Motovelocidade - Casey Stoner toma a ponta de Jorge Lorenzo na penultima volta e vence em o Grande Prêmio dos EUA, no circuito de Laguna Seca, Monterrey - Califórnia.


Nem poderia ser diferente, a 10ª Etapa do Mundial de MotoGP prometia ser cativante e de tirar o fôlego, não é atoa que é proporcional em ser a maior prova quanto ao número de voltas, 32, a mais emocionante do calendário da temporada. A notícia triste foi a desistência da participação de Randy de Puniet, devido as sequelas do tombo durante a sessão de classificação para o posicionamento de largada, no sábado. Aparentemente ele não apresentava problemas, mas dores na caixa toráxica impediram o piloto francês de competir, ainda assim está na 17ª posição do Mundial com 15 pontos.

Diante de um sol escaldante e a opção de se colocar pneus duros a frente e de composição média atrás, a expectativa era de uma grande corrida com enfrentamento direto em as marcas Yamaha e Honda o que se consolidou durante a prova.

O espanhol atual campeão mundial, Jorge Lorenzo, manteve a frente sendo pressionado já na primeira curva após a largada por um batalhão da esquadra Honda, inicialmente pelo australiano Casey Stoner, seguido bem de perto por outro representante da Espanha na categoria Rainha da motovelocidade, Dani Pedrosa, os italianos Andrea Dovizioso, Marco Simoncelli, do campeoníssimo ora na Ducati, Valentino Rossi, outro piloto da equipe oficial da Yamaha que corria em casa, Ben Spies, assim como seu conterrâneo que já venceu nessa mesma pista que tem 11 curvas, Nicky Hayden, e o espanhol Hector Barbera, também de Ducati. Spies superou Rossi que valorizou muito o pega entre os 02, apesar da nítida inferioridade da Ducati em se tratando de ciclística.

Simoncelli, o popular Urso do Cabelo Duro, passou Dovizioso mas caiu e abandonou, após projetar sua moto além da curva e pisar a brita desequilibrando sua Honda, comprovando toda sua fama de instável. O espanhol Álvaro Baptista, 03 voltas depois, desenvolvia bom rítmo já ocupando a 8ª colocação e caiu tão logo superou a Hector Barbera, no final da reta dos boxes.

Difícil de afirmar se foi uma estratégia da equipe oficial da Honda, mas Pedrosa exigiu sobremaneira de Lorenzo, embora não conseguisse ameaçá-lo efetivamente. Stoner que já venceu em Laguna Seca em 2007, ano em que sagrou-se campeão Mundial com o 1º título da Ducati, quando substituiu Nicky Hayden; gradativamente foi se aproximando de Pedrosa e conseguiu o 2º lugar na sequência de curvas em forma de "S" e em descida, denominadas de corkscrew, saca-rolha em bom português, mas parecia que chegar até o Lorenzo era uma manobra impossível. Restando 11 voltas Stoner deu mostras de ser um candidato a campeão ao tirar a vantagem de Lorenzo que tentou resistir pois se ganhasse a corrida minimizaria a diferença para Stoner em 10 pontos na classificação geral, mas superou seu principal concorrente a conquista do mundial que vale bicampeonato para qualquer um dos 02, na entrada da reta dos boxes, curva feita em redução para a 1ª marcha, quando partiram para abrir a 25ª volta. Poupando visivelmente pneus, Ben Spies encostou em Dovizioso repetindo a manobra de Stoner para cima de Lorenzo, na penúltima volta, conquistando o 4º lugar. Valentino Rossi, o The Doctor, impediu a melhor ação de Nicky Hayden na última volta o que gerou desconforto nos boxes. VR em 6º e 7º para Hayden.

No reservado, Jorge Lorenzo desceu da Yamaha, novamente com uma pintura belíssima alusiva aos 50 anos do ingresso da fábrica japonesa no mundo da competição de velocidade, com aparente dificuldade e mancando da perna direita, consequência do tombo na tomada de tempo de sábado, ocasião que treinava largada e caiu ao percorrer a curva que antecede a reta Bob Rahal; ele desceu da moto numeral 1 amparado pelos componentes da equipe.

Resultado da 10ª Etapa, Laguna Seca, Monterrey, Califórnia, Grande Prêmio dos EUA: 

1º - Casey Stoner (AUS) Honda - 43m52s145
2º - Jorge Lorenzo (ESP) Yamaha - a  5s634
3º - Dani Pedrosa (ESP) Honda - a  9s467
4º - Ben Spies (EUA) Yamaha - a 20s562
5º - Andrea Dovizioso (ITA) Honda - a 20s885
6º - Valentino Rossi (ITA) Ducati - a 30s351
7º - Nicky Hayden (EUA) Ducati - a 31s031
8º - Colin Edwards (EUA) Yamaha - a 45s502
9º - Hector Barbera (ESP) Ducati - a 51s549
10º - Hiroshi Aoyama (JAP) Honda - a 1m08s850
11º - Karel Abraham (RTC) Ducati -  a 1m09s132
12º - Loris Capirossi (ITA) Ducati - a uma volta
13º - Toni Elias (ESP) Honda - a uma volta

ABANDONOS
Alvaro Bautista (ESP) Suzuki - a 19 voltas
Ben Bostrom (EUA) Honda - a 24 voltas
Marco Simoncelli (ITA) Honda - a 26 voltas
Cal Crutchlow (GBR) Yamaha - a 29 voltas

http://www.lancenet.com.br/motor/Stoner-amplia-frente-Lorenzo-MotoGP_0_523147795.html#ixzz1T7Xi6PzD 
 

Vale lembrar que a infra-estrutura de Laguna Seca não permite a realização das 02 outras categorias que competem no Mundial, Moto 2 em seu 2º ano de implantação e o último da categoria 125cc³. Além da MotoGP acontecem as  provas válidas pelo Campeonato norteamericano que é fortíssimo, com grid cheio sempre.

A situação do Campeonato de Pilotos permaneceu com Stoner a frente de Lorenzo ampliando a vantagem em mais 05 pontos, enquanto a franca recuperação de Dani Pedrosa que sofreu cirurgia no ombro direito já com a competição em curso,  se aproximou de Rossi com 04 pontos de contraste:

Pos. Piloto Moto Nação Pontos
Casey STONER Honda AUS 168
Jorge LORENZO Yamaha SPA 153
Andrea DOVIZIOSO Honda ITA 132
Valentino ROSSI Ducati ITA 98
Dani PEDROSA Honda SPA 94
Ben SPIES Yamaha USA 85
Nicky HAYDEN Ducati USA 85
Marco SIMONCELLI Honda ITA 60
Colin EDWARDS Yamaha USA 59
10 Hiroshi AOYAMA Honda JPN 57
11 Hector BARBERA Ducati SPA 49
12 Karel ABRAHAM Ducati CZE 41
13 Alvaro BAUTISTA Suzuki SPA 39
14 Toni ELIAS Honda SPA 35
15 Cal CRUTCHLOW Yamaha GBR 34
16 Loris CAPIROSSI Ducati ITA 22
17 Randy DE PUNIET Ducati FRA 15
18 John HOPKINS Suzuki USA 6
19 Kousuke AKIYOSHI Honda JPN 3  

A próximo etapa será em Brno, na República Checa, dia 14 de agosto, ora as equipes também da MotoGP entram no período denominado de férias de verão. Posteriormente retornarão aos EUA, para a lendária pista de Indianápolis.                   

Enorê Brião Bragança.

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