Automobilismo Campeonato Europeu FIA GT 3 - Mulher dá EXIBIÇÃO de pilotagem, a alemã Claudia Hürtgen

Graças ao rendimento da piloto alemã Claudia Hürtgen e de seu companheiro, o húngaro Csaba Walter, o BMW Z4 numeral 77 cruzou em primeiro lugar na 6ª etapa do Campeonato Europeu FIA GT3.


A 5ª etapa ocorreu ontem, domingo pela manhã, com 18º de temperatura e 47% de umidade relativa do ar, sempre com hora de duração e largada em movimento.

Estranhamente o pace car demorou a sair atrasando a largada que ficou com 02 voltas de alinhamento e com o fogo de palha da BMW Alpina conduzida pelo austríaco Nicolas Mayr-Melnhof que ultrapassou o primeiro do posicionamento de largada, a Lamborghini Gallardo pilotada pelo alemão Albert von Thurn und Taxi, seguidos pela Audi R8 LMS do belga Stephane Lemeret, o Corvette Z06R da dupla que lidera o Campeonato ora com a pilotagem do alemão Daniel Keilwitz, o Porsche 911 com o holandes Paul van Splunteren e o Ford GT em 6º lugar, após largar em 16º, com o finlandes Mikko Eskelinem. Pressionado pelo Porsche, Daniel busca passar o Audi depois de um toque por trás, no final da reta dos boxes, consegue seu intento com Stephanes rodando ainda permanecendo a frente de Paul van. Albert supera Nicolas e o Corvette Nº 16 do checo Joakim Lambotte comanda o 3º pelotão, quando o brasileiro Paulo Bonifácio sai com sua Audi na fatídica curva 1, primeira depois da reta dos boxes, como diria Silvio Santos, ao que tudo indica com um "chega prá lá" da Ferrari 430 do frances Damien Charveriat.

Nicolas sai da pista em curva de baixa, facilitando o trabalho de Daniel que embora distante da Lamborghini tornou-se 0 vice líder da prova, abrindo margem segura para o Porsche numeral 11 do britânico Joseph Osborne, para Lambotte em 4º, Ferrari 430 do italiano Giacomo Petrobelli em 5º, 03 Audi na 6ª, 7ª e 8ª poisções, respectivamente, irlandes Paul Breslin com o 33, Herndlhofer que é austríaco com o 3 e o 23 do ingles Matthew Bell, Paul van caiu para 9º e 10ª classificação para Paulo Bonifácio.

Lambotte com acelerador preso errou a freada da curva antecipando sua entrada no box e foi superado por Petrobelli e Paul Breslin na pista. Albert van Thurn tem mais de 10s/s de vantagem para Daniel, que por sua vez tem folga de 6s/s para Osborne. Depois da abertura dos boxes para os pit's, Albert passa mais 03 vezes antes de entrar para a troca de piloto.

Quem aparece com ação destacada pela televisão é o Ford GT já com o dinamarques Christofler Nigaard substituindo a Mikko Eskelinen. Osborne é superado por Petrobelli, Herndlhofer e Bell. Nigaard pisa fundo o acelerador e ganha a posição da Ferrari Nº. 88, com o inglês Charloes Hollings no lugar do frances Damiem Charveriat.

Restando 26' e 51s/s para o término da etapa, o alemão Giorgio Sanna assume a Lamborghini de Albert Van, que fica confiante com o resultado, depois de 1' parado no boxes e quando saí não obedece a linha limitrofe pintada no asfalto, mas sem qualquer intervenção da direção de prova. Agora com Diego Alessi em lugar de Petrobelli, a Ferrari 87 supera o Audi 3 ainda sem a troca de Bernd Herndlhofer por Kenneth Heyer, alemão.

O Porsche 60 com Markus Paltalla em vez do outro finlandes, Petri Lappalainen, supera o Audi 23 com o americano Zakary Brown revezando com o Matthew.

O tráfego com retardatários atrapalhou o líder Sanna e Christian Hohennadel em substituição a Daniel Keilwitz no Corvette 101 diminui em única volta mais de 4s/s e 330 milésimos de s. Restando 14' para concluir a etapa a diferença era menor que segundo e a disputa foi de tirar o fôlego. Na curva 1 por dentro, mas Sanna manteve-se. Em outra curva a tentativa foi por fora com Sanna resistindo bravamente mas na curva que reune a parte alta do traçado de Jarama a Lamborghini quis fechar a tomada de curva e tomou um totó na lateral esquerda, segundo o pessoal dos boxes, incidente que ficou em investigação. Sanna retornou em 5º lugar, atrás de Hohennadel, Hemdlhofer com Audi na 2ª colocação, Alessi na 3ª e, o alemão do Audi 33, Christer Jöns companheiro de Breslin.

