O que esperar do 1º Campeonato Goiano de Replicamodelismo de Fenda?
Tudo, absolutamente tudo é novidade e por sí justifica as noites de insônia do sócio proprietário da Mister JACK, Maurício Vianna, o qual carrega em seus ombros o próprio peso da obesidade que é ínfimo em comparação ao do pioneirismo de ter a primeira pista de Réplicas no estado de Goiás construída sobre o conceito de bandeija, em sua grande maioria quase toda plana, reconhecida como a 2ª mais moderna do Brasil e uma das mais avançadas do mundo pelos mais exigentes Automodelistas de Fenda que militam nessa modalidade de esporte, embora só em Goiás ele seja organizado e de rendimento, atendo as premissas do Desporto, já que é vinculado a Federação Goiana de Automobilismo - FAUGO, apesar de que, desde o falecimento do Paulo Magno Ximenes não termos mais representantes no corpo diretivo da entidade. Em outros estados e até em outros países o Slot Cars, nome em inglês que traduzido significa fenda, é um entretenimento, diversão ou hobby.
O Regulamento é claro e não omite irregularidades, por exemplo, se a categoria é SCX para motores até SCX RX 42B sem preparação, não se pode ter induzido diferente ou carroceria que não seja dessa marca, simples como está abordado em seu texto.
Se em outro trecho desse conjunto de normas diz que somente o conjunto eixo, rodas e pneus, além da transmissão, coroa e pinhão; estão liberados de cor, marca, nacionalidade, material e número de relevâncias ou dentes, subentende-se que o motor não pode ser montado ao contrário, forçando novo furo no chassis para que a coroa mude de lado. O pior é que essa categoria com motor de cabeça para baixo, não me peçam explicação, tem um rendimento muito melhor e exatamente por isso e para que não haja prejuízo para quem já fez essas alterações sou favorável que tenhamos também essa categoria bastante interessante, melhor ainda, criada pelo Mauricião.
Tudo, absolutamente tudo é novidade e por sí justifica as noites de insônia do sócio proprietário da Mister JACK, Maurício Vianna, o qual carrega em seus ombros o próprio peso da obesidade que é ínfimo em comparação ao do pioneirismo de ter a primeira pista de Réplicas no estado de Goiás construída sobre o conceito de bandeija, em sua grande maioria quase toda plana, reconhecida como a 2ª mais moderna do Brasil e uma das mais avançadas do mundo pelos mais exigentes Automodelistas de Fenda que militam nessa modalidade de esporte, embora só em Goiás ele seja organizado e de rendimento, atendo as premissas do Desporto, já que é vinculado a Federação Goiana de Automobilismo - FAUGO, apesar de que, desde o falecimento do Paulo Magno Ximenes não termos mais representantes no corpo diretivo da entidade. Em outros estados e até em outros países o Slot Cars, nome em inglês que traduzido significa fenda, é um entretenimento, diversão ou hobby.
O Regulamento é claro e não omite irregularidades, por exemplo, se a categoria é SCX para motores até SCX RX 42B sem preparação, não se pode ter induzido diferente ou carroceria que não seja dessa marca, simples como está abordado em seu texto.
Se em outro trecho desse conjunto de normas diz que somente o conjunto eixo, rodas e pneus, além da transmissão, coroa e pinhão; estão liberados de cor, marca, nacionalidade, material e número de relevâncias ou dentes, subentende-se que o motor não pode ser montado ao contrário, forçando novo furo no chassis para que a coroa mude de lado. O pior é que essa categoria com motor de cabeça para baixo, não me peçam explicação, tem um rendimento muito melhor e exatamente por isso e para que não haja prejuízo para quem já fez essas alterações sou favorável que tenhamos também essa categoria bastante interessante, melhor ainda, criada pelo Mauricião.
Além de desejar sorte aos organizadores e também aos competidores, peço publicamente para que o Maurício adie o início dos Estaduais até o final de fevereiro, oportunizando o esclarecimento do Regulamento que ainda é só um esboço e precisa urgentemente de ser oficializado dirimindo dúvidas para quem as tenha. Não é porque fui o redator do Regulamento acatando a vontade do promotor do evento acho que ficou bom e é irretratável, mas como tem desportistas em dúvida é melhor definir claramente, embora o sucinto regulamento já o faça. Só não gostaria que na primeira prova tivessemos uma série de recursos ou protestos.
Uma questão que me chama mais atenção é quanto as solicitações de paralisação. Por exemplo, quando o carro cai no chão ou fica em um lugar de difícil acesso para os repositores ou pisteiros, pede-se a interrupção da prova sem prejuízo ao tempo de duração da bateria, da mesma forma em que um automodelo de fenda caí em outra fenda, ainda sai em uma reta. Os critérios não estão bem definidos não pelo diretor de prova ou pela sistematica de uma prova, mas pelos pilotos que acabam levando vantagem em qualquer um desses critérios, indubitavelmente nem querem ferir a ética para obterem vantagem com esse procedimento. Outra coisa, os estreantes querem fazer box, reparo nos carros ou controle paralisando a corrida, o que não é correto e tem se repetido nas 06 corridas amistosas preparatorias.
Considero uma falha minha não ter alertado o Mauricião para consultarmos o Fábio Passáglia que organiza os Campeonatos de SCX Dígital, para evitarmos coincidências nos calendários, afinal a política é agregar e asseverar crescimento a modalidade em qualquer seguimento. Me parece inclusive que o Fabím vai lançar a programação do Campeonato Digital já na próxima semana. Convenhamos que a patota do Digital tem seu peso não só pela quantidade, mas principalmente pela qualidade dos pilotos e pelo conhecimento do Fabím sobre essa materia, Replicamodelismo de Fenda. Para se ter uma idéia, enquanto o analógico tem seu primeiro campeonato, o Digital organizado pelo Fabím, Kitty, Francisco Avelar - o Chiquinho e o popular Rica, Ricardo Câmara, entrará em sua 4ª edição.
A ordem é não se afobar e projetar a modalidade em médio e longo prazos, nada de imediatismo, pois as incumbências são consideráveis para qualquer organizador, por mais experiente que ele seja.
Enorê Brião Bragança.
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