Não precisa ter profundo conhecimento sobre Replicamodelismo de Fenda para reconhecer que o desempenho ficou bem abaixo do esperado, mas a participação dos brasileiros na Etapa inaugural do Europeu de Slot.It Grupo C, em Verbano, norte da Itália, com a equipe formada basicamente por 03 goianos e um paulista, transformou-se em uma verdadeira prova de matemática ao invés do enfrentamento natural de uma corrida de longa duração, 24hs, problemas mais problemas e muitos outros problemas.
Para mim e o Sílvio Neto, o Homer Simpson do Blog Autorama Gyn, ficamos com a cobertura comprometida, pois o anunciado site que transmitiria ao vivo não se viabilizou infelizmente. Ficamos a merce de um Blog e um Fórum que nos mantiveram esperançosos apesar do atraso na divulgação das informações. Ainda bem que ele conseguiu nos colocar atualizados ainda que parcialmente.
Mas ontem a noite após a confirmação de que chegaram a andar entre os 22 primeiros colocados, a equipe GO Brasil Slot ainda curtindo tudo, refletiu sua participação no comunicado por imeiú do chefe da equipe, Fábio Passáglia - Fabím. Assegurei ao Sílvio que a galera teria recorrido muito tempo fazendo reparos, o que pode ser observando pelo contraste da totalização das voltas. Nada, absolutamente nada pode ofuscar o brilho dessa participação épica, muito menos a última colocação, 34ª colocação, melhor ainda, abrindo espaço para futuras participações.
Dissertou o Fabím que ficou encantando com o tratamento que foi dispensado a equipe e que as autoridades da província agradeceram a presença deles que atravessaram o Oceano Atântico para essa façanha, inclusive receberam placa alusiva a verdadeira celebração e não um convite, mas a convocação para estarem presentes no próximo ano, imaginem isso, em pleno desentendimento nas relações diplomáticas entre Itália e Brasil por causa do carinha que a justiça brasileira se recusou a deportar e que é acusado de ser assassino no país da bota, Cesare Battisti, só essa cativante modalidade de esporte para propiciar essa demonstração de reconhecimento e sem richas. Ficaram impressionados com a infra-estrutura do evento, como restaurante e lanchonete funcionando 24hs ininterruptamente e com o cardápio variando conforme o período da competição, preços módicos sem exploração e adicionar o que não foi consumido na conta, muita variedade para todos os gostos, ainda com a possibilidade de encomendar para entrega da própria prestadora de serviços. Um ginásio de esportes sediou o evento, com colchões distribuídos para o cochilo dos participantes e banheiros com higienização impecável, com direito a ducha. As escuderias que representam rede de lojas, principalmente da Espanha e Itália, contam com profissionais qualificadíssimos, chefes de equipes que coordenam os movimentos de todos da equipe, tem até componentes que são estritamente repositores, gândulas, os pisteiros como são identificados em Portugal; pilotos que vivem exclusivamente do sustento advindo do Autorama, comunicação via rádio entre os pilotos e pessoal de apoio, fisioterapeutas, motohome - casas sobre rodas para descanso isolado, algo que os brasileiros tinham noção mas ficaram maravilhados com a logística que envolveu toda a prova, principalmente no quesito pontualidade. Que fique claro que nada disso intimidou nossa trupe.
Alertou que todo o equipamento, ferramentas e peças sobressalentes ficam acondicionados em uma caixa e sempre que solicitado os comissários levam o automodelo até a mesa onde é feito o box do Team, ficam alertas ao cederem a caixa para reparos, sempre com a fiscalização de 02 outras equipes convidadas a conferirem os reparos. Em hipótese alguma os componentes das equipes tem contato com os Slot cars a não ser durante o conserto, sempre os comissários. Os motores são todos lacrados e sorteados, são colocados em uma caixa que não permite contato visual e os representantes das equipes enfiam a mão na cumbuca e retiram seus motores, montando todo o automodelo e ainda com direito a testes na pista. A fabrica italiana Slot.IT disponibilizou pneus transparentes para as 24hs de Verbano e ninguém sabia qual seria o desempenho dessas inovações. Unamidade, todos gostaram da desenvoltura dos novos pneus.
O Fernando Antônio Curado - Q Jím, como havia se saído melhor na experiência de correr sem imã e em pista de plástico, sendo o mais desenvolto da GO Brasil Slot e por subsequente cravando as melhores voltas, em sua bateria nos treinos livres ficou com o 11º tempo, foi o escolhido para fazer a tomada de tempo oficial, o Porsche alinhado e dispara de ré. Após o sorteio dos motores, mais uma vez diante dos comissários, a réplica foi montada e com autorização para testá-lo, só que não foi feito por desconhecerem o Regulamento, pois é uma tentativa de evitar problemas na montagem do motor e também defeitos na iluminação. O sistema de iluminação se recusava a funcionar e um desgaste incomum do pinhão comprometeram ainda mais o desempenho dos nossos representantes, que ainda contaram com a participação do Cristhiano Vaz - Kitty e o único "estrangeiro" da equipe, o paulista Arcído Gonçalves Castro Júnior, o Cid da Trion. Fabím foi o primeiro piloto na prova e perdeu quase 30 voltas com os reparos para consertar as falhas do carro. Na parte noturna a iluminação do automodelo não funcionou simplesmente, desperdiçando uma bateria e meia, substituindo todo o sistema de simulação de faróis e faroletes 03 vezes sem resultado.
A experiência de andar sem imãs e com suspensão magnética, mas que não comprometem em nada o equilíbrio do carro para percorrer curvas em alta velocidade, correr em pistas de plástico não intimidou o ímpeto de nossos automodelistas, mas um outro fator foi preponderante, os controles utilizados pelos Europeus merecem destaque especial, são de última geração e são decisivos para o rendimento de todos os pilotos e uma complexa competitividade da qual os brasileiros ficaram a margem, superando essas diferenças com elã, mas esbarrando nos problemas de desgaste de peças e a pane elétrica generalizada.
Algo que possa ser difícil para o empresário brasileiro mensurar e até entender, muitas industrias italianas como a Ostorero, faz artesanalmente suas réplicas em resina, patrocinou uma equipe, 15º lugar. Os vencedores são patrocinados por outra marca italiana, MB Slot. A Racer, dos Riley MK XX e os Dallara DP da linha Side Way em carrocerias de plástico manufaturadas na China, renomada internacionalmente por suas carrocerias em resina e mecânica Slot.It, também patrocina uma equipe que cruzou a linha de chegada na 5ª posição. Outra indústria de Réplicas de Fenda, Scaleauto, banca o grupo que ficou com a 7ª colocação.
Apesar dos insistentes apelos dos organizadores, sem apoio oficial das entidades de incremento ao esporte, em qualquer esfera, dificilmente a GO Brasil Slot vai disputar as outras 02 etapas deste ano que complementam o Europeu de Slot.It Grupo C, A 2ª etapa acontecerá em Igualada, na Espanha, de 21 a 23 de outubro, encerrando a competição com mais uma prova de Endurance de 24hs, na capital da Bélgica, Bruxelas, de 18 a 20 de novembro.
Enorê Brião Bragança.
Para mim e o Sílvio Neto, o Homer Simpson do Blog Autorama Gyn, ficamos com a cobertura comprometida, pois o anunciado site que transmitiria ao vivo não se viabilizou infelizmente. Ficamos a merce de um Blog e um Fórum que nos mantiveram esperançosos apesar do atraso na divulgação das informações. Ainda bem que ele conseguiu nos colocar atualizados ainda que parcialmente.
Mas ontem a noite após a confirmação de que chegaram a andar entre os 22 primeiros colocados, a equipe GO Brasil Slot ainda curtindo tudo, refletiu sua participação no comunicado por imeiú do chefe da equipe, Fábio Passáglia - Fabím. Assegurei ao Sílvio que a galera teria recorrido muito tempo fazendo reparos, o que pode ser observando pelo contraste da totalização das voltas. Nada, absolutamente nada pode ofuscar o brilho dessa participação épica, muito menos a última colocação, 34ª colocação, melhor ainda, abrindo espaço para futuras participações.
Dissertou o Fabím que ficou encantando com o tratamento que foi dispensado a equipe e que as autoridades da província agradeceram a presença deles que atravessaram o Oceano Atântico para essa façanha, inclusive receberam placa alusiva a verdadeira celebração e não um convite, mas a convocação para estarem presentes no próximo ano, imaginem isso, em pleno desentendimento nas relações diplomáticas entre Itália e Brasil por causa do carinha que a justiça brasileira se recusou a deportar e que é acusado de ser assassino no país da bota, Cesare Battisti, só essa cativante modalidade de esporte para propiciar essa demonstração de reconhecimento e sem richas. Ficaram impressionados com a infra-estrutura do evento, como restaurante e lanchonete funcionando 24hs ininterruptamente e com o cardápio variando conforme o período da competição, preços módicos sem exploração e adicionar o que não foi consumido na conta, muita variedade para todos os gostos, ainda com a possibilidade de encomendar para entrega da própria prestadora de serviços. Um ginásio de esportes sediou o evento, com colchões distribuídos para o cochilo dos participantes e banheiros com higienização impecável, com direito a ducha. As escuderias que representam rede de lojas, principalmente da Espanha e Itália, contam com profissionais qualificadíssimos, chefes de equipes que coordenam os movimentos de todos da equipe, tem até componentes que são estritamente repositores, gândulas, os pisteiros como são identificados em Portugal; pilotos que vivem exclusivamente do sustento advindo do Autorama, comunicação via rádio entre os pilotos e pessoal de apoio, fisioterapeutas, motohome - casas sobre rodas para descanso isolado, algo que os brasileiros tinham noção mas ficaram maravilhados com a logística que envolveu toda a prova, principalmente no quesito pontualidade. Que fique claro que nada disso intimidou nossa trupe.
Alertou que todo o equipamento, ferramentas e peças sobressalentes ficam acondicionados em uma caixa e sempre que solicitado os comissários levam o automodelo até a mesa onde é feito o box do Team, ficam alertas ao cederem a caixa para reparos, sempre com a fiscalização de 02 outras equipes convidadas a conferirem os reparos. Em hipótese alguma os componentes das equipes tem contato com os Slot cars a não ser durante o conserto, sempre os comissários. Os motores são todos lacrados e sorteados, são colocados em uma caixa que não permite contato visual e os representantes das equipes enfiam a mão na cumbuca e retiram seus motores, montando todo o automodelo e ainda com direito a testes na pista. A fabrica italiana Slot.IT disponibilizou pneus transparentes para as 24hs de Verbano e ninguém sabia qual seria o desempenho dessas inovações. Unamidade, todos gostaram da desenvoltura dos novos pneus.
O Fernando Antônio Curado - Q Jím, como havia se saído melhor na experiência de correr sem imã e em pista de plástico, sendo o mais desenvolto da GO Brasil Slot e por subsequente cravando as melhores voltas, em sua bateria nos treinos livres ficou com o 11º tempo, foi o escolhido para fazer a tomada de tempo oficial, o Porsche alinhado e dispara de ré. Após o sorteio dos motores, mais uma vez diante dos comissários, a réplica foi montada e com autorização para testá-lo, só que não foi feito por desconhecerem o Regulamento, pois é uma tentativa de evitar problemas na montagem do motor e também defeitos na iluminação. O sistema de iluminação se recusava a funcionar e um desgaste incomum do pinhão comprometeram ainda mais o desempenho dos nossos representantes, que ainda contaram com a participação do Cristhiano Vaz - Kitty e o único "estrangeiro" da equipe, o paulista Arcído Gonçalves Castro Júnior, o Cid da Trion. Fabím foi o primeiro piloto na prova e perdeu quase 30 voltas com os reparos para consertar as falhas do carro. Na parte noturna a iluminação do automodelo não funcionou simplesmente, desperdiçando uma bateria e meia, substituindo todo o sistema de simulação de faróis e faroletes 03 vezes sem resultado.
A experiência de andar sem imãs e com suspensão magnética, mas que não comprometem em nada o equilíbrio do carro para percorrer curvas em alta velocidade, correr em pistas de plástico não intimidou o ímpeto de nossos automodelistas, mas um outro fator foi preponderante, os controles utilizados pelos Europeus merecem destaque especial, são de última geração e são decisivos para o rendimento de todos os pilotos e uma complexa competitividade da qual os brasileiros ficaram a margem, superando essas diferenças com elã, mas esbarrando nos problemas de desgaste de peças e a pane elétrica generalizada.
Algo que possa ser difícil para o empresário brasileiro mensurar e até entender, muitas industrias italianas como a Ostorero, faz artesanalmente suas réplicas em resina, patrocinou uma equipe, 15º lugar. Os vencedores são patrocinados por outra marca italiana, MB Slot. A Racer, dos Riley MK XX e os Dallara DP da linha Side Way em carrocerias de plástico manufaturadas na China, renomada internacionalmente por suas carrocerias em resina e mecânica Slot.It, também patrocina uma equipe que cruzou a linha de chegada na 5ª posição. Outra indústria de Réplicas de Fenda, Scaleauto, banca o grupo que ficou com a 7ª colocação.
Apesar dos insistentes apelos dos organizadores, sem apoio oficial das entidades de incremento ao esporte, em qualquer esfera, dificilmente a GO Brasil Slot vai disputar as outras 02 etapas deste ano que complementam o Europeu de Slot.It Grupo C, A 2ª etapa acontecerá em Igualada, na Espanha, de 21 a 23 de outubro, encerrando a competição com mais uma prova de Endurance de 24hs, na capital da Bélgica, Bruxelas, de 18 a 20 de novembro.
Enorê Brião Bragança.
Caro Enorê,
ResponderExcluirAcredito que a experiência adquirida será muito importante. Há que se levar em conta todas as dificuldades enfrentadas mas principalmente por ser a primeira grande iniciativa neste sentido. Estive acompanhando antes da corrida e o site oficial do evento simplesmente não entrou no ar! E informações antes da corrida são de suma importância para um bom resultado, assim como a preparação que poderia ser feita em condições semelhantes às encontradas na corrida. enfim, foi uma bela experiência e aguardamos o retorno da equipe para saber maiores detalhes. Em tempo, parabéns pelo blog, consulta obrigatória para quem gosta do slot car , automobilismo e outros esportes.
Guido Sarin Junior
Piracicaba - SP
Enore,
ResponderExcluirGostei dos comentários, agradeço pela oportunidade dada por voce para que nos comentamos como foi as 24 horas de Verbano. E realmente passamos por dificuldades técnicas. O preparo das equipes de Slot da Europa e impressionante. Os controles sao altamente desenvolvidos. Eles ajudam nos freios, sensibilidades de aceleração, anti derrapagem e aceleração nas curvas. O sistema de luzes deles realmente funciona, já o nosso fui um grande problema. O desgaste físico e enorme, as equipes com cinco ou seis participantes sentem menos. E fundamental um preparador de carros, que também sirva como chefe de equipe que comenta os tempos que estamos virando, os erros e acertos durante a prova e prováveis acertos nos carros. Mas fui uma experiência única de grande proveito.
Mando as fotos depois. Abraço. Cristiano Vaz ( Kit )