As vésperas do Grande Prêmio do Canadá em Montreal, 8ª etapa do Mundial de Fórmua 1, enfim, uma ótima notícia da Ferrari envolvendo o brasileiro Felipe Massa que renovou contrato até 2012, aliás mesma duração do companheiro de equipe, o espanhol Bicampeão mundial da categoria, Fernando Alonso.
Na realidade Massa está na equipe italiana desde 2002 quando a casa de Maranello cedeu motores para a equipe Sauber e também o jovem piloto arrojado em busca de resultados e isso foi considerando por muitos como imaturidade, pois a competitividade não oferecia chances para a escuderia nórdica e tão pouco erros. Ainda assim, Felipe Massa marca seus primeiros 04 pontos, e seu já experiente companheiro de equipe, o alemão Nick Heidfeld 07, indicativo que o brazuca não decepcionou. A partir daí, duas possibilidades, assinar com a Jordan já decadente ou retornar com a presença de outro brasileiro, Rubens Barrichello. Permaneceu no Team do cavalinho empinado na condição de piloto de teste. Em 2004 demonstra ter amadurecido com seu retorno para a Sauber terminando o ano com 12 pontos e no ano seguinte, consumada a saída de Rubinho, Felipe torna-se companheiro de Michael Schumacher, terminando a temporada com uma vitória no GP do Brasil em Interlagos, o que chamou a atenção, pois desde Ayrton Senna não se repetia uma vitória nacional. FM conquista um respeitável 4º lugar na classificação entre os pilotos, sem riscos aparentes.
No final de 2007 um passo definitivo para seu amadurecimento, o casamento com Rafaela, assumido publicamente que sua vida se transformou em ascensão intermitente com a mãe do Felipinho. Já em 2008, escândalos a parte da negociata de Singapúra, do acidente, aquela da batida forjada que sobrou para outro brasileiro, Nelsinho Piquet, Felipe disputa o título na última prova, novamente com vitória em Interlagos, mas o tabu permaneceu, nenhum brasileiro conquistou o título após Ayrton Senna, ainda em 1991, o britânico Lewis Hamilton da McLaren sim.
Ano passado teve o acidente que determinou seu afastamento do restante da temporada, fator determinante para o não desenvolvimento dos carros atuais, ainda que os testes de pista estivessem reduzidíssimos.
Felipe Massa ingressou em categoria de monoposto aos 17 anos na ora extinta Fórmula Chevrolet e aos 18 sagrou-se campeão e embarcou para a Europa, conquistando a Fórmula Renault italiana e também a Européia. Por problemas financeiros que abalavam o lado emocional, não conseguiu os mesmos resultados na Fórmula 3.000.
Sua continuidade afasta os boatos da contratação do alemão Sebastian Vettel, indicação feita pelo heptacampeão de motovelocidade, Valentino Rossi, além de indicar que a escuderia da Bota não tem Massa apenas como seu parceiro nas duas categorias que luta para introduzir no Brasil, na realidade ele é oh cara e não tenho dúvida que vai comprovar isso mais uma vez com seus feitos, basta ter um carro melhor, reivindicação feita por Fernando Alonso estampada em todos os noticiosos da Europa hoje, lógico, sem tanta paciência, mas com a eloqüência de um basco brigão, as vezes deselegante e nem sempre educado.
Para quem gosta de analisar números vamos a eles, são 69 GP's, com 30 pódios, 15 poles, 12 voltas mais rápidas, cruzou a linha de chegada pontuando 51 vezes e têm 11 vitórias, totalizando 360 pontos. Atualmente, Felipe é o sexto colocado com 67 pontos, 11 de diferença para Sebastian Vettel da RBS que ocupa a 5ª colocação, Alonso é o 4º com um ponto a mais, portanto 79, 05 a menos que o 3º lugar, o inglês campeão do ano passado, Jensen Button, enquanto o outro piloto da McLaren, Hamilton, têm 88 pontos contra 93 do australiano da RBS, Mark Webber que também renovou contrato essa semana. A expectativa para a corrida de domingo é de que a Red Bull, volte a dar azas a sua equipe, ao invés de dar gasessssssssssssssss no cerébro de Vettel!!!!
O site do Felipe Massa é muito elaborado em se tratando de imagens, precisa melhorar quanto a informação, apareçam:
Deveria ter facilidade para se reproduzir pelo menos uma fotinha, com a obrigação de divulgar crédito e tudo mais.
Enorê Brião Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário