Automodelismo de Fenda - Bate a ansiedade para as 3hs de Goiânia SCX Digital

Com prazo superior a uma semana de antecedência já está tudo pronto para as 3 horas de Goiânia SCX Digital, marcada para o sábado vindouro, dia 03 de julho a partir das 19hs e 30', na pista a ser montada nos Jardins Viena, região que muitos apostam ser em Goiânia e tantos outros afirmam ser de Aparecida de Goiânia, aliás essa é uma pendenga política antiguíssima que não contamina em nada a beleza do lugar, graças a DEUS.

O entusiasta Fábio Passáglia tem uma rigorosa agenda que é cumprida sistematicamente, pois além de piloto, chefe de equipe, ele também é o preparador e o promotor. Tranqüilo assegura que "Está tudo pronto. Vamos sortear os chassis, motores e até os chips eletrônicos que compõem os automodelos de fenda digital. Estamos trabalhando duro para ampliar a transparência e legitimidade da tradição dessa prova, embora essa seja sua 3ª edição", descontraiu sorridente Fábio Passáglia.

Difícil mesmo vai ser arrancar qual o traçado da pista, sabe-se no entanto que, ela terá uma extensão de 33 metros, trechos de altíssima velocidade, mesclando média e baixa. Os treinos livres começam hoje, dia 23, nova sessão dia 26 e finalizam no dia 29. Os motores são os SCX da especificação RX42 - B de 19.000 rpm/s sem preparação, a carroceria escolhida para essa prova é a de Corvette, cada equipe tem uma cor representativa característica e apenas a utilização de pneus é livre, buscando maior estabilidade em curvas e também maior desempenho no final das retas. Esse é um segredo ala Dunga, mantido a mais de 07 chaves, mas sem direito a agressões a ninguém, como deve ser em todo relacionamento social.

A expectativa é de que, aproximadamente, a cada 60 voltas as equipes terão de fazer a parada obrigatória nos boxes para os pits stops, isto é, a automação de uma pista digital inclui estratégia de reabastecimento. Funciona mais ou menos assim, a grosso modo, os carros apresentam um certo nível de energia que está ligada inversamente proporcional a seu desempenho, quanto maior quantidade o torna um automodelo de fenda lento, quanto menor essa energia melhor seu rendimento. Uma simples falha de cálculo expõe o risco de consumir a energia e caso não se faça a parada de box, o carro pode ter uma pane seca, passível de punição descontando determinado número de voltas. Isso mesmo é uma simulação de combustível. Imagina-se que uma estratégia de adotar o "tanque" pela metade pode trazer nítida vantagem, caso não encontre outros automodelos nos boxes, uma vez que, a entrada e saída é a mesma para todos os competidores.

Outra característica do Automodelismo de Fenda Digital é que os pilotos podem trocar de fenda ininterruptamente, a qualquer trecho da pista que tenha os alternadores de fenda, reta ou curva, basta acionar um dispositivo que fica à mão do piloto, no controlador de velocidade. Competem simultaneamente 06 Slot cars.

Como é uma corrida de resistência, Endurance, não haverá tomada de tempo.

Essa competição é realizada sem nenhum apoio dos órgãos oficiais de incentivo ao esporte.

No próximo artigo vamos relacionar equipes e pilotos, além de mencionar os patrocinadores.


Enorê Brião Bragança

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