Um nome referência em se tratando do Fórum sobre Automodelismo de Fenda da revista digital norte americana, Slot car Illustrated, com a assinatura do competentíssimo Van LaPoint, desvenda um teste com o Audi R8 LMS, 27321; produzido pela Carrera:
Além das excelentes observações, característica da revista e de seus colaboradores, ele promove ligeiros acertos e faz teste de pista. Com o automodelo crú, como recebeu, girou a volta mais rápida em 10 segundos e 06 décimos. Pequenas alterações como afastar o pinhão do eixo traseiro para trabalhe sem atrito e a substituição simples dos pneus Carrera pelos Super Pneus de Silicone, 1410C; da empresa canadense, Slot cars Corner; que apresentamos aos nossos visitantes, leitores e seguidores, em 14/07, reveja seguindo ao link:
http://bitbytesdoesporte.blogspot.com/2010/07/automodelismo-de-fenda-rodas-do-site.html
O resultado foi um ganho de quase 01 segundo no tempo da melhor volta, sem baixar o perfil dos pneus e nem mesmo colá-los nas rodas de plástico, mas rodando sem imã. Outro recurso simples que poderia ter sido tentado é colocar as rodas e pneus dianteiros com diâmetro ligeiramente menor que os da traseira, melhorando o desempenho nas retas sem comprometer a estabilidade.
Até aí tudo brilhante como sempre, mas ao divulgar o comparativo de rendimento, LaPoint faz uma revelação que desmistifica outro modelo para o público brasileiro, principalmente entre os automodelistas de fenda de Goiás, fabricado por 02 marcas, SCALEXTRIC e SCX, acompanhe o quadro abaixo:
6.875s Scalextric Ford GT
6.992s Aston Martin DBR9 Scalextric
Maserati MC12 Scalextric 7.255s
Ferrari F430 Scalextric 7.386s
7.435s Carrera Chevrolet Corvette C6R
7.436s NINCO Lamborghini Gallardo
7.529s NINCO Porsche 997
7.688s Carrera Audi R8 LMS
8.372s Morgan Aero 8 SCX
Por que achei de fundamental importância revelar esses dados comparativos? Há cerca de ano, fui comprar alguns automodelos e deparei com um verdadeiro debate entre os vendedores e os Automodelistas de Fendas, Fernando Antônio Curado, o popular Qüeijinho, e o Éder Car Leite, quando demonstraram surpresa com o comentário de um dos vendedores, André que já não trabalha lá, dando conta que um dos competidores que freguentam a pista digital do Fábio Passáglia, havia dito que, o Slot car de melhor desempenho dele era um Aston Martin e não o Corvette como é anunciado e reconhecido entre os desportistas goianos até então de forma unânime.
O resultado foi um ganho de quase 01 segundo no tempo da melhor volta, sem baixar o perfil dos pneus e nem mesmo colá-los nas rodas de plástico, mas rodando sem imã. Outro recurso simples que poderia ter sido tentado é colocar as rodas e pneus dianteiros com diâmetro ligeiramente menor que os da traseira, melhorando o desempenho nas retas sem comprometer a estabilidade.
Até aí tudo brilhante como sempre, mas ao divulgar o comparativo de rendimento, LaPoint faz uma revelação que desmistifica outro modelo para o público brasileiro, principalmente entre os automodelistas de fenda de Goiás, fabricado por 02 marcas, SCALEXTRIC e SCX, acompanhe o quadro abaixo:
6.875s Scalextric Ford GT
6.992s Aston Martin DBR9 Scalextric
Maserati MC12 Scalextric 7.255s
Ferrari F430 Scalextric 7.386s
7.435s Carrera Chevrolet Corvette C6R
7.436s NINCO Lamborghini Gallardo
7.529s NINCO Porsche 997
7.688s Carrera Audi R8 LMS
8.372s Morgan Aero 8 SCX
Por que achei de fundamental importância revelar esses dados comparativos? Há cerca de ano, fui comprar alguns automodelos e deparei com um verdadeiro debate entre os vendedores e os Automodelistas de Fendas, Fernando Antônio Curado, o popular Qüeijinho, e o Éder Car Leite, quando demonstraram surpresa com o comentário de um dos vendedores, André que já não trabalha lá, dando conta que um dos competidores que freguentam a pista digital do Fábio Passáglia, havia dito que, o Slot car de melhor desempenho dele era um Aston Martin e não o Corvette como é anunciado e reconhecido entre os desportistas goianos até então de forma unânime.
Exatamente, o Aston Martin DBR9 SCALEXTRIC está em 2º lugar entre os mais rápidos, quebrando o preconceito que muitos atribuem a esse réplica, seja ele da SCALEXTRIC ou SCX. Isso significa dizer que esse automodelo como motor 42 RXB de 19.000 rpm é extremamente competitivo.
Uma explicação lógica é do Éder, "em Goiás se investe muito no Corvette e em seu acerto de preparação, embora não se permita alterar tanto, exceto diâmetro de rodas e pneus e suas marcas, tendo como atrativo a plasticidade, a beleza da carroceria, além de oferecer uma confiável estabilidade. Tenho acompanhado em São Paulo competições em que os Aston Martin são maioria disputando a ponta, rumo a vitória," confirmou Éder Car Leite.
Por sua vez, o Fernando "Queijinho" tem vários Aston Martin da SCX e acha que não é uma simples questão de acerto. "A nítida preferência pelo Corvette se dá por ainda não termos a pista de Réplica da Mister Jack Autorama e Bar inaugurada, ou seja, para competir nas pistas caseiras, o desempenho de curva dos Corvettes é imbativel. A estabilidade é monstruosa, incrível e indiferente do posicionamento dos imãs. Não acredito na diferença de rendimento entre os Aston fabricados pela SCX com os da SCALEXTRIC. No Réplicamodelismo temos de levar em conta a beleza dos automodelos, ambos, os Corvettes e os Aston Martin são lindos, então para quebrar esse tabú, só correndo em pista de madeira", sentenciou Fernando Antônio Curado, o Qüeijinho.
Caberia destrincharmos quais os motores utilizados pelos Slot cars apontados entre os mais rápidos, por exemplo, a SCALEXTRIC tem um Aston Martin DBR 9 comercializado em kit, na cor branca com a configuração de motor em 03 opções: 20.000rpm, 25.000 e 30.000rpm, o que por sí só sucita dúvidas em se tratando de amostra científica.
Para o artífice Sérgio Gonzales, o Serjão, responsável pela construção da maior pista de Réplicas da América do Sul no conceito para Réplicamodelismo, o raciocínio do Qüeijinho e do Éder estão corretos. "Realmente, em São Paulo, nas pistas de madeiras, com motores de 19.000rpm, só dá Aston Martin com ligeira vantagem sobre as Ferraris, 360, 430 e 550 até quando acompanhei. A pista da Mister Jack que deve estar pronta na semana que vem, ela será um diferencial nesse sentido, pois nas pistas de plástico, caseiras, o transformador é de 12 Volt/s e 4.8 Amper/s, uma fonte linear com oscilação natural, já que os capacitores são pequenos. Na Mister Jack a fonte é chaveada transistorizada, fator que permite gerar corrente linear, constante em cada fenda. Na pista caseira o consumo alternado é de 01 Amper por fenda, aqui temos pouco mais de 02 sobressalentes e constantes. Automodelismo de Fenda é uma modalidade de esporte cativante devido a isso, já acompanhei um piloto apenas regular sem tanto arrojo, ou seja, raramente saía da pista, com um carro bem acertado, ganhar provas, enquanto os que tinham carros rápidos se perdiam na curvas de alta, desperdiçando tempo nas saídas de curva com o carro lançando a traseira. Sem sombra de dúvidas, a pista de madeira será um grande diferencial", confirmou Sérjão.
Enorê Brião Bragança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário