Automobilismo Fórmula 1 - Lewis Hamilton ganha Grande Prêmio de Montreal no Canadá. Etapa mais se assemelhou a corrida de resistência.

Amigos pediram que faça uma explanação sobre tensão artificial, então vamos lá. Na época de Laboratório de Química com o professor Camilo, cursando 2º Grau integral no Colégio Carlos Chagas, quando iamos fazer um experimento em um tubo de ensaio ou na pipeta graduada, observávamos que havia uma ligeira curva na superfície do líquido, isso é tensão artificial. Melhor, quando colocamos um pato em uma piscina ele flutua graças a tensão artifícial criada pela oleosidade de suas glândulas que lubrificam suas penas, caso ensaboassemos todas suas penas o pato afundaria.

No asafalto a tensão artificial é provocada por uso pouco intenso, já que a pista do traçado do GP de Montreal no Canadá se localiza em um parque, não apresentou grip suficiente para desgastar regularmente o pneus, desta forma, a corrida mais se aproximou de uma prova de resistência, com excessivos cuidados com o consumo dos pneus, ao ponto de Mark Webber, piloto australiano da RBS que liderava também o campeonato, ser ultrapassado na reta dos boxes pela McLaren/Mercedes de Lewis Hamilton, a Ferrari do espanhol Fernando Alonso e pelo outro inglês da McLaren, Jensen Button; impedido de forçar o rítmo para não agravar ainda mais as condições de seus pneus, o mesmo acontecendo com seu colega de equipe Red Bull, o alemão Sebastian Vettel.

O desgaste atingiu a todos os competidores e para o ano os organizadores buscam acertar provas para anteceder a F - 1.

Ruím para as equipes, pior para os brasileiros. Felipe Massa da Ferrari, beneficiado com a troca de câmbio de Mark Webber, da 2ª posição de largada foi para a 7ª atendendo regulamento, permitindo que Massa saisse em 6º e com excelente aproute recebeu um toque pela esquerda do italiano Vitantonio Liuzzi da Force Índia, quando forçou a amizade logo na 1ª curva do circuito, ainda tendo que mostrar habilidade e controle de sua Ferrari para evitar um acidente com o atual campeão, Jensen Button da McLaren. Com spoíler dianteiro danificado, Felipe Massa aproveitou para trocar os pneus e acelerou o suficiente para se recuperar e quando já disputava o 10º lugar com o alemão Michael Schumacher no final da reta que antecede a dos boxes, o heptacampeão mudou seu traçado por duas vezes e fechou ao brasileiro em frente a entrada dos boxes, ainda sob investigação por parte do diretor de prova e comissários. Rubens Barrichello com sua Williams/Cosworth brigou com as limitações de seu carro e chegou em 14º lugar. Se arrastando, Bruno Senna teve que recolher seu Hispania até como medida de economizar pneus e equipamento para a próxima etapa, daqui a 14 dias. Lucas Di Grassi conduziu sua Vírgin a 15ª colocação, 05 voltas atrás do primeiro colocado.

Ao que tudo indica, a McLaren acertou em cheio na contratação de Jensen Button, afinal trouxe uma baíta motivação para o outro piloto, Lewis Hamilton que com a vitória lidera a classificação. Button foi 2º, Alonso com um surpreendente 3º, 4ª e 5ª colocação para a Red Bull, respectivamente Vettel e Webber, o alemão, Nico Rosberg, da Mercedes chegou na 6ª posição, o polonês da Renault, Robert Kúbica, foi o 7º, 8ª colocação para o suiço Sabastien Buemi da Toro Rosso já a uma volta do ganhador, fechando com a Force Índia, Liuzzi e o alemão Adrian Sutil.

Nesse link entrevistas com os brasileiros:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/audios/brasileiros-falam-sobre-gp-do-canada/


Hamilton ora soma 109 pontos contra 106 de Button e 103 de Mark Webber. 4º lugar para Alonso com 90 e em 5º Vettel com 90. 6ª posição para Rosberg, diferença mínima para a 7ª de Kubica. Massa é o 8º com 67, o dobro menos um ponto do 9º que é Schumacher. Rubinho está na 12 classificação com 07 pontos.


Enorê Brião Bragança

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