um tio e com a data de hoje complementando ano do acidente de 2009 durante o Grande Prêmio da Hungria que o afastou do restante da temporada, tendo em vista que, passou por cirurgia de reconstrução da cavidade ocular esquerda pelo golpe na cabeça e rosto, mesmo de capacete, que ficou inutilizável, foi atingido por uma mola com impacto de alta velocidade que caiu da Brawn GP do brasileiro Rubens Barrichello.
Mas a largada do Grande Prêmio da Alemanha em Hockenheim foi sensacional para o piloto brasileiro que viu o alemão Sebastian Vettel da RBS/Renault pressionar seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, pela lateral da pista. Massa teve melhor ação que o australiano piloto da outra RBR/Renault, Mark Webber, ultrapassou Vettel e Alonso e seguiu firme na ponta, fato inédito nessa temporada, Felipe Massa liderar uma corrida.
Todos os competidores largaram com pneus supermácios e não demorou muito para acontecerem as trocas. O bicampeão, Fernando Alonso, completamente sem noção do que é enfrentar Felipe Massa em igualdade de condições e sem trapaças, tentou pressionar o brasileiro que desta vez não agiu como na China, Alonso o suplantou já a caminho dos boxes ha poucos metros da faixa limitadora de velocidade, muito menos como em Silverstone na Inglaterra, quando Alonso jogou o carro para cima de FM estourando um pneu. Vendo que teria de ultrapassá-lo de fato, reclamou pelo rádio com a equipe, dizendo ser ridículo ter que tentar superar ao brasileiro na pista, após tentar em vão numa curva de alta e Felipe seguiu com seu ritmo sem dar chances as calhordices habituais de um Dick Vigarista da vida real.
Mas a largada do Grande Prêmio da Alemanha em Hockenheim foi sensacional para o piloto brasileiro que viu o alemão Sebastian Vettel da RBS/Renault pressionar seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, pela lateral da pista. Massa teve melhor ação que o australiano piloto da outra RBR/Renault, Mark Webber, ultrapassou Vettel e Alonso e seguiu firme na ponta, fato inédito nessa temporada, Felipe Massa liderar uma corrida.
Todos os competidores largaram com pneus supermácios e não demorou muito para acontecerem as trocas. O bicampeão, Fernando Alonso, completamente sem noção do que é enfrentar Felipe Massa em igualdade de condições e sem trapaças, tentou pressionar o brasileiro que desta vez não agiu como na China, Alonso o suplantou já a caminho dos boxes ha poucos metros da faixa limitadora de velocidade, muito menos como em Silverstone na Inglaterra, quando Alonso jogou o carro para cima de FM estourando um pneu. Vendo que teria de ultrapassá-lo de fato, reclamou pelo rádio com a equipe, dizendo ser ridículo ter que tentar superar ao brasileiro na pista, após tentar em vão numa curva de alta e Felipe seguiu com seu ritmo sem dar chances as calhordices habituais de um Dick Vigarista da vida real.
Algo ficara no ar, pois Felipe Massa abriu 3 segundos e 219 milésimos de segundo para o espanhol, ainda assim recebeu uma orientação estranha pelo rádio, informando a vantagem e orientando para que mantivesse a concentração para vencer. Os pilotos da Ferrari se revezavam em marcar as melhores voltas junto com Vettel que estava em 3º e sem chances de encostar efetivamente nos ponteiros, não os ameaçou.
Equivocadamente, o mundo se recordou de um certo Grande Prêmio da Áustria, em Zeltweg 2002, quando outro brasileiro, Rubens Barrichello, foi obrigado a deixar o alemão Michael Schumacher passar bem próximo da linha de chegada, ganhando a corrida com a interferência da equipe Ferrari que manipulou o resultado. Esquecem-se que no ano que antecedeu a essa orientação do box, a Ferrari fez muito pior em uma troca de pneus. Barrichello entrou com uma vantagem de aproximadamente 8 s/s para Schumacher e cerca de 2 em desvantagem para quem estava a sua frente. Pois bem, a Ferrari levou mais tempo para trocar pneus, salvo me engano, também re abatecer, com o Rubinho em relação ao Schumi que acabou ganhando a posição nessas circunstâncias, mas quase ninguém se recorda.
Volta 49, uma nova comunicação via rádio consolidou o que todos temiam, desta feita tão constrangedora que foi feita pausadamente, dizia ao Felipe que o Alonso estava mais rápido e que esperavam confirmação se tivesse entendido. Curiosamente, depois que Massa visivelmente deixou o nada ético Alonso roubar sua posição, no inicio de uma reta, chama atenção sobremaneira o final de outro contato da equipe carregado de emoção, agradecendo e finalizando com a frase "I am SORRY!", traduzindo literalmente é lamento, entendido pelos tradutores oficiais também como desculpe-me. Em todos esses momentos Felipe permaneceu calado.
Desculpe-me aqueles que esperavam uma descrição melhor e mais apurada da prova como costumo ou tento fazer, mas a revolta e indignação são grandes.
Essa situação coloca a baila se Rubinho, Massa e por que não acrescentar outro brasileiro que cumpriu ordens e está execrado do automobilismo, Nelsinho Piquet, cumpriram seus papéis? Não é o que esperamos de todos os 03, mas em compensação, não cumprindo essas determinações a falta de ética poderia ser ainda muito maior, as equipes poderiam colocar carros inferiores, sabotar acertos e por aí vai.
Meu pai meu deu um livro em minha infância que inclusive influenciou ao meu Primo, Fábio Brião Olguins, a se tornar um matemático. O nome da obra é "O Homem que Calculava", oposto que os dirigentes da escuderia do cavalinho rompante fizeram. O motivo? Simples, Fernando Alonso tem menos motores a sua disposição em contraste com Felipe Massa para até o término das provas, nesse sentido a situação do espanhol é tão ou qual desesperadora quanto a do Vettel, aí a indagação, será que é suficiente? Não era cedo para uma demonstração imbecil que Fórmula 1 é só negócio?
O australiano Niki Lauda respondeu exclamando sobre o que acompanhou, "Vergonha!". Os comentaristas que transmitem pelas emissoras de rádio internacionais levantaram a acusação de imediato, argumentando que isso não é esporte, muito menos atitude apropriada para uma competição que se diz de altíssimo nível.
Ainda durante a transmissão, vincula-se um demonstrativo que o carro de Massa não estava com aceleração pertinente para aquele local do traçado, pois era uma saída de uma curva de baixa velocidade e entrada de uma reta.
Pensei até em pedir para quem gosta de Automodelismo de Fenda que não compre mais exemplares da fábrica italiana, aí vem toda a questão comercial, empregos de responsáveis por famílias etc. Acredito que essa decisão deve ser pessoal.
Pior foi a atitude da Federação Internacional de Automobilismo - FIA que multou a Ferrari em U$D100.000.00(cem mil dólares) e encaminhará um processo para o Conselho Mundial. A punição tem de ser severa!!!
Grave foi a declaração do chefe(?) da Ferrari, Stefano Domenicali, ao deixar transparecer que isso é natural e não uma pouca vergonha. Alegou ainda que o Vettel se aproximava perigosamente de Massa e Alonso, só não respondeu o porquê do alemão não ultrapassar ao brasileiro que cruzou em 2º lugar.
Na minha opinião, Felipe Massa erra ao assumir que a decisão foi dele. Se levarmos em conta os riscos no Conselho Mundial essa atitude pode tomar dimensões incalculáveis.
Enquanto se discutia a repercussão, com transmissão pela internet e pela SporTv, as categorias que Felipe Massa trouxe para o Brasil continuavam com a árdua tarefa de fazer escola no automobilismo nacional com custo diferenciado, primordialmente para os jovens valores revelados pelo kart. Deve ser ainda mais constrangedor para a Ferrari tê-lo como parceiro. Será que ninguém respeitou a sagacidade do piloto brasileiro em oferecer a vitória a seu falecido tio.
Neste link, entrevista com Felipe Massa:
Pior foi a atitude da Federação Internacional de Automobilismo - FIA que multou a Ferrari em U$D100.000.00(cem mil dólares) e encaminhará um processo para o Conselho Mundial. A punição tem de ser severa!!!
Grave foi a declaração do chefe(?) da Ferrari, Stefano Domenicali, ao deixar transparecer que isso é natural e não uma pouca vergonha. Alegou ainda que o Vettel se aproximava perigosamente de Massa e Alonso, só não respondeu o porquê do alemão não ultrapassar ao brasileiro que cruzou em 2º lugar.
Na minha opinião, Felipe Massa erra ao assumir que a decisão foi dele. Se levarmos em conta os riscos no Conselho Mundial essa atitude pode tomar dimensões incalculáveis.
Enquanto se discutia a repercussão, com transmissão pela internet e pela SporTv, as categorias que Felipe Massa trouxe para o Brasil continuavam com a árdua tarefa de fazer escola no automobilismo nacional com custo diferenciado, primordialmente para os jovens valores revelados pelo kart. Deve ser ainda mais constrangedor para a Ferrari tê-lo como parceiro. Será que ninguém respeitou a sagacidade do piloto brasileiro em oferecer a vitória a seu falecido tio.
Neste link, entrevista com Felipe Massa:
1. Alonso Ferrari 67 voltas em 1:28:38,866
2. Massa Ferrari + 4,196s
3. Vettel Red Bull-Renault + 5,121s
4. Hamilton McLaren-Mercedes + 26,896s
5. Button McLaren-Mercedes + 29,482s
6. Webber Red Bull-Renault + 43,606s
7. Kubica Renault - 1 volta
8. Rosberg Mercedes - 1 volta
9. Schumacher Mercedes - 1 volta
10. Petrov Renault - 1 volta
11. Kobayashi Sauber-Ferrari - 1 volta
12. Barrichello Williams-Cosworth - 1 volta
13. Hulkenberg Williams-Cosworth - 1 volta
14. De la Rosa Sauber-Ferrari - 1 volta
15. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari - 1 volta
16. Liuzzi Force India-Mercedes - 2 voltas
17. Sutil Force India-Mercedes - 2 voltas
18. Glock Virgin-Cosworth - 3 voltas
19. BrunnoSenna HRT-Cosworth - 4 voltas
Abandonaram:
20. Heikki Kovalainen (Lotus-Cosworth)
21. Lucas di Grassi (Virgin-Cosworth)
22. Sakon Yamamoto (Hispania-Cosworth)
23. Jarno Trulli (Lotus-Cosworth)
24. Sebatien Buemi (STR-Ferrari)
Classificação do Campeonato:
1 Lewis HamiltonMcLaren 157
2 Jenson ButtonMcLaren 143
3 Mark WebberRed Bull 136
4 Sebastian VettelRed Bull 136
5 Fernando AlonsoFerrari 123
6 Nico RosbergMercedes 94
7 Robert KubicaRenault 89
8 Felipe MassaFerrari 85
9 Michael SchumacherMercedes 38
10 Adrian SutilForce India 35
11 Rubens BarrichelloWilliams 29
12 Kamui KobayashiSauber 15
13 Vitantonio LiuzziForce India 12
14 Vitaly PetrovRenault 7
15 Sébastien BuemiToro Rosso 7
16 Jaime Alguersuari Toro Rosso 3
17 Nico Hülkenberg Williams/Cosworth 2
http://www.corridadeformula1.com/classificacao-f1-2010/
Enorê Brião Bragança
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