Neste endereço pode-se acompanhar um comentário do campeoníssimo na F - 1, o austríaco Nikki Lauda, quanto aos aerofólios reguláveis que arrancaram suspiros da imprensa especializada que cobre o mundial da categoria, tudo em nome de ultrapassagens que há muito não acontecem. O piloto através de um comando no volante, pode abrir um vão no aerofólio traseiro que dá maior vasão aerodinâmica, permitindo atingir maior velocidade e caso acionem o tal Kers, armazenam energia eletrostática do freio que quando utilizados, uma vez por volta, acrescentam giros no motor por alguns instantes, trazendo comodidade para sobrepujar competidores não tão rápidos. Ao freiar automaticamente o vão volta a sua posição impedindo a passagem do vento, com isso, ampliando o coeficiente de arrasto aerodinâmico, então reduz a velocidade.
Parece claro que os dirigentes da Federação Internacional de Automobilismo estão fazendo freando as inovações que caracterizaram a F - 1, fazendo com que as indústria não invistam mais na F - 1, impedindo uma evolução maior em todos os quesitos de um carro, ainda visivelmente perdendo espaço para as ultrapassagens do turbinados da Fórmula Indy e sua tecnologia ultrapassada.
Enorê Brião Bragança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário