Tudo obedecendo o critério de observar os mínimos detalhes com a característica pessoal do Fábio Passáglia, chefe de equipe. Final e inicio de semana montando a pista SCX analógica de 04 fendas com 30 metros de extensão, 02 pistas lado a lado, e treino na última 3ª feira. Essa pista difere da que será adotada para a etapa de abertura do Campeonato Europeu de Endurance Slot.It Grupo C, 24hs de Verbano, na Itália, no mês de junho, não só no traçado, pois a profundidade de suas fendas é mais rasa, logo exige mais do piloto, cuidado maior ao percorrer as curvas. A pista da corrida pode ser uma Polystil ou Ninco com chances menores para a austríaca Carrera, as mais tradicionais em corridas dessa natureza no continente europeu. No país da bota as 02 primeiras são as preferidas com tendência pela escolha da espanhola Ninco. Qualquer uma dessas outras 03 opções tem um piso mais abrasivo, permitindo maior grip que favorece a estabilidade nas curvas.
Além de uma forçosa adaptação aos Replicamodelos da marca italiana Slot.It sem imã, os treinos são para um primeiro contato com os chassis Evo, apresentam assoalho mais aerodinâmico, e que serão permitidos na etapa inaugural do Europeu Grupo C de longa duração, ainda sem definir qual o modelo que será utilizado pela equipe goiana, pois a liberação do Regulamento está prevista para acontecer em 15 dias. Por enquanto os automodelos de fenda dos treinos são 02 Porsches 962C e uma Sauber Mercedes C9, essa sem o chassis da especificação Evo que ainda não chegou.
Outra novidade é a utilização de suspensão, mola ou magnética, instalada nos parafusos de fixação do berço próximo ao pinhão do motor. A decisão foi pela magnética, verdadeiros amortecedores com par de imã reguláveis, que compensam de certa forma a não adoção dos imãs de estabilidade, campo magnético com as acordoalhas imantadas; fator que implicaria em dificuldades maiores de tocada para as curvas, principalmente as de alta velocidade, mas a seleção inicial foi para escolher que tipo de suspensão, mais resistente que evita o chamado rolling afasta muito o chassis da pista permitindo até capotadas, ou macia. Tudo ainda é um processo de primeiros ajustes e pequenos testes.
No cronograma de treinos, o próximo tem o propósito voltado as possibilidades de acerto na transmissão, relação coroa e pinhão, uma vez que, o pneu deve acompanhar o do Regulamento do ano passado, composto de borracha.
As primeiras voltas foram na casa dos 12 segundos alto, ainda levando-se em consideração de que há um detalhe quanto as cores dos fios do controle que devem ser invertidos no caso de pistas caseiras, sets de pláticos, o que deixou os Slot cars sem freio, devidamente reparado com as instruções do tático da equipe GO Brazil Slot, Arcídio Gonçalvez Castro Júnior, o Cid da Trion.
Fernando Antônio Curado, o Q Jím, Sílvio Neto - Holmer Simpson que participou o tempo todo sentado devido a uma hérnia de disco e crise de nervo ciático; e o Fabím foram os primeiros pilotos nos testes e que dividiram a incumbência de buscar o refinamento dos acertos. Com pequenos reajustes e a montagem da suspensão magnética os tempos registrados já baixaram dos 11s/s. Já com uma noção melhor do funcionamento da suspensão e acertos na pilotagem, os Porsches passaram a andar nos 10s/s justos, enquanto a Sauber Mercedes 10s/s e 30 centésimos. A expectativa é alcançar o tempo entre 8s/s e 80 centésimos ou pouco mais baixo, na casa dos 60.
Sem as definições do regulamento não há como investir em equipamento e acessórios.
Boa sorte para os companheiros pioneiros que vão representar o estado e ao Brasil, embora a competição seja da Europa.
Enorê Brião Bragança.
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