Não bastou um carro com motor Mercedes rápido nas retas, o talento do projetista que criou o tal duto de ar para maior arrastro aerodinâmico com pressão no aerofólio no final das retas, mas, mais uma vez, um piloto arrojado foi imprescindivel para conquistar a primeira colocação no posicionamento de largada. Com esse conjunto de atributos e utilizando pneus macios o ingles Lewis Hamilton conseguiu quebrar a sequencia que a equipe RBS vinha impondo no Mundial de Fórmula 1 até aqui, com o líder da competição, o australiano Mark Webber conseguindo as últimas 03 poles e seu companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel fazendo as anteriores 04, respectivamente, 2º e 3º lugar melhores tempos.
Temperatura diferente e a medida em que os carros iam transitando pela pista melhorava gradativamente o chamado grip, desgasta a tensão artificial criada pelo pouco uso da pista que fica em um parque em Montreal no Canadá, enchendo de tiras que se soltam dos pneus, ampliando substancialmente a aderência rente a pista. Essa foi a principal característica dos treinos e tomada de tempo oficial.
Fernando Alonso, o espanhol companheiro de equipe do Brasileiro Felipe Massa arrebatou o 4º tempo de forma surpreendente, mas em entrevista disse que ainda falta muito para os carros da equipe italiana voltarem a ser competitivos, embora já apresente sensível melhora. Felipe Massa conseguiu somente a 7ª posição, entre os ferraristas estão o atual campeão do mundo o ingles Jensen Button e o o italiano Vitantonio Liuzzi da Force Índia, que sempre se dá bem com carro sem asa, permite maior velocidade nas retas. Massa não se conteve e afirmou:
- "Não dá para ficar feliz, resta investir tudo na largada para tomar posições de imediato."
Outro brasileiro, Rubens Barrichello da Williams/Cosworth se superou ao registrar o 11º tempo, uma posição a frente do alemão heptacampeão Michael Shchumacker da Mercedes e lamentou não se classificar por tão pouco para o classificatório Q3 que reúne os 10 mais rápidos. Os outros brazucas, Brunno Senna obteve o 22º tempo, um a frente de Lucas Di Grassi, penúltimo no grid.
A corrida está cercada de grande expectativa, pois os pneus de composto mole estão deteriorando muito rápido e isso pode exigir do pole, Hamilton, que troque de pneus muito cedo, o que pode obriga-lo a retornar em meio a intenso tráfico. O interessante é que assim que cruzou a linha de chegada o campeão de 2008 foi orientado por rádio pela equipe McLaren para cortar o consumo de combustível, pois não teria o suficiente para chegar até os boxes. Eitcha esforço concentrado para essa pole êin?
Posicionamento de largada:
GRID DE LARGADA DO GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ
1º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m15s105
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m15s373
3º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m15s420
4º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m15s435
5º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - 1m15s520
6º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - 1m15s648
7º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m15s688
8º - Robert Kubica (POL) Renault - 1m15s715
9º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m15s881
10º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m16s071
11º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m16s434
12º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - 1m16s438
13º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m16s492
14º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - 1m16s844
15º - Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m16s928
16º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m17s029
17º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - 1m17s384
18º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m18s019
19º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - 1m18s237
20º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - 1m18s698
21º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - 1m18s941
22º - Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - 1m19s484
23º - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - 1m19s675
24º - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth - 1m27s757
A 8ª etapa do Mundial de Fórmula 1 deve começar entre o 2º e 3º jogo transmitidos da Copa do Mundo de Futebol.
Enorê Brião Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário