Realizado há praticamente uma semana no Reino Unido, o Slot car Festival, sediado no Heritage Motor Center, em Warwickshire, local que abriga uma das maiores coleções de carros históricos ingleses em exibição do mundo, e que contou com uma programação inusitada, a Batalha dos fabricantes de Replicamodelismo de Fenda em uma prova de longa duração, Endurance de 04 horas, disputada em uma pista de 08 fendas da Ninco e que estiveram assim representados oficialmente:
A Scalextric optou pelo recém lançado Audi R8 GT2, a Ninco colocou uma edição do Mosler MT900R para defender suas cores, a SCX investiu em um protótipo antigo, o LMP Audi R8; enquanto a italiana NSR também apostou suas fichas com o Mosler MT900R, já sua conterrânea, a Slot.It surpreendeu com o Jaguar XJR12, a Scaleauto não teve dúvidas quanto a escalar o Toyota GT One, enquanto a espanhola Slotin Plus levou seu único Automodelo de Fenda produzido até aqui com as respectivas peças de alta desenvoltura, o Reynard 2KQ, e a Avant Slot tentou inscrever o novo Joest Porsche, mas não foi aceito, porque eles ainda não estão disponíves comercialmente na Inglaterra, por isso na última hora recorreram ao Porsche Spider.
A extraordinária iniciativa foi de uma distribuidora chamada de Pendle Slot Racing. Os motores eram restritos a marca espanhola JP Slot, com rendimento de 20.000 rpm, comprovando que minha aspirações de envolver várias marcas em uma única competição pode se tornar realidade, desde que se unifique os motores, como por exemplo, de 25.000 rpm, o que permitiria a utilização de motores da SCX, Slot.It, tanto os caixa longas quanto os curtas da NSR, ainda os Scaleauto etc.
A Scalextric optou pelo recém lançado Audi R8 GT2, a Ninco colocou uma edição do Mosler MT900R para defender suas cores, a SCX investiu em um protótipo antigo, o LMP Audi R8; enquanto a italiana NSR também apostou suas fichas com o Mosler MT900R, já sua conterrânea, a Slot.It surpreendeu com o Jaguar XJR12, a Scaleauto não teve dúvidas quanto a escalar o Toyota GT One, enquanto a espanhola Slotin Plus levou seu único Automodelo de Fenda produzido até aqui com as respectivas peças de alta desenvoltura, o Reynard 2KQ, e a Avant Slot tentou inscrever o novo Joest Porsche, mas não foi aceito, porque eles ainda não estão disponíves comercialmente na Inglaterra, por isso na última hora recorreram ao Porsche Spider.
A extraordinária iniciativa foi de uma distribuidora chamada de Pendle Slot Racing. Os motores eram restritos a marca espanhola JP Slot, com rendimento de 20.000 rpm, comprovando que minha aspirações de envolver várias marcas em uma única competição pode se tornar realidade, desde que se unifique os motores, como por exemplo, de 25.000 rpm, o que permitiria a utilização de motores da SCX, Slot.It, tanto os caixa longas quanto os curtas da NSR, ainda os Scaleauto etc.
O resultado é interressante, campeã a equipe NSR com 891 voltas, 27 de vantagem para a Slot.It que cruzou como vice campeã, Sloting Plus ficou com a 3ª colocação, 81 voltas atrás da 1ª colocada e 54 em desvantagem para a 2ª. Em 4º lugar veio a Ninco com desempenho próximo do 3º, 810 contra 797 voltas. SCX conquistou a 6ª posição, Avant Slot 7ª e a Scalextric foi a 8ª colocada, conforme divulgação do link.
O amigo paulistano, José Roberto G. Rizzardi, tem um grupo de praticantes dessa modalidade de esportes que promovem um Campeonato FIA GT1, com as réplicas de todas as marcas com motor de 25.000rpm, que são sorteados entre os participantes inscritos. Nas provas de Endurance que são aceitos somente os protótipos, cada equipe é obrigada a utilizar 02 carros diferentes. Quem não conseguiu pelo menos até o 5º lugar em corridas de velocidade, não pode mais correr com o conjunto que não obteve performance satisfatória, da mesma forma de quem ganhou uma corrida ficar impossibilitado de repetir o carro.
Um outro Consultor Técnico do Blog, o Arcídio Rodrigues Castro Júnior, o Cid da Trion, acha que poderia haver competividade graças ao quesito sorteio dos automodelos, ele que não se cansa em afirmar que para ser uma corrida com desempenho mais próximo, por exemplo, deveria se permitir colocar imãs melhores nos FLY e uma série de providências destinadas a elaborar uma prova de rendimento igualitário, sem contudo, garantir essa homogeneidade de rendimento. O Arcídio há muito argumentou:
- "Fica praticamente impossível tentar comparar as marcas, pois envolve a questão da massa dos carros, aquela da equação para se achar o peso, desempenho em retas e curvas, atração magnética de cada tipo de imãs, acabamento etc. A aerodinâmica de um mesmo carro em marcas diferentes, exemplo dos Corvettes, Scalextric, SCX, FLY, Carrera e NSR. Confesso que não sei se valeria a pena projetando o resultado. Muito trabalhoso e o retorno inexato. Ainda tenho dúvidas quanto a aceitação por parte dos pilotos e principalmente das marcas para repercutir se compensaria tamanho esforço. Faço questão de lembrar que o Autorama de Réplicas ainda é um esporte um entretenimento muito recente no Brasil, pode ser que no futuro"...
Seria legal termos uma prova entre carros do DTM, entre as marcas SCX, Scalextric, Ninco e Carrera. Outra alternativa, envolver os chamados Protótipos Daytona, Riley MK XI e Doran da FLY e os Riley MK XX e os Dallara DP da Racer. Como equiparar? êis a questão, mas se padronizássemos transmissão - relação coroa e pinhão, rodas e pneus, além dos motores? Essa é uma dúvida que só vou desfazer quando promover uma competição nesses moldes, incorporando todas as marcas.
Enorê Brião Bragança.
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