Parece que estamos fadados a assistir a Fórmula Um com restrita possibilidades de disputa pelo 1ª colocação no posicionamento de largada, poderia ampliar, inclusive, para a definição da fila que começa o grid. É que mais uma vez a dupla da Red Bull foi quem competiu para valer com esse propósito e desta feita a vantagem do alemão Sebastião Vettel é de uma pole a mais, isto é, Vettel 5 e o australiano Mark Webber 4, não podermos nos esquecer que Lewis Hamilton também tem umazinha. Supremacia da equipe RBR que tem seus pilotos em 3º e 4º lugares na classificação, respectivamente: 115 e 103 pontos.
Como nas etapas anteriores, se esperava muito mais, principalmente da McLaren Mercedes correndo em seu país de origem, tendo em vista uma reação que a Ferrari esboçou com o carro do bi campeão Fernando Alonso que soma 98 pontos e está em 5º lugar até aqui no campeonato. O brasileiro Felipe Massas, 8º com 67 pontos, teve seu desempenho comprometido mais uma vez com um problema que tem se repetido, quando o carro está com o tanque com pouco combustível e os pneus novos não atingem a temperatura ideal para maior aderencia na pista. O espanhol ferrarista conseguiu a 3ª colocação 8 décimos de diferença para o tempo da pole e o atual lider do mundial com 127 pontos, Lewis Hamilton, ficou com a 4ª.
Grata surpresa foi Rubens Barrichello que colocou sua Williams classificada para a parte final da qualificação comprovando a evolução do conjunto aerodinâmico e motor para conseguir o 8º posto de largada, ao lado do conterrâneo Felipe Massa que larga em 7º. Barrichello afirmou que vai brigar pela pontuação de um 6º lugar, com sorte chega ao pódium. Seu ex companheiro na Brawn GP e atual campeão, Jenson Button, vice lider com 6 pontos a menos que o outro inglês da McLaren, Hamilton, manteve a tradição de não conseguir nada significativo em Silverstone e não passou de um 14º lugar no posicionamento.
Como o contigente brasileiro estará desfalcado de Bruno Senna, afastado para que a equipe cedesse seu carro para quem arrumou até aqui um milhão e meio de dólares para sanar a eterna dificuldade financeira da Hispania Cosworth, o que pode gerar problemas com a empresa que promove a F - 1 e também com a FIA, ficamos resumidos a mais um brasileiro, Lucas di Grassi que vai largar em 22º lugar com sua Virgin. Uma pena que o japonês Sakon Yamamoto não passou da última posição, comprovando com folgas que o Bruno Senna é o melhor piloto entre os 4 que a equipe diz ter.
O grid
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m29s615
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m29s758
3º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m30s426
4º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m30s556
5º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m30s625
6º - Robert Kubica (POL) Renault - 1m31s040
7º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m31s172
8º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m31s175
9º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - 1m31s274
10º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m31s430
11º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m31s399
12º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m31s421
13º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - 1m31s635
14º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - 1m31s699
15º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - 1m31s796
16º - Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m32s012
17º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m32s430
18º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - 1m34s405
19º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - 1m34s775
20º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - punido por fechar outro carro em volta lançada, salvo engano Nico Rosberg da Mercedes.
21º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - 1m34s864
22º - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - 1m35s212
23º - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth) - 1m36s576
24º - Sakon Yamamoto (JAP) Hispania-Cosworth - 1m36s968
Enorê Brião Bragança
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