Markus Palttala com o Porsche 60 é o 6º, Nygaard é o 7º com o Ford GT, O Audi 4 com o alemão Michael Ammermüller em vez do brasileiro Bonifácio é 8º, 9ª colocação para a Ferrari 88 de Hollings, 10ª para a BMW Z4 Nº. 77 da única piloto da categoria, Claudia Huertgen, que assumiu o posto do húngaro Csaba Walter, 11ª para o Corvette 17 que havia largado na 23ª poisção, dos franceses Arnaud Peyroles que substituiu a Gregóire Demoustier.

Restando 2' e 30s/s, havia um boqueirão entre o Corvette 101 e o Audi 3, mais de 7s/s de diferença, mas na volta final, após 36 voltas, Hohenadel mal tinha carro para cruzar a linha de chegada e foi superado como se tivesse estacionado. Recuperado do mal súbito do Corvette ele tentou encostar em Helmdlofler que se defendeu de uma tentativa e partiu para a vitória que caiu no colo segundo seu parceiro, Kenneth Heyer, depois de largarem em 15º lugar.

Para Albert von Thurn Und Taxi restou protestar quando Hohenadel concedia entrevista como vencedor, dizendo que ele havia batido na Lamborghini.

Resultado final da 5ª Etapa em Jarama na Espanha.

osCarClassDriversCarTimeLapsGapAvg
speed13GT3HEYER/HERNDLHOFERAUDI R8 LMS1:00:47.28936144.992101GT3HOHENADEL/KEILWITZCORVETTE Z06R GT31:00:49.457362.168145.65387GT3ALESSI/PETROBELLIFERRARI 430 SCUDERIA1:00:52.838365.549144.78433GT3JONS/BRESLINAUDI R8 LMS1:00:53.550366.261144.9560GT3PALTTALA/LAPPALAINENPORSCHE 911 GT3 R1:01:07.7453620.456144.38614GT3NYGAARD/ESKELINENFORD GT1:01:09.0983621.809145.18725GT3SANNA/THURN UND TAXISLAMBORGHINI GALLARDO LP560-41:01:15.1523627.863146.3884GT3AMMERMUELLER/BONIFACIOAUDI R8 LMS1:01:15.2453627.956145.19988GT3HOLLINGS/CHARVERIATFERRARI 430 SCUDERIA1:01:28.2293640.94143.181077GT3HUERTGEN/WALTERBMW Z41:01:29.7053642.416144.831117GT3PEYROLES/DEMOUSTIERCORVETTE Z06R GT31:01:30.5283643.239144.511222GT3GUASCH/PATTERSONAUDI R8 LMS1:01:38.6023651.313143.441323GT3BROWN/BELLAUDI R8 LMS1:01:48.861361:01.572144.9114100GT3RITSKES/ORANJECORVETTE Z06R GT31:02:03.210361:15.921142.911512GT3GEIPEL/HARINGPORSCHE 911 GT3 R1:02:06.599361:19.310142.34165GT3LORGERE-ROUX/HIRSCHIAUDI R8 LMS1:02:13.697361:26.408145.021711GT3VANNELET/OSBORNEPORSCHE 911 GT3 R1:00:59.767351 lap1451832GT3Patrick BRESLIN/MEHTAAUDI R8 LMS1:01:05.262342 laps142.28199GT3MATZKE/MAYR-MELNHOFBMW ALPINA B6 GT351:11.453297 laps146.282018GT3LUNARDI/SEILERCORVETTE Z06R GT348:56.975288 laps145.39211GT3MAKOWIECKI/RODRIGUESASTON MARTIN DBRS939:36.0782214 laps144.922261GT3HOLZER/SPLUNTERENPORSCHE 911 GT3 R25:55.3901521 laps144.43232GT3ACCARY/PAILLARDASTON MARTIN DBRS927:34.5881521 laps140.22416GT3PARISY/LAMBOTTECORVETTE Z06R GT319:17.1941125 laps143.982576GT3SANDSTROM/SODERLUNDBMW Z412:14.154630 laps139.92266GT3FRANCHI/LEMERETAUDI R8 LMS7:45.552432 laps144.06


A 6ª Etapa aconteceu ontem também nos mesmos moldes e com os pilotos que concluíram a Etapa anterior largando. Temperatura de 20º e 40% de umidade relativa do ar.

