A Red Bull dá asas na disputa da primeira colocação do posicionamento de largada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 e a seus pilotos na classificação deste ano, feito confirmado para o Grande Prêmio de Istambul na Turquia, nesta manhã. O australiano Mark Webber conseguir superar a equipe McLaren e seu companheiro, o alemão Sebastian Vettel, somente na qualificação restrita para os 10 mais rápidos, afinal é quando vale. Em 07 etapas a Red Bull tem o mesmo número de poles, uma mais para o regular Webber diante do inconstante Vettel, empatados com 78 pontos comandam a tabela de classificação, 03 pontos à frente de Fernando Alonso e a 08 do 4º colocado, o atual campeão, Jenson Button. Com esse resultado na tomada de tempo deste sábado, a Red Bull superou um recorde de 1988 da McLaren, número de poles seguidas em um inicio de temporada, além de empatar com a Ferrari pelo número seguido, entre 2000 e 2001. Registre-se que MW fez a 3ª consecutiva equivalendo o feito de Massa em 2007. Essa é a 7ª de toda carreira do piloto da terra dos cangurus.
Mais uma vez a decepção ficou com o número reduzido de público no Autódromo e o desempenho da Ferrari que comemora 800 Grandes Prêmios e das 05 edições desse GP o brasileiro Felipe Massa ganhou 03, ocupa o 5º lugar na classificação dessa temporada, com 61 pontos. FM defendeu seu colega Fernando Alonso junto a imprensa internacional, com o deslize de ponderar que a Ferrari tem que melhorar muito, mesmo discurso do espanhol.
Outro fator reforçou o que todos sabiam antes mesmo de começar o campeonato, a falta de confiabilidade e potência dos motores Cosworth, pesados, grandes e superaquecidos comprometem ainda mais o rendimento. A fabrica praticamente ficou paralisada, sem desenvolvimento durante muito tempo, o que deveria obrigar a pelo menos uma nova versão mais possante, o que dificilmente deve acontecer nesta temporada.
Durante os treinos livres e também na sessão oficial ficou evidente que os pneus macios não seriam a melhor opção, pois os carros perdem equilíbrio e velocidade quando utilizam o limite da zebra para percorrer as curvas, o que acontece naturalmente nesse traçado, volta a volta.
As evidencias apontavam que McLaren e Red Bull eram favoritas na tomada de tempo, o que se confirmou com a distribuição das 02 primeiras filas. Enquanto Felipe Massa conquistava a 8ª colocação com muita superação, o parceiro bicampeão mundial, o espanhol Fernando Alonso, ficou com a 12ª posição abusando do direito de desafiar o limite a cada instante, o que argumenta seu erro na curva 12. Imaginem o sofrimento para as 58 voltas amanhã, sentido anti-horário com transmissão da rede Globo, a partir das 09 hs, horário oficial de Brasília - DF.
O brasileiro Lucas di Grassi ficou bastante chateado ao final da tomada de tempo. Durante os treinos livres ele estreou bem as atualizações de seu carro e foi sempre mais rápido que o outro piloto da Virgin, o alemão Timo Glock. Ao término da sessão conseguiu apenas o 23º tempo, penúltimo, com quase 05s/s de diferença para o tempo da pole de Mark Webber, 1m31s989 contra 1m26s295. A mesma marca de motor também decepcionou a Rubens Barichello, piloto da Williams e a falta de melhor rendimento nas retas e saídas de curvas impossibilitou algo melhor que o 15º tempo. Bruno Senna foi o 22º e espera concluir a prova.
Os jornais e revistas italianos apontam que o motor Cosworth começa até 10 km/h a menos que as outras fabricas em se tratando de velocidade, o que piora com o desempenho de corrida e o superaquecimento.
Posicionamento de largada:
1ª Fila:
Pole Mark Webber (Red Bull) e 2º - Lewis Hamilton (McLaren)
2ª Fila:
3º Sebastian Vettel (Red Bull) e 4º - Jenson Button (McLaren)
3ª Fila:Equipe Mercedes
5º - Michael Schumacher e 6º Nico Rosberg
4ª Fila:
7º - Robert Kubica (Renault) e 8º - Felipe Massa (Ferrari)
5ª Fila: Novatos que continuam impressionando
9º Vitaly Petrov (Renault) e 10º Kamui Kobayashi (BMW Sauber)
6ª Fila:
11º Adrian Sutil (Force India) e 12º Fernando Alonso (Ferrari)
7ª Fila:
13º Pedro de la Rosa (BMW Sauber) e 14º Sebastien Buemi (Toro Rosso)
8ª Fila:
15º - Rubens Barrichello (Williams) e 16º - Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
9ª Fila:
17º - Nico Hulkenberg (Williams) e 18º - Vitantonio Liuzzi (Force India)
10ª Fila:
19º - Jarno Trulli (Lotus) e 20º Heikki Kovalainen (Lotus)
11ª Fila:
21º - Timo Glock (Virgin) e 22º - Bruno Senna (Hispania)
12ª Fila:
23º - Lucas di Grassi (Virgin) e 24º - Karun Chandhok (Hispania)
Nesse link é possível ouvir entrevista com os competidores brasileiros etc.
Enorê Brião Bragança
Mais uma vez a decepção ficou com o número reduzido de público no Autódromo e o desempenho da Ferrari que comemora 800 Grandes Prêmios e das 05 edições desse GP o brasileiro Felipe Massa ganhou 03, ocupa o 5º lugar na classificação dessa temporada, com 61 pontos. FM defendeu seu colega Fernando Alonso junto a imprensa internacional, com o deslize de ponderar que a Ferrari tem que melhorar muito, mesmo discurso do espanhol.
Outro fator reforçou o que todos sabiam antes mesmo de começar o campeonato, a falta de confiabilidade e potência dos motores Cosworth, pesados, grandes e superaquecidos comprometem ainda mais o rendimento. A fabrica praticamente ficou paralisada, sem desenvolvimento durante muito tempo, o que deveria obrigar a pelo menos uma nova versão mais possante, o que dificilmente deve acontecer nesta temporada.
Durante os treinos livres e também na sessão oficial ficou evidente que os pneus macios não seriam a melhor opção, pois os carros perdem equilíbrio e velocidade quando utilizam o limite da zebra para percorrer as curvas, o que acontece naturalmente nesse traçado, volta a volta.
As evidencias apontavam que McLaren e Red Bull eram favoritas na tomada de tempo, o que se confirmou com a distribuição das 02 primeiras filas. Enquanto Felipe Massa conquistava a 8ª colocação com muita superação, o parceiro bicampeão mundial, o espanhol Fernando Alonso, ficou com a 12ª posição abusando do direito de desafiar o limite a cada instante, o que argumenta seu erro na curva 12. Imaginem o sofrimento para as 58 voltas amanhã, sentido anti-horário com transmissão da rede Globo, a partir das 09 hs, horário oficial de Brasília - DF.
O brasileiro Lucas di Grassi ficou bastante chateado ao final da tomada de tempo. Durante os treinos livres ele estreou bem as atualizações de seu carro e foi sempre mais rápido que o outro piloto da Virgin, o alemão Timo Glock. Ao término da sessão conseguiu apenas o 23º tempo, penúltimo, com quase 05s/s de diferença para o tempo da pole de Mark Webber, 1m31s989 contra 1m26s295. A mesma marca de motor também decepcionou a Rubens Barichello, piloto da Williams e a falta de melhor rendimento nas retas e saídas de curvas impossibilitou algo melhor que o 15º tempo. Bruno Senna foi o 22º e espera concluir a prova.
Os jornais e revistas italianos apontam que o motor Cosworth começa até 10 km/h a menos que as outras fabricas em se tratando de velocidade, o que piora com o desempenho de corrida e o superaquecimento.
Posicionamento de largada:
1ª Fila:
Pole Mark Webber (Red Bull) e 2º - Lewis Hamilton (McLaren)
2ª Fila:
3º Sebastian Vettel (Red Bull) e 4º - Jenson Button (McLaren)
3ª Fila:Equipe Mercedes
5º - Michael Schumacher e 6º Nico Rosberg
4ª Fila:
7º - Robert Kubica (Renault) e 8º - Felipe Massa (Ferrari)
5ª Fila: Novatos que continuam impressionando
9º Vitaly Petrov (Renault) e 10º Kamui Kobayashi (BMW Sauber)
6ª Fila:
11º Adrian Sutil (Force India) e 12º Fernando Alonso (Ferrari)
7ª Fila:
13º Pedro de la Rosa (BMW Sauber) e 14º Sebastien Buemi (Toro Rosso)
8ª Fila:
15º - Rubens Barrichello (Williams) e 16º - Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
9ª Fila:
17º - Nico Hulkenberg (Williams) e 18º - Vitantonio Liuzzi (Force India)
10ª Fila:
19º - Jarno Trulli (Lotus) e 20º Heikki Kovalainen (Lotus)
11ª Fila:
21º - Timo Glock (Virgin) e 22º - Bruno Senna (Hispania)
12ª Fila:
23º - Lucas di Grassi (Virgin) e 24º - Karun Chandhok (Hispania)
Nesse link é possível ouvir entrevista com os competidores brasileiros etc.
Enorê Brião Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário