Automobilismo FIA GT1 - Amanhã, domingo, 9hs e 30' acontece 4ª etapa em Castellet, França.

MS2 - Comunicação Integrada - http://www.ms2comunicacao.com.br/

O Paul Ricard Circuit está localizado em Le Castellet, próximo de Marselha, na França, financiado que foi para sua construção pelo magnata do setor de bebidas Paul Ricard, em 1969.

Em 1986, a morte do piloto Elio de Angelis obrigou uma série de reformas aprimorando a segurança da pista.

Depois que Ricard faleceu, a empresa presidida pelo ex proprietário da equipe Brabham da Fórmula 1 e que transmite e comercializa a categoria, Bernie Eclestone, reformulou completamente o traçado e o autódromo passou a ser chamado de Paul Ricard High Tech Text Track ou Paul Ricard HTTT, mas perdeu parte de seu charme. É que a reta Mistral de Km e 800/s não existe mais, em seu terço final criou-se por medida de segurança uma gicane que interrompe o que já foi o ponto de maior velocidade da F – 1, por exemplo.

Só como ilustração, são 179 configurações possíveis de traçado e que podem variar de 826 m/s a 5Km/s e 861m/s.

O Campeonato da Federação Internacional de Automobilismo Gran Turismo 1 é voltado para carros com produção mínima de 25.000 exemplares e coaduna pilotos que tem no currículo o fechadíssimo circulo da Fórmula 1, como o austríaco Karl Wendlinguer, o francês Romain Grosjean, o finlandês Mika Salo e o checo Thomas Enge. Por ser brasileiro, talvez seja razoável lembrar a carreira do paranaense Ricardo Zonta na categoria mais popular do automobilismo mundial, McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault.

O traçado selecionado para a 4ª etapa do FIA GT1 é o 1C - V2 de 5km/s e 842m/s.

Explicando a competição, aos sábados, vespéra da corrida, tem uma qualificação com tomada de tempo nos moldes da F - 1 com as duplas marcando tempos. Esse posicionamento é a ordem de largada para a corrida que também tem hora de duração e que, aí sim, define o grid para a largada de domingo.

A Lamborghini numeral 24 pilotada pelo alemão Christopher Haase pulou a frente da Masserati MC 12 Nº. 21 do alemão Michael Bartels e do Corvette Z06 do Xavier Maassen esse um pouco mais distante. Nos primeiros 15' a Nissan GT - R Nº. 22 se apresentou para a disputa da ponta, agitando as 04 primeiras colocações, mesmo com o piloto Jaime Campbell Walter golpeando muito o volante. Decorridos 18', a Lamborghini com Rafael Daniel, Nº. 25, estava na 14ª colocação. Na volta seguinte, o Corvette supera a Lamborghini já buscando a liderança da Maserati que ganhou pequena vantagem. Parecia questão de tempo a Nissan superar a Lamborghini.

Restando 35' o acesso aos boxes para troca de pneus e pilotos foi liberado.

Enquanto o Corvette aproveita pista limpa com as paradas, o Aston Martin DBR 09 Nº 09 roda na entrada dos boxes. Depois de todas as paradas, a Masserati com o piloto italiano, Andrea Bertolini que substituiu Bartels, abre mais de 14s/s para Peter Kox que se alternou com Crhistopher Haase na Lamborghini Nº 24. Ricardo Zonta assume o posto de Rafael Daniel e já ocupava a 17ª posição. A Nissan 22 ultrapassou o Corvette 11, respectivamente em seus comandos, Warren Hughes e Hezemans. O checo,Romain Grojean, a bordo de um Ford GT em lugar de Thomas Mutsch, dupla vencedora da etapa disputada em Brno, República Checa e ainda ponteiros na classificação entre os pilotos, abre espaço no muque. Ricardo Zonta retomou a 12 colocação, já restando 2' para o encerramento das atividades de sábado.

Ficou assim o posicionamento de largada para a corrida que deve acontecer próximo de 9hs e 30':


1

1

Bertolini / Bartels

Maserati MC12

1:00:31.919

28

0

2

24

Kox / Haase

Lamborghini Murcielago 670 R-S

1:00:37.488

28

5.569

3

22

Hughes / Campbell-Walter

Nissan GT - R

1:00:39.717

28

7.798

4

11

Hezemans / Maassen

Corvette Z06

1:00:42.558

28

10.639

5

2

Bernoldi / Ramos

Maserati MC12

1:00:44.740

28

12.821

6

13

Piccini / Hennerici

Corvette Z06

1:00:48.446

28

16.527

7

5

Grosjean / Mutsch

Ford GT Matech

1:01:03.040

28

31.121

8

33

Heger / Margaritis

Maserati MC12

1:01:07.362

28

35.443

9

23

Krumm / Dumbreck

Nissan GT - R

1:01:09.155

28

37.236

10

7

Turner / Enge

Aston Martin DB9

1:01:17.762

28

45.843

11

9

Makowiecki / Accary

Aston Martin DB9

1:01:18.860

28

46.941

12

4

Ara / Nilsson

Nissan GT - R

1:01:22.281

28

50.362

13

25

Zonta / Daniel

Lamborghini Murcielago 670 R-S

1:01:31.074

28

59.155

14

34

Bobbi / Longin

Maserati MC12

1:01:34.949

28

1:03.030

15

38

Schwager / Pastorelli

Lamborghini Murcielago 670 R-S

1:01:44.216

28

1:12.297

16

37

Bouchut / Basseng

Lamborghini Murcielago 670 R-S

1:01:45.072

28

1:13.153

17

10

Hirschi / Piccione

Aston Martin DB9

1:01:52.480

28

1:20.561

18

6

Panis / Gachnang

Ford GT Matech

1:02:15.866

28

1:43.947

19

12

Gavin / Kuismanen

Corvette Z06

1:02:24.165

28

1:52.246

20

40

Leinders / Martin

Ford GT

1:02:50.862

28

2:18.943

21

3

Wendlinger / Moser

Nissan GT - R

1:01:16.978

27

45.059

22

41

Palttala / Kuppens

Ford GT

1:02:02.591

27

1:30.672

23

8

Nygaard / Mücke

Aston Martin DB9

11:15.093

5

49:16.826

Nossos agradecimentos a MS2 Comunicação Integrada, na pessoa da Assessora de Comunicação Social, Glauce Schutz, que nos enviou releases sobre os pilotos Ricardo Zonta e Rafael Daniel, além da foto que ilustra o artigo. Grato e parabéns pelo acendrado profissionalismo.


Enorê Brião Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário