Automodelismo de Fenda - Site italiano, um dos meus favoritos e sempre referência aqui, fez testes com rodas e pneus.

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Utilizando um Dallara DP da linha Sideway da Racer como réplica de teste, o site http://www.italiaslot.com/ convidou o renomado desportista do Automodelismo de Fenda, professor Cláudio Biacchi, notável desportista do Slot cars italiano com destaque internacional, para mensurar e executar os parâmetros dos testes entre 08 tipos de rodas. A princípio, eram 35 voltas com pausa para outras 50 cronometradas. Foram selecionadas 08 tipos de rodas de 06 fabricas diferentes, a maioria italiana. A pista era da espanhola Ninco.

Não só o desempenho chama atenção, mas o formato geométrico irregular das rodas nem sempre circular, comprovado em diagramas.

Sutilmente o eixo traseiro também passou por uma aferição.

A avaliação oferecia notas de 01, pior, a 05 que era o reconhecimento máximo, mas nenhuma delas conheceu os extremos.

No final, uma roda pouco convencional em se tratando de disponibilidade no mercado brasileiro recebeu a melhor qualificação diante da metodologia científica empregada, a MB Slot Magnésio, totalizando nota 10, distribuída em 03 componentes de avaliação. Cada uma do par de rodas da MB Slot mais se aproximou a forma de um circulo perfeito, fator relevante mas que não teve nota nos critérios estabelecidos para a verificação, empatou no quesito melhor Grip com nota 04 com a Sloting Plus Merkuro, no item Segurança perdeu para a NSR Air System pelo marcador de 03 a 04, também foi superada pela Slot.It Alumínio em Guiabilidade pela mesma diferença.

Empatadas em 2º lugar 04 marcas somando nota 09, a Slot.It Alumínio, a espanhola Sloting Plus Europa, PRS Storm e a NSR Air System. A menor nota foi, na minha opinião a mais bonita em se tratando de plasticidade, a Scaleauto Monza com nota 07 no total.

Para o público brasileiro outra peculiaridade interessante, a dimensão das rodas, as maiores eram da Sloting Plus, Europa e Merkuro, ambas com 15,9 milímetros de altura por 8,5mm/s de largura. A menor era da NSR, 15,8 por 8mm/s. Nós brasileiros, preferimos rodas mais altas na traseira e ligeiramente menores a frente com tamanhos maiores que os propostos para o teste, indiferente do modelo.

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Caso queira abrir a página clique aqui. Recomendo uma leitura pormenorizada, vendo as fotos com o Racer Dallara com cada uma das rodas traseiras, se inteirando melhor do teste.

Enorê Brião Bragança.

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