Uma verdadeira EXIBIÇÃO de pilotagem, a alemã Claudia Hurtgen com seu BMW Z4 largou em 3º lugar, atrás do pole, Porsche 61 de Holzer e do Corvette 16 de Parisy. Ela logo se isolou na captura do Porsche cravando melhor volta em cima de melhor volta. O Aston MArtin DBRS9 de Makowiecki e o Corvette esboçaram tímida reação.

Em uma posição colisão o Porsche 12 da dupla alemã, Philip Geipel e Juegen Haring e o Audi 3 que venceu a etapa disputada mais cedo, Bernd Hemdlopher e Kenneth Heyer.Outro abandono de Audi, o numeral 23 de Acary Brown e Paillard.

Faltando 38' para a conclusão da prova o Corvette 101, Hohenadel, já era o 7º colocado com o Porsche 60, Palttala na alça de mira. Lá na frente o Porsche 61 e o BMW Z4 forçam o ritmo para ter boa margem de vantagem para seguirem até a troca de pilotos. A Ferrari 87 com Alessi abandona.

Enquanto os preparativos nos boxes eram frenéticos, o Corvette 101 rompe firme com ritmo avassalador, nem negociava ultrapassagens, logo superou o Aston Martin 2 dos franceses Luiz Paillard e Thomas Accary, na curva 1 por fora, assim como o Ford GT com Nygaard. Na sequência Claudia chega ao 1º lugar passando ao Porsche 61 que tentava resistir bravamente.

Após a demora habitual com a troca de pilotos a cronometragem divulgou a classificação:

1º Csaba Walter - BMW Z4 - Numeral 77, 2º Paul van Spluteren - Piorsche 911 - 61, 3º Porsche 911 - 60 - Petri Lappalainem, 4º Daniel Keilwitz - Covette Z06R 101, 5º Joakim Lambotte Corvette 16, 6ª posição para o Eskelinen com Ford GT 14, 7ª Greg Franchi da Bélgica com uma Audi R8 LMS 6, 8ª Osborne com Posche 11, 9º Soderlound com BMW Z4 76, 10º Toni Seiler como Corvette 18, 11º Acary com Aston Martin e em 12º lugar na classificação temporária da prova o Breslin com Audi 33.

Daniel Keilwitz consegue ultrapassar os 02 Porsches, por sua vez o Eskelinen supera o Corvette 16 de Lambotte. Albert von Thurn Und Taxis abandono depois de chocar sua Lamborghini 25 com o Aston de Luc Paillard que ficou com um pedaço de carroceria se arrastando. Söderlund conduz o BMW Z4 76 em busca do Ford GT depois de ultrapassar o Corvette 16 que também é superado pelo Audi 33 de Breslin.

Com Porsches, 61 de Petri Lappalainen e o 11 de Osborne se alternan na disputa pela 5ª classificação, melhor para Osborne. Novamente, na úlitma volta, Stephene Lemert com o Audi 6 supera o até então 3º colocado com mais ação em curva de alta velocidade, o Corvette 101, novamente apresentando problemas mecânicos na última volta.

Já comemorando, Claudia brincava com uma criança em seu ombro.

Osborne foi 5º, ouro Porsche em 6º com Lappalhinen, Ford GT na 7ª classificação com Eskelinem, o outro BMW Z4 76 com Söderlund na 8ª, Breslin com o Audi 33 cruzou na 9ª, Lambotte com o Corvette 16 na 10ª colocação, Patterson com Audi 22 em 11º lugar e Hirschi com Audi 5 foi o 12º colocado.

Tábua de Classificação dos Pilotos:

1º Daniel Keilwitz e Christian Hohenadel com 88 pontos.
2º Philip Geipel 57, deixou de correr com a Lamborghini de Albert von Thurn Und Taxis.
3º Mike Parisy e Joakim Lambotte com 51.
4ª Claudia Hürtgen e Csaba Walter - 44
5º Albert von Thurn Und Taxis com 42 pontos e final inicio de semana para esquecer em se tratando de competitividade.
6º José Luis Cunnil e Tim Bergmeister - 40 e Dino Lunardi e Soni Seiler com 39 pontos.

O brasileiro Paulo Bonifácio e Michael Ammermüller estão agora na 25ª classificação com 01 ponto.

Restando 06 Etapas, a 7ª e a 8ª vão acontecer em Paul Ricard, França, domingo dia 04 próximo.

Confira o vídeo da corrida, disponíveis as duas etapas todas as etapas, já inclusive Jarama na Espanha, que aconteceu neste inicio de semana. Caso não tenha muito tempo, leve o vídeo para o final e acompanhe resumidamente o chamado Highlights, vale muito a pena, eis o endereço:



Enorê Brião Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário